Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04691
Acrónimo :
04691
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
--

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
5.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
104.0
Horas de Trabalho Total :
125.0h/sem

Área científica / Scientific area


História de Arte

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


--

Objetivos Gerais / Objectives


--

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Após a conclusão do curso, os alunos devem ter um conhecimento abrangente e compreensão crítica da perspectiva econômica cultural sobre o patrimônio cultural. Estarão conscientes da relevância dos conceitos económicos e das questões de gestão relacionadas com o património e sítios culturais, bem como dos principais dilemas políticos que surgem neste domínio. A unidade curricular dá especial atenção à ligação entre a teoria e a prática recorrendo a vários estudos de caso.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I. A evolução da noção de patrimônio cultural II. A Análise Econômica do Patrimônio Cultural III. Políticas de patrimônio cultural - A Lista do Patrimônio Mundial 4. Turismo e Património Cultural V. Desenvolvimento do patrimônio cultural e sustentabilidade: desafios e oportunidades VI. Uma análise econômica do patrimônio industrial VII. A economia do artesanatoVIII. Recapitular

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Não se aplica

Avaliação / Assessment


A avaliação é composta por 3 elementos: 1) Participação (10%); 2) Apresentação (30%); 3) Redação (60%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Seminários

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Não se aplica

Observações / Observations


Erasmus University Rotterdam (EUR)

Bibliografia Principal / Main Bibliography


• Mignosa, A. (2016). Theory and practice of cultural heritage policy. In Rizzo, R. and Towse R. (eds.) The Artful Economist (pp. 227-244).Springer, Cham.

• Frey, B., & Steiner, L. (2013). World Heritage List. in Rizzo, I. and A. Mignosa (eds.) 2013. A handbook on the economics of culturalheritage. Edward Elgar.

• Towse, R. (2010), A Textbook of Cultural Economics, Cambridge University Press, chapter 9, pp.237-262.

• Benhamou, F. (2020). Heritage. In Handbook of Cultural Economics, Third Edition. Edward Elgar Publishing.

• Rizzo, I. and Mignosa A. (eds.) 2013. A handbook on the economics of cultural heritage. Edward Elgar. Preface

• Cuccia, T. (2020). Intangible cultural heritage. In Handbook of Cultural Economics, Third Edition. Edward Elgar Publishing, pp. 294-303

• Council of Europe (2005) Council of Europe Framework Convention on the Value of Cultural Heritage for Society * Faro, 27.X.2005 -Council of Europe Treaty Series - No. 199.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-04-02