Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Recursos Humanos
Departamento / Department
Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
·
Objetivos Gerais / Objectives
Esta Unidade Curricular visa proporcionar aos alunos a aprendizagem dos principais conceitos sobre comunicação digital, uso de redes sociais e gestão de pessoas bem como a aquisição e treino de competências específicas nesta área.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1 - Descrever os conceitos de comunicação digital, redes sociais e a sua relação com a gestão de pessoas. OA2 - Promover a literacia digital in organizations. OA3 - Identificar as condições que melhoram ou ameaçam a eficácia da comunicação digital e a gestão de pessoas. OA4 - Utilizar métodos e técnicas para diagnosticar e intervir nos principais problemas relacionados com a comunicação via digital e a gestão de redes sociais.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. A digitalização nas organizações: ameaças e oportunidades. 2. O uso da comunicação digital e gestão de redes sociais. 3. Literacia digital e gestão de pessoas. 4. Comunicação em contextos de trabalho híbrido 5. Diagnóstico e intervenção através de redes sociais.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - pontos 1, e 2 do programa OA2 - pontos 3 do programa OA3 - Ponto 4 e 5 do programa OA4 - Ponto 4 e 5 do programa
Avaliação / Assessment
Avaliação continua: Trabalho individual com peso de 100% da nota a entregar durante a 1ª época de exames. O requisito de assiduidade está dispensado Nota mínima de 10 valores. Avaliação por exame: Quem não conseguir aprovação na 1ª época pode entregar novo trabalho na 2ª época valendo 100%.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Durante o semestre o aluno deverá adquirir competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, sendo utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas: apresentação dos quadros teóricos de referência; 2. Participativas: análise e resolução de exercícios práticos e discussão de casos práticos e trabalho de grupo; 3. Ativas: realização de trabalhos individuais e de grupo 4. Auto-estudo: relacionadas com o trabalho autónomo do aluno.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. MEA1 - Transversal a todos os OA MEA2 - Transversal a todos os OA MEA3 - Transversal a todos os OA MEA4 - Transversal a todos os OA
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Oberländer, M., Beinicke, A., & Bipp, T. (2020). Digital competencies: A review of the literature and applications in the workplace. Computers & Education, 146, 103752.
Nguyen, M. H., Gruber, J., Fuchs, J., Marler, W., Hunsaker, A., & Hargittai, E. (2020). <? covid19?> Changes in Digital Communication During the COVID-19 Global Pandemic: Implications for Digital Inequality and Future Research. Social media+ society, 6(3), 2056305120948255.
Lee, E. A., & Messerschmitt, D. G. (2012). Digital communication. Springer Science & Business Media.
Dhanesh, G. S., & Duthler, G. (2019). Relationship management through social media influencers: Effects of followers’ awareness of paid endorsement. Public Relations Review, 45(3), 101765.
Chung, H., & Van der Lippe, T. (2020). Flexible working, work–life balance, and gender equality: Introduction. Social Indicators Research, 151(2), 365-381.
Abbas, J., Wang, D., Su, Z., & Ziapour, A. (2021). The role of social media in the advent of COVID-19 pandemic: crisis management, mental health challenges and implications. Risk management and healthcare policy, 1917-1932.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Van Der Lippe, T., & Lippényi, Z. (2020). Co‐workers working from home and individual and team performance. New technology, work and employment, 35(1), 60-79.
Spurk, D., & Straub, C. (2020). Flexible employment relationships and careers in times of the COVID-19 pandemic. Journal of vocational behavior, 119, 103435.
Muninger, M. I., Hammedi, W., & Mahr, D. (2019). The value of social media for innovation: A capability perspective. Journal of Business Research, 95, 116-127.
Jacobson, J., Gruzd, A., & Hernández-García, Á. (2020). Social media marketing: Who is watching the watchers?. Journal of retailing and consumer services, 53, 101774.
Angelici, M., & Profeta, P. (2023). Smart working: work flexibility without constraints. Management Science.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-03-13