Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04688
Acrónimo :
04688
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
--

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
5.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
104.0
Horas de Trabalho Total :
125.0h/sem

Área científica / Scientific area


História de Arte

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


--

Objetivos Gerais / Objectives


--

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O objetivo do curso é oferecer treinamento avançado na aplicação da economia cultural a áreas específicas das indústrias culturais e criativas. O seminário baseia-se no curso de Economia Cultural: Teoria no 1º Período. O objetivo é permitir que os alunos selecionem áreas de interesse especial e se familiarizem com a forma como a pesquisa empírica é feita por acadêmicos no campo das indústrias culturais e criativas e aprendam para avaliá-lo.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I. Introdução II. Estudos empíricos de procura III. O mercado: controlo de acesso e sucesso 4. Avaliação V. Políticas Culturais VI. Herança cultural VII. Turismo culturalVIII. Conclusões

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Não se aplica

Avaliação / Assessment


A avaliação é composta por 2 elementos: 1) Apresentação em grupo (40%); 2) Ensaio (60%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Seminários

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Não se aplica

Observações / Observations


Erasmus University Rotterdam (EUR)

Bibliografia Principal / Main Bibliography


• Falk, M., & Katz-Gerro, T. (2016). Cultural participation in Europe: Can we identify common determinants?. Journal of Cultural Economics, 40(2), 127-162. doi: 10.1007/s10824-015-9242-9

• Ateca-Amestoy, V. (2008). Determining heterogeneous behavior for theater attendance. Journal of Cultural Economics, 32(2), 127. doi: 10.1007/s10824-008-9065-z

• Rosen, H.S., Gayer, T., & Civan, A. (2014), Tools of positive analysis, Public Finance, 18-32.

• Ginsburgh, V. and D. Throsby (2014) Introduction and overview. IN: V. Ginsburgh and D. Throsby (eds.) Handbook of the Economics ofArt and Culture, Volume 2. Elsevier B.V. ISSN 1574-0676.

• Coate, B., & Hoffmann, R. (2021). The behavioural economics of culture. Journal of Cultural Economics, 1-24.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-04-02