Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04685
Acrónimo :
04685
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
--

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
4.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
79.0
Horas de Trabalho Total :
100.0h/sem

Área científica / Scientific area


História de Arte

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


--

Objetivos Gerais / Objectives


--

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período desta unidade de aprendizagem, o aluno deve ser capaz de: LG1= Entenda a história por trás da formação de coleções privadas LG2= Compreender as conexões entre o colecionismo e os mercados de arte LG3= Examinar e discutir criticamente os motivos e influências sobre os colecionadores particulares LG4 Examinar e discutir criticamente a relevância das coleções particulares para o público local e global

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Introdução às coleções europeias do Iluminismo setecentista; coleções de chaves na França e na Inglaterra 1720-1780 2.O impacto da Revolução Francesa; Coleções particulares após a Revolução Francesa; seminário sobre mudanças nos gostos colecionáveis 1780-1830 3. Colecionadores de arte contemporânea; investir em arte; seminário sobre a criação de museus da cidade Colecionadores particulares ea ascensão da arte de vanguarda: c1880-1920. 4. A formação de museus-casa; a ascensão dos negociantes de arte e sua influência no colecionismo; estudos de caso de coleçõesparticulares na Europa e nos EUA 1880-1950 5. Colecionadores americanos e a criação de museus de arte contemporânea 1920 a 1950. Colecionadores europeus de artecontemporânea 6. O Colecionador no mercado global de arte

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (GL). Em cada ponto do programa, os alunos aprendem sobre a história por trás da formação de coleções (LG1), as conexões entre os mercados de arte e os colecionadores (LG2), examinam criticamente os motivos e influências sobre colecionadores particulares (LG3) e analisam criticamente a relevância dos coleções para públicos locais e globais (LG4)

Avaliação / Assessment


Palestras, seminários baseados em pesquisa individual e análise de estudo de caso

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Palestras, seminários baseados em pesquisa individual e análise de estudo de caso

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Metodologias de Ensino-Aprendizagem (LTM): Palestras Objetivo de Aprendizagem (LG): Todos Metodologias de Ensino-Aprendizagem (LTM): seminários semanais Meta de Aprendizagem (LG): LG2, LG3, LG4 Metodologias de Ensino-Aprendizagem (LTM): Análise de Casos de Estudo. Objetivo de aprendizagem (LG): LG2 e LG3

Observações / Observations


IESA Arts & Culture (Paris)

Bibliografia Principal / Main Bibliography


LAZZARO, Elisabetta et al., 2021 (eds.). Researching Art Markets. Past, present, and tools for the future, London, Routledge.

HULST, Titia, 2017 (ed.). A History of the Western Art Market. A sourcebook of writings on artists, dealers, and markets, Oakland, University of California Press.

HOROWITZ, Noah, 2011. Art of the Deal. Contemporary art in a global financial market, Princeton, Princeton University Press.

HARRIS, Jonathan, 2017. The Global Contemporary Art World, Oxford, Wiley Blackwell.

CHOY, Bo et al. (eds.), 2021. Art and its worlds. Exhibitions, institutions and art becoming public, London, Afterall.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-04-02