Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
História de Arte
Departamento / Department
Departamento de História
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
--
Objetivos Gerais / Objectives
--
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Após a conclusão bem-sucedida deste módulo, os alunos devem ser capazes de:. LG1: Analisar criticamente os dilemas éticos nas organizações LG2: Avalie a estratégia de RSC de uma empresa LG3: Reconhecer os benefícios e desafios da implementação de iniciativas de RSC. LG4: Propor um plano de ação para melhorar a RSC de uma empresa ou organização
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1 : Introdução à RSE: Ética empresarial; Sustentabilidade; Responsabilidade das organizações; (In)sustentabilidade na arte 2: Tomada de decisão responsável: Teorias éticas; RSE na prática; ética pessoal 3: Gestão cultural corporativa: Pensamento Estratégico nos Negócios; Marketing responsável; Pensamento Estratégico em Organizações Artísticas e Culturais 4: Desafios comuns aos setores culturais e comerciais:Digitalização nas artes e na cultura; gestão da diversidade 5.Criando uma cultura de Sustentabilidade: Apresentações da Equipe 6. Seminário sobre Papel da RSE no patrimônio cultural 1 8: Seminário sobre o papel da RSE no patrimônio cultural 2 9. Seminário sobre Papel da RSE no patrimônio cultural 3
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem e os métodos de avaliação. Ao longo do curso, vários aspectos da RSE são explicados e apresentados por meio de dilemas éticos, que os alunos aprendem a identificar e analisar criticamente usando teorias, conceitos e abordagens relevantes. Os elementos dos programas e estratégias de RSE, bem como os desafios da sua implementação, são discutidos com base em exemplos da vida real e estudos de caso, permitindo aos alunos desenvolver autonomia na avaliação das estratégias de RSE das organizações e propor um plano de ação para a sua melhoria.
Avaliação / Assessment
A avaliação contínua em aula valerá 50% da nota total e consistirá na apresentação da equipa e na elaboração de um poster. A avaliação exigirá que os alunos vinculem a RSE ao ambiente de gestão cultural e comentem a interação entre empresas e cultura sob a perspectiva da ética empresarial. A avaliação final conta para os outros 50% da nota. Consistirá num relatório individual onde os alunos avaliam o programa de RSE de uma organização e propõem um plano de negócios para a sua melhoria.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Palestras, trabalhos em grupo e apresentações de estudos de caso, dilemas éticos e casos em vídeo
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Metodologias de Ensino-Aprendizagem (LTM): Palestras Resultados de Aprendizagem (LO): Todos Metodologias de Ensino-Aprendizagem (LTM): Trabalhos de grupo e apresentações Resultados de Aprendizagem (LO) LO2, LO3,.LO4 Metodologias de Ensino-Aprendizagem (LTM): Análise de Casos de Estudo. Meta de Aprendizagem (GL): LG2 e LG3. Através das palestras, os alunos irão adquirir conhecimentos e estruturas necessárias para analisar dilemas éticos (LO1), bem como estratégias de RSE nas organizações (LO2). Estudos de caso da vida real, casos de vídeo e trabalhos em grupo contribuirão para a compreensão dos alunos sobre a RSE na prática. Os alunos desenvolverão habilidades analíticas enquanto avaliam ética, pertinência e viabilidade de iniciativas de RSC (LO3) e propõem suas próprias soluções na implementação de RSC (LO4).
Observações / Observations
IESA Arts & Culture (Paris)
Bibliografia Principal / Main Bibliography
-Chung, T.L., Marcketti, S., and Fiore, A.M. Use of social networking services for marketing art museums. Museum Management and Curatorship, 29, 2 (2014), 188–205.
- Bakhshi, H. and Throsby, D. New technologies in cultural institutions: Theory, evidence and policy implications. International Journal of Cultural Policy, 18, 2 (2012), 205–222.
- Friedman, M., (1970), The Social Responsibility of Business is to Increase its Profits, The New York Times Magazine
- Patricia E. Norris; Paul B. Thompson (2021), Sustainability : what everyone needs to know, Oxford University Press
- Foster, Kenneth. Arts and Cultural Leadership. (2nd edition). Taylor & Francis, 2022. Journal articles:
- Crane, A. and Matten, D. (2019), Business Ethics (5th edition). Oxford, UK: Oxford University Press
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-04-02