Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia Política
Departamento / Department
Departamento de Economia Política
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não tem
Objetivos Gerais / Objectives
O Estágio tem como objetivos: 1. Proporcionar uma experiência de atuação profissional e de aplicação prática de conhecimentos e competências adquiridas ao longo do mestrado; 2. Estabelecer uma relação positiva entre formação, investigação e profissão.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Os objetivos de aprendizagem do Estágio são adaptados a cada estágio e à organização onde o mesmo é desenvolvido. De forma geral, os objetivos são: OA1. Adquirir competências técnicas associadas a métodos e técnicas para a ação no âmbito de organizações de natureza diversa (empresas, organismos públicos, organizações sem fins lucrativos) relacionadas com os objetivos gerais e de aprendizagem do mestrado; OA2. Desenvolver, no âmbito de organizações, competências de investigação e investigação-ação relacionadas com o mestrado; OA3. Construir indicadores de registo e avaliação da prática profissional; OA4. Elaborar um relatório de estágio que revele reflexão analítica do trabalho realizado em contexto profissional.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Temática e problema de estágio 2. Plano de estágio 3. Quadro teórico e metodológico 4. Avaliação 5. Relatório
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os objetivos de aprendizagem estão contemplados no programa como segue: OA1: todos os pontos do Programa OA2: pontos 1 a 3 do Programa OA3: pontos 3 e 4 do Programa OA4: ponto 4 do Programa OA5: todos os pontos do Programa
Avaliação / Assessment
A avalização final é da responsabilidade do orientador interno de estágio, tendo em conta a avaliação do orientador externo, o relatório e a sua apresentação/discussão. O relatório de estágio que o aluno deve entregar diretamente ao orientador interno, tem um limite máximo de 15 páginas (5000 palavras) em formato A4 (excluindo anexos e referências). O relatório deve integrar os seguintes aspetos: a) Introdução; b) Objetivos do estágio c) Plano de trabalho do estagiário e enquadramento na organização d) Resultados do estágio (Atividades realizadas, Produtos do trabalho, Grau de cumprimento do plano de trabalho) e) Reflexão sobre a aprendizagem realizada com relevância para a problemática do mestrado, fazendo um balanço crítico e teoricamente fundamentado do estágio f) Lições aprendidas (fatores de sucesso, obstáculos encontrados) g) Conclusões e recomendações h) Referências O relatório final para avaliação deverá ser entregue ao orientador interno no calendário de avaliação definido anualmente. A apresentação/discussão do relatório é realizada perante o orientador interno e o coordenador da UC Estágio de 2º Ciclo (Economia Política). Nesta unidade curricular não há possibilidade de fazer exame final nem possibilidade de melhoria de nota.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As metodologias de ensino-aprendizagem assentam na articulação entre formação científica e formação aplicada em contexto profissional de trabalho. O relatório de estágio contempla os aspetos fundamentais a considerar na relação entre o estagiário e a instituição. Cada estudante terá um orientador do Iscte e outro da organização. No final do estágio, a entidade de acolhimento deverá responder a um pequeno questionário em que avalia as práticas profissionais e a aprendizagem do estagiário.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Dada a natureza desta Unidade Curricular, o desenvolvimento de competências profissionais e de investigação em organizações de âmbito diverso realiza-se através da articulação entre formação científica e formação aplicada em contexto profissional de trabalho. É fundamental assegurar uma boa articulação entre os orientadores externo e interno, de modo a que o estágio proporcione o desenvolvimento de competências profissionais e a aplicação dos conhecimentos teóricos e metodológicos adquiridos durante o mestrado.
Observações / Observations
1. O estágio é formalizado através de um protocolo estabelecido entre o Iscte e a organização de acolhimento; 2. É da responsabilidade dos alunos inscritos identificar as opções de estágio. 3. A UC pode criar sinergias com a linha de mobilidade KA1 do programa Erasmus+ para a realização de estágios.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Cameron, C., Freudenberg, B., & Brimble, M. (2013). Making economics real—The economics internship. International Review of Economics Education, 13, 10-25. Maertz Jr, C. P., Stoeberl, P. A., & Marks, J. (2014). Building successful internships: lessons from the research for interns, schools, and employers. Career Development International, 19(1), 123-142. Mruk, C., & Moor, J. (2020). Succeeding at Your Internship: A Handbook Written for and with Students. Bowling Green State University. Reeher, G. & Mariani, M. (2002), The Insider's Guide To Political Internships: What To Do Once You're In The Door, Nova Iorque: Basic Books. Stewart, A., Owens, R., O'Higgins, N., & Hewitt, A. (Eds.). (2021). Internships, employability and the search for decent work experience. Edward Elgar Publishing.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Data da última atualização / Last Update Date
2025-02-08