Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
História de Arte
Departamento / Department
Departamento de História
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
--
Objetivos Gerais / Objectives
--
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O objetivo do curso é oferecer treinamento avançado na aplicação da economia cultural a áreas específicas das indústrias culturais e criativas. O seminário baseia-se no curso de Economia Cultural: Teoria no 1º Período. O objetivo é permitir que os alunos selecionem áreas de interesse especial e se familiarizem com a forma como a pesquisa empírica é feita por acadêmicos no campo das indústrias culturais e criativas e aprendam para avaliá-lo.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
I. Introdução II. Estudos empíricos de procura III. O mercado: controlo de acesso e sucesso 4. Avaliação V. Políticas Culturais VI. Herança cultural VII. Turismo culturalVIII. Conclusões
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Não se aplica
Avaliação / Assessment
A avaliação é composta por 2 elementos: 1) Apresentação em grupo (40%); 2) Ensaio (60%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Seminários
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Não se aplica
Observações / Observations
Erasmus University Rotterdam (EUR)
Bibliografia Principal / Main Bibliography
• Falk, M., & Katz-Gerro, T. (2016). Cultural participation in Europe: Can we identify common determinants?. Journal of Cultural Economics, 40(2), 127-162. doi: 10.1007/s10824-015-9242-9
• Ateca-Amestoy, V. (2008). Determining heterogeneous behavior for theater attendance. Journal of Cultural Economics, 32(2), 127. doi: 10.1007/s10824-008-9065-z
• Rosen, H.S., Gayer, T., & Civan, A. (2014), Tools of positive analysis, Public Finance, 18-32.
• Ginsburgh, V. and D. Throsby (2014) Introduction and overview. IN: V. Ginsburgh and D. Throsby (eds.) Handbook of the Economics ofArt and Culture, Volume 2. Elsevier B.V. ISSN 1574-0676.
• Coate, B., & Hoffmann, R. (2021). The behavioural economics of culture. Journal of Cultural Economics, 1-24.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-04-02