Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04687
Acrónimo :
04687
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
--

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
229.0
Horas de Trabalho Total :
250.0h/sem

Área científica / Scientific area


História de Arte

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


--

Objetivos Gerais / Objectives


--

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período desta unidade de aprendizagem, o aluno deverá ser capaz de: OA1 = Compreender e avaliar um leque diversificado de metodologias de investigação chave e empregar abordagens relevantes no seu próprio trabalho. OA2 = Analisar e criticar os pontos fortes, fracos e potenciais dessas abordagens e métodos e sua aplicação em seu próprio trabalho. OA3 = Aplicar habilidades práticas envolvidas na prática e apresentação de pesquisa avançada. OA4 = Comunicar e debater de forma eficaz e usando terminologia correta, na forma escrita e oral, sobre o leque de questões metodológicas abordadas no curso.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Este é um curso ministrado em equipe que visa apresentar as principais abordagens metodológicas que os alunos encontrarão no Programa, mas que podem não estar diretamente ancoradas em sua especialização principal. Essas diversas abordagens metodológicas fornecem uma base crítica e teórica rigorosa para estudos de pós-graduação e promovem habilidades práticas de pesquisa. O principal objetivo desta unidade curricular é familiarizar os alunos com a diversidade de abordagens utilizadas no contexto da arte e do património cultural na perspetiva da história da arte, da gestão da arte e da cultura, dos mercados e da economia.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA). Ao longo das sessões semanais de palestras e seminários, o curso usará fontes relevantes para explorar diferentes metodologias e abordagens de pesquisa, incluindo e analisando seus pontos fortes e fracos (OA1 e OA2). Além de cada palestra semanal, as sessões do seminário permitirão discussões críticas sobre os principais tópicos, onde os alunos poderão aplicar as habilidades aprendidas ao longo do curso e contribuir para debates e discussões de questões críticas (OA3 e OA4).

Avaliação / Assessment


Aulas expositivas, discussões baseadas em artigos e análise de casos de estudo.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas expositivas, discussões baseadas em artigos e análise de casos de estudo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Aulas expositivas Objectivos de aprendizagem (OA): Todos Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Discussões baseadas em artigos Objectivos de aprendizagem (AO): Todos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Análise de casos de estudo Objectivos de aprendizagem (AO): Todos."

Observações / Observations


University of Glasgow

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Beverley Serrell, Exhibit Labels: an interpretative approach, London, 2015

Studies in Europe: Transnational Discourses and National Frameworks, Leiden; Boston, 2019

Salvador Munoz Vinas, Contemporary Theory of Conservation, London, 2005

Jane Milosch, Nick Pearce (eds.), Collecting and Provenance: A Multidisciplinary Approach,Rowman and Littlefield, New York, 2019

Reesa Greenberg, Bruce W. Ferguson, and Sandy Nairne (eds.), Thinking about exhibitions, London, 1996.

Gail Feigenbaum and Inge Reist, Provenance: An Alternate History of Art, Getty Research Institute, Los Angeles, 2012

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-10-08