Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
História
Departamento / Department
Departamento de História
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
A UC organiza-se em torno de 4 módulos. O 1º tem como objetivos (O1) retratar, à luz das teses contemporâneas, o continente africano na sua geografia física e humana e (O2) debater a aplicação de conceitos e mapas conceptuais eurocêntricos e minimalistas sobre África através do debate de propostas endógenas. O 2º módulo visa (O3) explorar a história política recente de África, abrangendo as lutas contra a ocupação colonial e os diversos tipos de sistemas políticos implantados desde as independências. Tem ainda como objetivo (O4) destacar as lideranças e as instituições envolvidas nos processos políticos. O 3º módulo visa (O5) debater os contributos de pensadores da libertação (das lutas de libertação, movimentos internacionais e feminismos) para a descolonização do pensamento. Por fim, o 4º módulo tem como objetivo (O6) analisar as agendas africanas para o desenvolvimento em âmbitos fulcrais do continente e do seu lugar no mundo global (juventude, género, clima, entre outras).
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1 – Aplicar criticamente conceitos na explicação da história contemporânea de África desde 1945, data do Congresso de Manchester, até à atualidade (como hegemonia, poder ou desenvolvimento); OA2 – Retratar de forma genérica o continente africano, identificando grandes linhas de apresentação da sua geografia física e humana; OA3 – Aplicar conceitos para a análise das realidades históricas (em especial da história política) do continente africano; OA4 – Compreender os processos de luta política e armada de libertação do continente africano; OA5 – Caraterizar os sistemas políticos e as suas alterações desde as independências até à atualidade; OA6 – Identificar líderes e instituições políticas na África contemporânea; OA7 – Compreender as propostas para a descolonização do pensamento de diferentes autores/as africanos/as; OA8 – Debater agendas e propostas endógenas do continente para o desenvolvimento, entendido numa perspetiva holística e integradora.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Retrato do continente africano: geografia, recursos, línguas, religiões 2. História política de África: das lutas de libertação à atualidade 3. Pensadores da libertação: descolonização, pan-africanismo, feminismos 4. Agenda africana para o desenvolvimento
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
A UC tem como objetivos de aprendizagem principais retratar genericamente o continente africano, tanto na sua geografia física como humana, e compreender a história política recente de África, identificando eventos, protagonistas e ideias de libertação. Estes objetivos estão presente em todo o programa, permitindo que os estudantes conheçam o percurso contemporâneo de África desde as lutas de libertação até à atualidade, relacionem regimes políticos com momentos históricos, identifiquem autores e ideias para a libertação de África, com destaque para as ideologias endógenas de libertação, o pan-africanismo e o feminismo, e desconstruam narrativas criadas hegemonicamente sobre o continente. Em termos esquemáticos, a coerência entre os conteúdos da UC e os objetivos de aprendizagem expressa-se da seguinte forma: 1. - OA1, OA2, OA3; 2. – OA1, OA3, OA4, OA5, OA6; 3. – OA1, OA3, OA7; 4. – OA1, OA3; OA8.
Avaliação / Assessment
1. Avaliação ao longo do semestre: a) Presença e participação activa nas aulas (mínimo de 70% assistência a aulas) - 30%; b) Apresentação em aula - 30%; c) Ensaio de revisão de 2 textos da bibliografia da UC (2000 a 2500 palavras), no qual os estudantes deverão indicar os argumentos, a metodologia, o referencial teórico e conceptual, e as principais conclusões - 40%. 2. Exame final. O ensaio pode ser redigido em português ou inglês e deve ser submetido no Moodle até às datas de 1ª ou 2ª época. Por cada dia de atraso na entrega do ensaio serão descontados 0,5 valores. A deteção de plágio e de outras formas de fraude académica nos trabalhos escritos implicam a anulação da prova de avaliação. Poderá ser realizada uma prova oral complementar ao ensaio individual a pedido dos docentes. Sobre plágio, consultar https://www.iscte-iul.pt/conteudos/iscte/organizacao/rgaos-de-coordenacao/conselho-pedagogico/1041/codigo-de-conduta-academica.