Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04694
Acrónimo :
04694
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
--

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
4.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
79.0
Horas de Trabalho Total :
100.0h/sem

Área científica / Scientific area


História de Arte

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


--

Objetivos Gerais / Objectives


--

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Após a conclusão bem-sucedida deste módulo, os alunos devem ser capazes de:. LG1: Analisar criticamente os dilemas éticos nas organizações LG2: Avalie a estratégia de RSC de uma empresa LG3: Reconhecer os benefícios e desafios da implementação de iniciativas de RSC. LG4: Propor um plano de ação para melhorar a RSC de uma empresa ou organização

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1 : Introdução à RSE: Ética empresarial; Sustentabilidade; Responsabilidade das organizações; (In)sustentabilidade na arte 2: Tomada de decisão responsável: Teorias éticas; RSE na prática; ética pessoal 3: Gestão cultural corporativa: Pensamento Estratégico nos Negócios; Marketing responsável; Pensamento Estratégico em Organizações Artísticas e Culturais 4: Desafios comuns aos setores culturais e comerciais:Digitalização nas artes e na cultura; gestão da diversidade 5.Criando uma cultura de Sustentabilidade: Apresentações da Equipe 6. Seminário sobre Papel da RSE no patrimônio cultural 1 8: Seminário sobre o papel da RSE no patrimônio cultural 2 9. Seminário sobre Papel da RSE no patrimônio cultural 3

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem e os métodos de avaliação. Ao longo do curso, vários aspectos da RSE são explicados e apresentados por meio de dilemas éticos, que os alunos aprendem a identificar e analisar criticamente usando teorias, conceitos e abordagens relevantes. Os elementos dos programas e estratégias de RSE, bem como os desafios da sua implementação, são discutidos com base em exemplos da vida real e estudos de caso, permitindo aos alunos desenvolver autonomia na avaliação das estratégias de RSE das organizações e propor um plano de ação para a sua melhoria.

Avaliação / Assessment


A avaliação contínua em aula valerá 50% da nota total e consistirá na apresentação da equipa e na elaboração de um poster. A avaliação exigirá que os alunos vinculem a RSE ao ambiente de gestão cultural e comentem a interação entre empresas e cultura sob a perspectiva da ética empresarial. A avaliação final conta para os outros 50% da nota. Consistirá num relatório individual onde os alunos avaliam o programa de RSE de uma organização e propõem um plano de negócios para a sua melhoria.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Palestras, trabalhos em grupo e apresentações de estudos de caso, dilemas éticos e casos em vídeo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Metodologias de Ensino-Aprendizagem (LTM): Palestras Resultados de Aprendizagem (LO): Todos Metodologias de Ensino-Aprendizagem (LTM): Trabalhos de grupo e apresentações Resultados de Aprendizagem (LO) LO2, LO3,.LO4 Metodologias de Ensino-Aprendizagem (LTM): Análise de Casos de Estudo. Meta de Aprendizagem (GL): LG2 e LG3. Através das palestras, os alunos irão adquirir conhecimentos e estruturas necessárias para analisar dilemas éticos (LO1), bem como estratégias de RSE nas organizações (LO2). Estudos de caso da vida real, casos de vídeo e trabalhos em grupo contribuirão para a compreensão dos alunos sobre a RSE na prática. Os alunos desenvolverão habilidades analíticas enquanto avaliam ética, pertinência e viabilidade de iniciativas de RSC (LO3) e propõem suas próprias soluções na implementação de RSC (LO4).

Observações / Observations


IESA Arts & Culture (Paris)

Bibliografia Principal / Main Bibliography


-Chung, T.L., Marcketti, S., and Fiore, A.M. Use of social networking services for marketing art museums. Museum Management and Curatorship, 29, 2 (2014), 188–205.

- Bakhshi, H. and Throsby, D. New technologies in cultural institutions: Theory, evidence and policy implications. International Journal of Cultural Policy, 18, 2 (2012), 205–222.

- Friedman, M., (1970), The Social Responsibility of Business is to Increase its Profits, The New York Times Magazine

- Patricia E. Norris; Paul B. Thompson (2021), Sustainability : what everyone needs to know, Oxford University Press

- Foster, Kenneth. Arts and Cultural Leadership. (2nd edition). Taylor & Francis, 2022. Journal articles:

- Crane, A. and Matten, D. (2019), Business Ethics (5th edition). Oxford, UK: Oxford University Press

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-04-02