Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Políticas Públicas
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
--
Objetivos Gerais / Objectives
--
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final desta unidade curricular os formandos devem ser capazes de: - Conhecer o ciclo das políticas públicas - Desenvolver conhecimentos teóricos e práticos sobre a gestão de políticas, projetos e recursos públicos; - Colaborar na análise, monitorização e avaliação de políticas públicas - Planear, implementar e gerir projetos - Refletir sobre a eficácia das políticas e projetos públicos e respetivos impactos na sociedade. - Conhecer o ciclo da receita e despesa pública - Compreender e elaborar orçamentos com recurso aos classificadores orçamentais de receita e despesa; - Contribuir para a avaliação de políticas ou programas públicos
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Introdução à gestão de políticas públicas Conceitos e teorias de políticas públicas; O ciclo e processo de Políticas Públicas Desenho, implementação, monitorização e avaliação de políticas públicas Do problema ao desenho da solução; Monitorização e avaliação de políticas Gestão de projetos Ciclo de vida de um projeto público; Metodologias de planeamento de projetos públicos; Identificação e análise de problemas; Definição de objetivos, metas e indicadores; Elaboração de planos de ação. Acompanhamento e avaliação de projetos; Gestão de recursos e logistica Contabilidade e finanças públicas Orçamento público Classificadores económicos da receita e despesa pública Compras e Contratos Públicos Gestão logistica e de stocks
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos propostos cobrem as principais áreas do ciclo de políticas públicas e de gestão de projetos, assim como a gestão dos recursos necessários, quer às políticas, quer aos projetos. São apresentadas, teorias, modelos e instrumentos de gestão quer de políticas, quer de projetos, alinhados com os intrumentos e quadro legal em vigor para a A.P., designadamente no que respeita à gestão de recursos financeiras e à operacionalização de programas e projetos por via de instrumentos e procedimentos de contratação pública, cujo alinhamento pretende garantir a coerente articulação entre o desenho e os resultados das políticas e projetos públicos. Os conteúdos e objetivos são alinhados e apresentados recorrendo a estudos de casos e a execícios de simulação, que procuram integrar todo o ciclo de política e gestão de projeto, garantindo uma coerente articulação com as técnicas de orçamentação e de contratação pública. O alinhamento é garantido pela simulação prática e exercícios.
Avaliação / Assessment
A avaliação é contínua e inclui um trabalho individual e um trabalho de grupo, valorizados em 50% cada: Trabalho de Grupo - Caso pedagógico resolvido e apresentado em grupo. Trabalho Individual - Participação em fórum de discussão on-line (15%) e apresentação de argumentos a favor e contra para a resolução.de problemas concretos (15%). Realização dos exercícios solicitados sobre as leituras e exploração dos materiais e conceitos teóricos (20%). São previstas duas épocas de avaliação para a entrega de trabalhos individuais. A não realização do trabalho de grupo ou individual implica que o aluno seja sujeito à época especial, sendo avaliado por um trabalho individual (entre 15 a 20 páginas) a submeter on-line.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O curso combina uma parte de ensino sincrono e outra assincrona. Promover-se-á a discussão, apresentação teórica de conteúdos e interação entre docente e estudantes serão os pilares desta UC. Serão disponibilizados materiais de aprofundamento de conhecimentos em plataforma, que serão alvo de feedback para otimizar a prática. Ao longo da unidade os alunos irão aumentando as suas competências espelhando a taxonomia de Bloom, com especial ênfase na criação de soluções para problemas concretos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O estudante tem uma intervenção ativa na sua aprendizagem, sendo induzido a aplicar o conhecimento adquirido na interpretação de dados e casos que lhes são fornecidos sobre a sua realidade. As metodologias de ensino / aprendizagem para formandos com vasta experiência profissional, e no âmbito de um curso que se pretende ter impacto na mudança e modernização do serviço prestado pela Administração Pública, deve conseguir um equilíbrio entre a conceptualização teórica e a sua possibilidade de implementação. Deste modo procuramos avançar com uma metodologia dinâmica, com momentos de partilha e pesquisa orientada. O processo de avaliação continuado e repartido por diferentes ferramentas, tendo um objetivo de avaliação formativa como instrumento de construção de conhecimento. Os instrumentos de avaliação pretendem que os alunos consigam fazer a transposição das aprendizagens para a sua prática.
Observações / Observations
--
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- - - - -
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16