Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04692
Acrónimo :
04692
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
--

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
5.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
104.0
Horas de Trabalho Total :
125.0h/sem

Área científica / Scientific area


História de Arte

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


--

Objetivos Gerais / Objectives


--

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Pretende-se com esta unidade curricular transmitir aos alunos os principais conceitos da economia do turismo, tendo em conta a evolução e desenvolvimento do sector ao longo dos tempos, focando-se em particular no nicho do turismo cultural. Com base num envolvimento crítico com as teorias fundamentais e a literatura empírica, os alunos são desafiados a identificar e comentar os efeitos, oportunidades e desafios relacionados com o turismo cultural. Os alunos irão melhorar suas habilidades de apresentação e redação fazendo apresentações em sala de aula e escrevendo um ensaio final.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I. A abordagem econômica do turismo/turismo cultural II. Economia do Turismo - Definições, estado da arte III. Economia do Turismo Cultural 4. Organização e gestão do sector do turismo V. Património cultural e turismo - Turismo Rural - Cidades e turismo - Eventos VI. Turismo Cultural e Desenvolvimento VII. Cultura, turismo e sustentabilidade VIII. Possíveis cenários futuros - Recapitulação

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Não se aplica

Avaliação / Assessment


A avaliação é composta por 2 elementos: 1) Apresentação (30%) 2) Ensaio(70%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Seminários

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Não se aplica

Observações / Observations


Erasmus University Rotterdam (EUR)

Bibliografia Principal / Main Bibliography


.•Assaf, a. and R. Scuderi (2020). COVID-19 and the recovery of the tourism industry, Editorial, Volume: 26 issue: 5, page(s): 731-733

• Frey, B. and A. Briviba (2021). A policy proposal to deal with excessive cultural tourism, European Planning Studies, 29:4, 601-618.•

• Bramwell, B., Higham, J., Lane, B., & Miller, G. (2017). Twenty-five years of sustainable tourism and the Journal of Sustainable Tourism: looking back and moving forward.

• Sharpley, R., & Harrison, D. (2019). Introduction: tourism and development–towards a research agenda. In A Research Agenda forTourism and Development. Edward Elgar Publishing.

• Sharpley, R. (2019). Tourism, development and the consumption of tourism. In A Research Agenda for Tourism and Development.Edward Elgar Publishing.

• Ioannides, D., & Gyimóthy, S. (2020). The COVID-19 crisis as an opportunity for escaping the unsustainable global tourism path. TourismGeographies, 1-9.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-04-02