Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Políticas Públicas
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
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Objetivos Gerais / Objectives
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Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final desta unidade curricular os formandos devem ser capazes de: - Compreender os desafios da gestão pública de pessoas na Administração Pública portuguesa, incluindo nas fases de recrutamento, a seleção, a formação, a avaliação de desempenho e a remuneração dos trabalhadores e dirigentes; - Identificar as melhores práticas de gestão e liderança de pessoas na Administração Pública portuguesa, incluindo técnicas de recrutamento, seleção e de liderança e motivação de equipes. - Analisar os desafios da gestão públicae oportunidades da gestão de pessoas na Administração Pública portuguesa, incluindo questões de diversidade e inclusão, gestão de conflitos e gestão do desempenho; - Discutir a importância da gestão de pessoas para o sucesso da Administração Pública portuguesa -Debater o Teletrabalho enquanto instrumento de organização dos tempos de trabalho - Promover a adoção de estratégias de conciliação dos tempos de trabalho e não trabalho
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Gestão de Pessoas na AP: conceitos e quadro legal A importância da gestão de pessoas para o sucesso da AP Desafios da gestão pública no quadro da gestão de pessoas Liderança e Gestão de Pessoas na Administração Pública: Teorias clássicas e modernas e sua aplicabilidade Papel da liderança na promoção da inovação na AP Motivação na AP: Conceitos, teorias e práticas motivacionais Clima organizacional e sua relação com a motivação Recrutamento e Seleção de Pessoas na AP Portuguesa: métodos e técnicas seleção e avaliação de candidatos Política remuneratória e incentivos Formação e Desenvolvimento de Pessoas: a gestão por competências e articulação com os sistemas de desempenho Gestão e avaliação de desempenho Avaliação de equipas VS avaliação individual
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Nesta UC os objetivos de aprendizagem estão relacionados com o desenvolvimento de competências de liderança, com a compreensão dos conceitos de motivação e envolvimento, de gestão de equipas e de promoção de uma cultura de mérito na Administração Pública. As metodologias de ensino para atingir estes resultados são variadas e combinam aulas expositivas com exercícios aplicados e caso e/ou simulações que visem capacitar os dirigentes para uma efetiva atuação em contexto real.
Avaliação / Assessment
A avaliação é contínua e inclui um trabalho individual e um trabalho de grupo, valorizados em 50% cada: Trabalho de Grupo - Caso pedagógico resolvido e apresentado em grupo. Trabalho Individual - Participação em fórum de discussão on-line (15%) e apresentação de argumentos a favor e contra para a resolução de problemas concretos (15%). Realização dos exercícios solicitados sobre as leituras e exploração dos materiais e conceitos teóricos (20%) São previstas duas épocas de avaliação para a entrega de trabalhos individuais. A não realização do trabalho de grupo ou individual implica que o aluno seja sujeito à época especial, sendo avaliado por um trabalho individual (entre 15 a 20 páginas) a submeter on-line.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O curso combina uma parte de ensino sincrono e outra assincrona. Promover-se-á a discussão, apresentação teórica de conteúdos e interação entre docente e estudantes serão os pilares desta UC. Serão disponibilizados materiais de aprofundamento de conhecimentos em plataforma, que serão alvo de feedback para otimizar a prática. Ao longo da unidade os alunos irão aumentando as suas competências espelhando a taxonomia de Bloom, com especial ênfase na criação de soluções para problemas concretos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O estudante tem uma intervenção ativa na sua aprendizagem, sendo induzido a aplicar o conhecimento adquirido na interpretação de dados e casos que lhes são fornecidos sobre a sua realidade. As metodologias de ensino / aprendizagem para formandos com vasta experiência profissional, e no âmbito de um curso que se pretende ter impacto na mudança e modernização do serviço prestado pela Administração Pública, deve conseguir um equilíbrio entre a conceptualização teórica e a sua possibilidade de implementação. Deste modo procuramos avançar com uma metodologia dinâmica, com momentos de partilha e pesquisa orientada. O processo de avaliação continuado e repartido por diferentes ferramentas, tendo um objetivo de avaliação formativa como instrumento de construção de conhecimento. Os instrumentos de avaliação pretendem que os alunos consigam fazer a transposição das aprendizagens para a sua prática
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16