Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
História de Arte
Departamento / Department
Departamento de História
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
--
Objetivos Gerais / Objectives
--
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do período desta unidade de aprendizagem, o aluno deverá ser capaz de: OA1 = Compreender e avaliar um leque diversificado de metodologias de investigação chave e empregar abordagens relevantes no seu próprio trabalho. OA2 = Analisar e criticar os pontos fortes, fracos e potenciais dessas abordagens e métodos e sua aplicação em seu próprio trabalho. OA3 = Aplicar habilidades práticas envolvidas na prática e apresentação de pesquisa avançada. OA4 = Comunicar e debater de forma eficaz e usando terminologia correta, na forma escrita e oral, sobre o leque de questões metodológicas abordadas no curso.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Este é um curso ministrado em equipe que visa apresentar as principais abordagens metodológicas que os alunos encontrarão no Programa, mas que podem não estar diretamente ancoradas em sua especialização principal. Essas diversas abordagens metodológicas fornecem uma base crítica e teórica rigorosa para estudos de pós-graduação e promovem habilidades práticas de pesquisa. O principal objetivo desta unidade curricular é familiarizar os alunos com a diversidade de abordagens utilizadas no contexto da arte e do património cultural na perspetiva da história da arte, da gestão da arte e da cultura, dos mercados e da economia.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA). Ao longo das sessões semanais de palestras e seminários, o curso usará fontes relevantes para explorar diferentes metodologias e abordagens de pesquisa, incluindo e analisando seus pontos fortes e fracos (OA1 e OA2). Além de cada palestra semanal, as sessões do seminário permitirão discussões críticas sobre os principais tópicos, onde os alunos poderão aplicar as habilidades aprendidas ao longo do curso e contribuir para debates e discussões de questões críticas (OA3 e OA4).
Avaliação / Assessment
Aulas expositivas, discussões baseadas em artigos e análise de casos de estudo.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aulas expositivas, discussões baseadas em artigos e análise de casos de estudo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Aulas expositivas Objectivos de aprendizagem (OA): Todos Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Discussões baseadas em artigos Objectivos de aprendizagem (AO): Todos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Análise de casos de estudo Objectivos de aprendizagem (AO): Todos."
Observações / Observations
University of Glasgow
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Beverley Serrell, Exhibit Labels: an interpretative approach, London, 2015
Studies in Europe: Transnational Discourses and National Frameworks, Leiden; Boston, 2019
Salvador Munoz Vinas, Contemporary Theory of Conservation, London, 2005
Jane Milosch, Nick Pearce (eds.), Collecting and Provenance: A Multidisciplinary Approach,Rowman and Littlefield, New York, 2019
Reesa Greenberg, Bruce W. Ferguson, and Sandy Nairne (eds.), Thinking about exhibitions, London, 1996.
Gail Feigenbaum and Inge Reist, Provenance: An Alternate History of Art, Getty Research Institute, Los Angeles, 2012
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-10-08