Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
História de Arte
Departamento / Department
Departamento de História
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
--
Objetivos Gerais / Objectives
--
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
LG: Os alunos aprenderão como identificar novas plataformas e desenvolvimentos inovadores dentro das estruturas globais e locais do mundo da arte e seu mercado. LG1: Os alunos serão capazes de identificar os principais atores do mercado e seu papel em relação à tecnologia. LG2: Eles poderão examinar questões criticamente diferentes que são atuais no mundo da arte e interromperam a maneira tradicional como o ecossistema da arte opera, como autoria, propriedade, transparência e privacidade. LG3: Os alunos aprenderão a analisar e questionar novos modelos de negócios no mundo da arte, especialmente considerando a sobreposição de arte, tecnologia, educação e entretenimento hoje. LG4: Os alunos serão capazes de identificar e analisar as principais tendências e inovações tecnológicas no mundo da arte.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1: Introdução: O movimento digital do mundo da arte e seu mercado • Experiências digitais e repensar as transações face a face • Digitalização vs Digitalização • “A internet” e seus desafios 2 : Tecnologia e arte: um panorama • As estruturas da Web e o impacto nas estruturas do mercado de arte • Novos Modelos de Negócios: misturando arte, tecnologia, educação e entretenimento • Termômetro do mercado de arte: dando um pulso ao mercado de arte e suas tendências3: Tecnologias e suas aplicações Parte I • RA e RV • Candidaturas (artista, colecionador, instituições, feiras de arte) 4: Tecnologias e suas aplicações Parte II • Blockchain e NFTs • Candidaturas (artista, colecionador, instituições, feiras de arte) 5: Tecnologias e suas aplicações Parte III • IA, aprendizado de máquina e arte generativa • Candidaturas (artista, colecionador, instituições, feiras de arte) 6: Desafios do Espaço Virtual • Construção do espaço virtual • Curadoria Virtual • Engajamento e Acessibilidade • Metaverso
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem. Em cada ponto do programa, os alunos aprendem sobre tecnologia e inovação no mundo da arte, como ela está moldando seu futuro, as conexões entre os mercados de arte e diferentes tecnologias, além de examinar criticamente as mudanças e aplicações de diferentes modelos e os papéis do atores do mundo da arte estudando diferentes estudos de caso que lhes dão uma perspectiva local e global.
Avaliação / Assessment
A avaliação consiste em 2 elementos: 1) Participação em seminários & leituras (50%); 2) Apresentação final (50%);
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aulas, seminários baseados em pesquisa individual e análise de casos de estudo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Metodologias de Ensino-Aprendizagem (LTM): Palestras Objetivo de Aprendizagem (LG): Todos Metodologias de Ensino-Aprendizagem (LTM): seminários semanais Meta de Aprendizagem (LG): LG2, LG3, LG4 Metodologias de Ensino-Aprendizagem (LTM): Análise de Casos de Estudo. Objetivo de aprendizagem (LG): LG2 e LG3
Observações / Observations
IESA Arts & Culture (Paris)
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Artworld Prestige: Arguing Cultural Value. Oxford University Press, Oxford
Anna Dempster (Ed.) (2014) Risk and Uncertainty in the Art World, Bloomsbury, London Timothy van Laar & Leonard Diepeveen (2013)
Clare McAndrew (Ed.) (2010) Fine Art and High Finance: Expert Advice on the Economics of Ownership, Bloomberg Press, New York
Isabelle Graw (2009), High Price: Art Between the Market and Celebrity Culture, Sternberg Press, Berlin, New York
Georgina Adam, (2017) Dark Side of the Boom: The Excesses Of The Art Market In The 21st Century, Lund Humphries, London
Melanie Gerlis (2014) Art as an Investment? A Survey of Comparative Assets, Lund Humphries, London
Omar Kholeif (Ed.) (2014) You Are Here: Art After the Internet, Cornerhouse Publications and SPACE, London
Michael J. Casey & Paul Vigna (2018) The Truth Machine: The Blockchain and the Future of Everything Harper Collins, London.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-04-02