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas são teórico-práticas, com a transmissão de conceitos básicos e o desenvolvimento de ferramentas analíticas sobre os conteúdos e o seu debate por todos em espaço de aula. Estes debates constroem-se em torno de atividades e metodologias participativas (como pequenos debates sobre conceitos, análise de excertos de textos, análise de imagens, em grupo ou individualmente) Em todos os tópicos do programa se apresentarão os principais debates teóricos e as evidências empíricas dos temas. Para além de artigos científicos específicos para cada tópico e materiais de apoio de outra natureza, como pequenos vídeos, infografias ou dados de agências nacionais e internacionais, estarão em debate em cada aula textos fundamentais de autores-chave para compreender os processos históricos africanos. Os estudantes realizarão uma exposição em aula com base num texto de um/a autor/a africano fundamental para a contrução de perspetivas de libertação e do desenvolvimento de África (como Amílcar Cabral, Thomas Sankara ou Molara Ogundipe). Poder-se-ão também organizar conferências, seminários e workshops em conjunto com outras UC com temas afins no Iscte, de forma a fortalecer metodologias participativas e promover debates sobre temas e propostas de libertação menos presentes na oferta formativa.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As aulas da UC são teórico-práticas, o que implica que os momentos de exposição se conjuguem com momentos de debate e de discussão de conceitos e narrativas sobre o continente africano. Para tal, é essencial que os alunos conheçam os textos indicados como bibliografia obrigatória, bem como os que se indicam como bibliografia acessória e que consistem em textos mais específicos. Através da discussão de textos e de outros materiais, possibilita-se uma visão compreensiva sobre a história recente do continente africano, com destaque para os seus protagonistas e principais eventos e narrativas. As escolhas dos conteúdos programáticos e as metodologias de ensino visam, no essencial, possibilitar aos alunos a capacidade de analisar e de debater de forma crítica esta história.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Cabral, A., Nacionalismo e Cultura. Santiago de Compostela: Laiovento, 1999. Cooper, F., Africa Since 1940. Cambridge: Cambridge University Press, 2002. Desai, G. & A. Masquelier, Critical Terms for the Study of Africa. Chicago: University of Chicago Press, 2018. Falola, T., Nationalism and African Intellectuals. Rochester: University of Rochester Press, 2004. Fanon, F., Os condenados da terra. Lisboa: Ulmeiro, 1980. Lopes, C. & G. Kararach, Mudança Estrutural em África. Percepções deturpadas, novas narrativas e desenvolvimento no século XXI. Lisboa: Tinta da China, 2022. Lumumba, P. E., Chora. Ó Negro, Irmão Bem-Amado. Lisboa: Falas Afrikanas, 2018. Nyerere, J., Ujamaa: Essays on Socialism. Dar es Salaam: OUP, 1968. Ogundipe-Leslie, M., Re-Creating Ourselves: African Women & Critical Transformations. Africa Research & Publications, 1994. Sankara, T., Venceremos!. Lisboa: Falas Afrikanas, 2020. Welz, M., Africa since Decolonisation. Cambridge: Cambridge University Press, 2021.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Membe, Achille. 2001. On the Postcolony. Berkeley: University of California Press. Arneil, Barbara. 2023. “Colonialism versus Imperialism.” Political Theory 52(1): 146-176. Sajed, Alina. 2019. “Re-remembering Third Worldism: An Affirmative Critique of National Liberation in Algeria.” Middle East Critique 28(3): 243-260. Ishemo, Shubi L. 2000. “A symbol that cannot be substituted: The role of Mwalimu J. K. Nyerere in the liberation of Southern Africa, 1955-1990.” Review of African Political Economy 27(83): 81-94. Uzoigwe, Godfrey N. 2019. “Neocolonialism is dead: long live neocolonialism.” Journal of Global South Studies 36(1): 59-87. Cheeseman, Nic and Sishuwa Sishuwa. 2021. “African Studies Keyword: Democracy.” African Studies Review 64(3): 704-732. Powell, Jonathan, Mwitta Chacha and Gary E. Smith. 2018. “Failed coups, democratization, and authoritarian entrenchment: opening up or digging in?” African Affairs 118(471): 238-258. Okech, Awino. 2020. “African feminist epistemic communities and decoloniality.” Critical African Studies 12(3): 313-329. Ndlovu-Gatsheni, Sabelo J. 2015. Mugabeism? History, Politics, and Power in Zimbabwe. New York: Palgrave Macmillan. Martins, Vasco. 2020. “A nossa lâmpada não se apaga”: The Mnemonic Return of Angola’s Jonas Savimbi.” African Studies Review 64(1): 242-265.
Data da última atualização / Last Update Date
2025-07-16