Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04575
Acrónimo :
04575
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


História

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


A UC organiza-se em torno de 4 módulos. O 1º tem como objetivos (O1) retratar, à luz das teses contemporâneas, o continente africano na sua geografia física e humana e (O2) debater a aplicação de conceitos e mapas conceptuais eurocêntricos e minimalistas sobre África através do debate de propostas endógenas. O 2º módulo visa (O3) explorar a história política recente de África, abrangendo as lutas contra a ocupação colonial e os diversos tipos de sistemas políticos implantados desde as independências. Tem ainda como objetivo (O4) destacar as lideranças e as instituições envolvidas nos processos políticos. O 3º módulo visa (O5) debater os contributos de pensadores da libertação (das lutas de libertação, movimentos internacionais e feminismos) para a descolonização do pensamento. Por fim, o 4º módulo tem como objetivo (O6) analisar as agendas africanas para o desenvolvimento em âmbitos fulcrais do continente e do seu lugar no mundo global (juventude, género, clima, entre outras).

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1 – Aplicar criticamente conceitos na explicação da história contemporânea de África desde 1945, data do Congresso de Manchester, até à atualidade (como hegemonia, poder ou desenvolvimento); OA2 – Retratar de forma genérica o continente africano, identificando grandes linhas de apresentação da sua geografia física e humana; OA3 – Aplicar conceitos para a análise das realidades históricas (em especial da história política) do continente africano; OA4 – Compreender os processos de luta política e armada de libertação do continente africano; OA5 – Caraterizar os sistemas políticos e as suas alterações desde as independências até à atualidade; OA6 – Identificar líderes e instituições políticas na África contemporânea; OA7 – Compreender as propostas para a descolonização do pensamento de diferentes autores/as africanos/as; OA8 – Debater agendas e propostas endógenas do continente para o desenvolvimento, entendido numa perspetiva holística e integradora.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Retrato do continente africano: geografia, recursos, línguas, religiões 2. História política de África: das lutas de libertação à atualidade 3. Pensadores da libertação: descolonização, pan-africanismo, feminismos 4. Agenda africana para o desenvolvimento

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A UC tem como objetivos de aprendizagem principais retratar genericamente o continente africano, tanto na sua geografia física como humana, e compreender a história política recente de África, identificando eventos, protagonistas e ideias de libertação. Estes objetivos estão presente em todo o programa, permitindo que os estudantes conheçam o percurso contemporâneo de África desde as lutas de libertação até à atualidade, relacionem regimes políticos com momentos históricos, identifiquem autores e ideias para a libertação de África, com destaque para as ideologias endógenas de libertação, o pan-africanismo e o feminismo, e desconstruam narrativas criadas hegemonicamente sobre o continente. Em termos esquemáticos, a coerência entre os conteúdos da UC e os objetivos de aprendizagem expressa-se da seguinte forma: 1. - OA1, OA2, OA3; 2. – OA1, OA3, OA4, OA5, OA6; 3. – OA1, OA3, OA7; 4. – OA1, OA3; OA8.

Avaliação / Assessment


1. Avaliação contínua: a) Presença e participação activa nas aulas (mínimo de 70% assistência a aulas) - 30%; b) Apresentação em aula - 30%; c) Ensaio de revisão de 2 textos da bibliografia da UC (2000 a 2500 palavras) - 40%. 2. Exame final. 1. Avaliação contínua 1.2. Ensaio de revisão de 2 textos da bibliografia da UC. O ensaio pode ser redigido em português ou inglês e deve ser enviado para o email ana.lucia.sa@iscte-iul.pt até à data acordada em reunião de Conselho de Ano do 1º semestre. Detecção de plágio implica a anulação da prova de avaliação. Sobre plágio, consultar https://www.iscte-iul.pt/conteudos/iscte/organizacao/rgaos-de-coordenacao/conselho-pedagogico/1041/codigo-de-conduta-academica. Por cada dia de atraso na entrega do ensaio será descontado 0,5.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas são teórico-práticas, com a transmissão de conceitos básicos e o desenvolvimento de ferramentas analíticas sobre os conteúdos e o seu debate por todos em espaço de aula. Estes debates constroem-se em torno de atividades e metodologias participativas (como pequenos debates sobre conceitos, análise de excertos de textos, análise de imagens, em grupo ou individualmente) Em todos os tópicos do programa se apresentarão os principais debates teóricos e as evidências empíricas dos temas. Para além de artigos científicos específicos para cada tópico e materiais de apoio de outra natureza, como pequenos vídeos, infografias ou dados de agências nacionais e internacionais, estarão em debate em cada aula textos fundamentais de autores-chave para compreender os processos históricos africanos. Os estudantes realizarão uma exposição em aula com base num texto de um/a autor/a africano fundamental para a contrução de perspetivas de libertação e do desenvolvimento de África (como Amílcar Cabral, Thomas Sankara ou Molara Ogundipe). Poder-se-ão também organizar conferências, seminários e workshops em conjunto com outras UC com temas afins no Iscte, de forma a fortalecer metodologias participativas e promover debates sobre temas e propostas de libertação menos presentes na oferta formativa.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As aulas da UC são teórico-práticas, o que implica que os momentos de exposição se conjuguem com momentos de debate e de discussão de conceitos e narrativas sobre o continente africano. Para tal, é essencial que os alunos conheçam os textos indicados como bibliografia obrigatória, bem como os que se indicam como bibliografia acessória e que consistem em textos mais específicos. Através da discussão de textos e de outros materiais, possibilita-se uma visão compreensiva sobre a história recente do continente africano, com destaque para os seus protagonistas e principais eventos e narrativas. As escolhas dos conteúdos programáticos e as metodologias de ensino visam, no essencial, possibilitar aos alunos a capacidade de analisar e de debater de forma crítica esta história.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Cabral, A., Nacionalismo e Cultura. Santiago de Compostela: Laiovento, 1999, ---, --- Cooper, F., Africa Since 1940. Cambridge: Cambridge University Press, 2002, ---, --- Desai, G. & A. Masquelier, Critical Terms for the Study of Africa. Chicago: University of Chicago Press, 2018, ---, --- Falola, T., Nationalism and African Intellectuals. Rochester:‎ University of Rochester Press, 2004, ---, --- Fanon, F., Os condenados da terra. Lisboa: Ulmeiro, 1980, ---, --- Lopes, C. & G. Kararach, Mudança Estrutural em África. Percepções deturpadas, novas narrativas e desenvolvimento no século XXI. Lisboa: Tinta da China, 2022, ---, --- Lumumba, P. E., Chora. Ó Negro, Irmão Bem-Amado. Lisboa: Falas Afrikanas, 2018, ---, --- Nyerere, J., Ujamaa: Essays on Socialism. Dar es Salaam: OUP, 1968, ---, --- Ogundipe-Leslie, M., Re-Creating Ourselves: African Women & Critical Transformations. Africa Research & Publications, 1994, ---, --- Sankara, T., Venceremos!. Lisboa: Falas Afrikanas, 2020, ---, --- Welz, M., Africa since Decolonisation. Cambridge: Cambridge University Press, 2021, ---, ---

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16