Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04661
Acrónimo :
04661
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
12.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
32.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
34.0h/sem
Trabalho Autónomo :
0.0
Horas de Trabalho Total :
34.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciência Política

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


--

Objetivos Gerais / Objectives


--

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


"Parte I: - Descrever o alargamento do campo da história das relações internacionais e a incorporação de novos conceitos, novos objetivos e novos métodos; - Identificar as origens da Guerra Fria bem como as suas características essenciais; - Identificar as causas do final da Guerra Fria e as características essenciais do sistema internacional após 1989; - Explicar o declínio da supremacia americana e as mudanças do sistema internacional no século XXI. Parte II: - Compreender a evolução do projeto europeu numa perspetiva histórica e no contexto da Globalização; - Analisar o desenvolvimento e o funcionamento da UE como um sistema político; - Explicar o funcionamento das instituições das União Europeia. - Compreender os diferentes níveis de governação da UE."

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Parte I - As Relações Internacionais na Época Contemporânea: introdução teórica e metodológica; - A Guerra Fria; - O fim da Guerra Fria e o mundo após 1989; - O mundo pós-americano? As mudanças do sistema internacional no século XXI. Parte II - Evolução histórica e cronológica do processo de integração europeia, no contexto da Globalização: a dupla dinâmica do alargamento e aprofundamento; da cooperação à integração; União Europeia pós-Maastricht; da Convenção Europeia ao Tratado de Lisboa; - A UE entre e o intergovernamentalismo e a supranacionalidade e as teorias da integração europeia: neofuncionalismo; intergovernamentalismo; governação multinível. Evolução do Sistema Político da União Europeia: instituições e atores políticos; processos políticos; políticas da União Europeia.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos desta Unidade Curricular correspondem em pleno quer aos seus objetivos gerais, quer seus aos objetivos de aprendizagem, permitindo aos estudantes acompanhar a evolução e o alargamento da história das relações internacionais, bem como a incorporação de novos conceitos, novos objetivos e novos métodos. Do mesmo modo, os conteúdos programáticos da Unidade Curricular são coerentes com a parte II dos objetivos de aprendizagem, relacionados como a evolução histórica e cronológica do processo de integração europeia e também à evolução do seus sistema político.

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre (2 semestres): 1) assiduidade e participação, incluindo leitura e discussão dos textos agendados semanalmente: 20% (10% em cada semestre). Exigência de presença mínima: 70% de aulas. 2) dois ensaios de revisão de literatura, um sobre a Parte I e outro sobre a Parte II do Programa, a partir da lista de tópicos a disponibilizar por cada um dos docentes em cada semestre. Os ensaios são individuais, em inglês ou português, máximo 10 páginas cada: 80% (40% para cada ensaio, sendo 20% para a componente escrita do ensaio + 20% para a apresentação oral feita no dia da entrega).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O método de ensino-aprendizagem desta UC assenta num conjunto de aulas teóricas e teórico-práticas sobre os diversos pontos do programa. Nas aulas os docentes fazem uma apresentação dos conteúdos, seguindo-se debate entre os alunos e os docentes sobre cada tópico. A avaliação a esta UC integra assim vários instrumentos de avaliação: assiduidade, participação nas aulas, nomeadamente nos debates no fim de cada aula e trabalhos individuais (dois ensaios de pesquisa ou revisão de literatura).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino seguidas nesta UC revelam-se perfeitamente coerentes com os objetivos de aprendizagem. Desde logo, porque assentam num conjunto aulas de natureza teórica e teórico-prática sobre os diversos pontos do programa. Uma vez que as aulas se debruçam sobre todos os pontos do programa e estes coincidem com os objetivos de aprendizagem, esta metodologia garante o cumprimento dos objetivos de aprendizagem previstos. Nas aulas, os estudantes são chamados a participar, através de debate dos temas em discussão. A bibliografia incide também sobre os conteúdos programáticos da UC contribuindo também assim para que os estudantes alcancem os objetivos de aprendizagem, acima referidos. Outro aspeto importante da metodologia de ensino desta UC e da sua coerência com os objetivos de aprendizagem é o facto de o professor indicar antecipadamente para cada um desses objetivos e pontos do programa um conjunto de leituras que permite aos estudantes aprofundar os assuntos abordados nas aulas e alcançar os objetivos de aprendizagem. As leituras e a bibliografia recomendada, pela sua diversidade e, por vezes, pelo confronto de visões distintas sobre um mesmo tema, permitirão ao estudante alcançar um conjunto de outros objetivos gerais e de aprendizagem.

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


-- -- -- -- -- -- -- --

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


A disponibilizar

Data da última atualização / Last Update Date


2024-09-05