Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04686
Acrónimo :
04686
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
--

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
4.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
79.0
Horas de Trabalho Total :
100.0h/sem

Área científica / Scientific area


História de Arte

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


--

Objetivos Gerais / Objectives


--

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período desta unidade de aprendizagem, o aluno deve ser capaz de: LG1- Compreender os princípios-chave da curadoria e organização de um evento LG2- Criar e apresentar uma declaração curatorial LG3- Compreender os princípios fundamentais da promoção e financiamento de um evento cultural LG4 -Organize e gerencie efetivamente um evento em um ambiente prático LG5-Entender o funcionamento do Mercado de Arte e seus participantes LG6-Entender o contexto histórico do mercado de arte e seu significado e conexão com o mercado de arte contemporânea hoje LG7-Entender a natureza do colecionismo e dos colecionadores no passado em relação ao presente LG8-Ser capaz de apresentar a atividade e seus resultados de forma coerente e profissional tanto em relatório escrito quanto perante um painel

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I. Introdução ao projeto II. Desenvolvendo um tema III. Identificando os locais físicos e parceiros de colaboração 4. Reuniões com potenciais participantes do mercado de arte V. Reuniões com potenciais participantes do mercado de arte VI. Construindo uma declaração curatorial VII. Princípios de comunicação de um evento VIII. Estabelecendo um plano de marketing IX. Estrategizando o plano de mercado X. Preparar um orçamento XI. Preparando um orçamento XII. Crowdfunding e captação de recursos XIII.Apresentação XIV.Comunicação e comunicados de imprensa 1 XV. Comunicações e comunicados de imprensa 2 XVI. Produção e logística do evento real 1 XVII. Produção e logística do evento real 2 XVIII. Produção e logística do evento real 3 XIX. Resumos Administrativos e Financeiros XX. Avaliar o resultado do evento e seguir em frente

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A demonstração de consistência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (GL). Cada elemento do ensino se cruza com sua aplicação prática à medida que os grupos realizam as tarefas-chave de finanças, produção e comunicação(LG2, LG3) Os alunos colocam o ensino teórico em prática com a criação de uma atividade relacionando o histórico com o contemporâneo(LG6, LG7) Em cada ponto do programa os alunos aprendem como estruturar e organizar uma atividade cultural real (LG 18), entender como criar um tema curatorial e construir (LG1, LG2, LG5) colocar em prática todo o suporte administrativo necessário na produção de tal evento como o marketing, financiamento e envolvimento dos participantes em/para um evento cultural (LG3, LG4, LG5) Conectar e relacionar seus estudos teóricos no mercado de arte e colecionar historicamente com o presente (LG6, LG7) Apresentar a fundamentação e infraestruturas teóricas do evento e como foi gerido (GL8)

Avaliação / Assessment


A avaliação consiste em 1) participação em workshops e reuniões 50% 2) um relatório escrito 50%. A apresentação do projeto é uma parte fundamental do exame para o diploma IESA

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Palestras, workshops práticos, sessões de coaching, atividades presenciais

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Metodologias de Ensino-Aprendizagem (LTM): Palestras Objetivo de Aprendizagem (LG): LG1,LG2,LG3, LG4, LG5, LG6,LG7 Metodologias de Ensino-Aprendizagem (LTM): Seminários e workshops: Compreender as etapas e requisitos para organizar uma exposição. Meta de aprendizado (LG): LG1, LG2, LG3, LG5, LG6, LG7 Metodologias de Ensino de Aprendizagem (LTM)- Trabalho de campo presencial Meta de Aprendizagem (LG): LG1, LG3, LG4 Learning-Tutorial Objetivo de Aprendizagem (LG) LG1, LG8Metodologias de Ensino-Aprendizagem (LTM): Palestras Objetivo de Aprendizagem (LG): Todos Metodologias de Ensino-Aprendizagem (LTM): Seminários e workshops: Compreender as etapas e requisitos para organizar uma exposição. Meta de aprendizado (LG): LG1, LG2, LG3, LG5, LG6, LG7 Metodologias de Ensino de Aprendizagem (LTM)- Trabalho de campo presencial Meta de Aprendizagem (LG): LG1, LG3, LG4 Learning-Tutorial Objetivo de Aprendizagem (LG) LG1, LG8Metodologias de Ensino-Aprendizagem (LTM): Palestras Objetivo de Aprendizagem (LG): Todos Metodologias de Ensino-Aprendizagem (LTM): Criando o conceito curatorial Meta de Aprendizagem (LG): LG1,LG2, Metodologias de Ensino-Aprendizagem (LTM): Compreender as etapas e requisitos para a organização de uma exposição. Meta de Aprendizagem (LG): LG1, LG2, LG3, LG4 Aprendizagem – Coaching Objetivo de aprendizagem (LG): LG1, LG2,LG5,LG6, LG7 Aprendizagem-Trabalho no local Meta de Aprendizagem(LG): LG4, LG8

Observações / Observations


IESA Arts & Culture (Paris)

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Donald Getz, Event Studies: Theory, Research and Policy for Planned Events (Events Management), Routledge, 2019

Sally Brown, Fiona Campbell, Phil Race, Alison Robinson, Essential Tips for Organizing Conferences & Events, Routledge, 2003

Glenn A. J. Bowdin, Johnny Allen, Rob Harris, Leo Jago, William O'Toole, Ian McDonnell, Events Management , 4th Ed. Routledge, 2023

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-03-25