Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04693
Acrónimo :
04693
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
--

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
4.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
79.0
Horas de Trabalho Total :
100.0h/sem

Área científica / Scientific area


História de Arte

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


--

Objetivos Gerais / Objectives


--

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


LG: Os alunos aprenderão como identificar novas plataformas e desenvolvimentos inovadores dentro das estruturas globais e locais do mundo da arte e seu mercado. LG1: Os alunos serão capazes de identificar os principais atores do mercado e seu papel em relação à tecnologia. LG2: Eles poderão examinar questões criticamente diferentes que são atuais no mundo da arte e interromperam a maneira tradicional como o ecossistema da arte opera, como autoria, propriedade, transparência e privacidade. LG3: Os alunos aprenderão a analisar e questionar novos modelos de negócios no mundo da arte, especialmente considerando a sobreposição de arte, tecnologia, educação e entretenimento hoje. LG4: Os alunos serão capazes de identificar e analisar as principais tendências e inovações tecnológicas no mundo da arte.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1: Introdução: O movimento digital do mundo da arte e seu mercado • Experiências digitais e repensar as transações face a face • Digitalização vs Digitalização • “A internet” e seus desafios 2 : Tecnologia e arte: um panorama • As estruturas da Web e o impacto nas estruturas do mercado de arte • Novos Modelos de Negócios: misturando arte, tecnologia, educação e entretenimento • Termômetro do mercado de arte: dando um pulso ao mercado de arte e suas tendências3: Tecnologias e suas aplicações Parte I • RA e RV • Candidaturas (artista, colecionador, instituições, feiras de arte) 4: Tecnologias e suas aplicações Parte II • Blockchain e NFTs • Candidaturas (artista, colecionador, instituições, feiras de arte) 5: Tecnologias e suas aplicações Parte III • IA, aprendizado de máquina e arte generativa • Candidaturas (artista, colecionador, instituições, feiras de arte) 6: Desafios do Espaço Virtual • Construção do espaço virtual • Curadoria Virtual • Engajamento e Acessibilidade • Metaverso

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem. Em cada ponto do programa, os alunos aprendem sobre tecnologia e inovação no mundo da arte, como ela está moldando seu futuro, as conexões entre os mercados de arte e diferentes tecnologias, além de examinar criticamente as mudanças e aplicações de diferentes modelos e os papéis do atores do mundo da arte estudando diferentes estudos de caso que lhes dão uma perspectiva local e global.

Avaliação / Assessment


A avaliação consiste em 2 elementos: 1) Participação em seminários & leituras (50%); 2) Apresentação final (50%);

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas, seminários baseados em pesquisa individual e análise de casos de estudo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Metodologias de Ensino-Aprendizagem (LTM): Palestras Objetivo de Aprendizagem (LG): Todos Metodologias de Ensino-Aprendizagem (LTM): seminários semanais Meta de Aprendizagem (LG): LG2, LG3, LG4 Metodologias de Ensino-Aprendizagem (LTM): Análise de Casos de Estudo. Objetivo de aprendizagem (LG): LG2 e LG3

Observações / Observations


IESA Arts & Culture (Paris)

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Artworld Prestige: Arguing Cultural Value. Oxford University Press, Oxford

Anna Dempster (Ed.) (2014) Risk and Uncertainty in the Art World, Bloomsbury, London Timothy van Laar & Leonard Diepeveen (2013)

Clare McAndrew (Ed.) (2010) Fine Art and High Finance: Expert Advice on the Economics of Ownership, Bloomberg Press, New York

Isabelle Graw (2009), High Price: Art Between the Market and Celebrity Culture, Sternberg Press, Berlin, New York

Georgina Adam, (2017) Dark Side of the Boom: The Excesses Of The Art Market In The 21st Century, Lund Humphries, London

Melanie Gerlis (2014) Art as an Investment? A Survey of Comparative Assets, Lund Humphries, London

Omar Kholeif (Ed.) (2014) You Are Here: Art After the Internet, Cornerhouse Publications and SPACE, London

Michael J. Casey & Paul Vigna (2018) The Truth Machine: The Blockchain and the Future of Everything Harper Collins, London.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-04-02