Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04695
Acrónimo :
04695
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
--

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
10.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
229.0
Horas de Trabalho Total :
250.0h/sem

Área científica / Scientific area


História de Arte

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


--

Objetivos Gerais / Objectives


--

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período letivo desta unidade curricular, o aluno deve ser capaz de: LG1 = avaliar criticamente as implicações da pesquisa de proveniência para a história cultural; LG2 = explicar as consequências da proveniência incompleta, imprecisa ou falsa de obras para o comércio de arte e para museus; LG3 = explicar como a pesquisa de proveniência pode ajudar a remover impedimentos decorrentes da falta de informação ou poluição de informação no comércio de arte; LG4 = demonstrar uma compreensão de como os contextos curatorial, arqueológico e legal afetam a pesquisa de proveniência; LG5 = construir, revisar, consolidar e ampliar seu próprio conhecimento e compreensão por meio do uso de fontes primárias de informação sobre os temas abordados; e LG6 = iniciar e realizar pesquisas de proveniência com base em evidências obtidas em uma ampla variedade de locais, incluindo fontes on-line, levando em consideração os padrões legais e éticos abordados no curso.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I. Introdução II. Proveniência: Desenvolvimento e História de uma Questão Incômoda III. A prática e o método de pesquisa de proveniência no contexto: o "como" 4. Pesquisa de proveniência: quais padrões? V. Tutorial VI. Apresentações de classe VII. Apresentações de classe (cont.) VIII. Normas (cont.): Lei de Propriedade do Estado (Camboja, Turquia, Índia, Nepal, etc.)IX. era nazista X. Era Colonial.I. Introdução: O Colecionismo e suas Instituições.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


^Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA). Ao longo das sessões semanais de palestras e seminários, o curso usará fontes relevantes para explorar diferentes aspectos do colecionismo histórias, motivações, aspectos práticos, padrões e debates críticos atuais - cobrindo um amplo escopo geográfico e cronológico e com uma variedade de abordagens teóricas (OA1, OA3, OA4). As sessões aquelas na última parte do programa, enfocarão os padrões legais e éticos para pesquisa de proveniência e restituição (OA6). Cada sessão de seminário semanal também permitirá tempo para discussões críticas de tópicos-chave, com duas sessões dedicadas a apraesentações de alunos (OA4).

Avaliação / Assessment


Aulas expositivas, discussões baseadas em materiais jurídicos e fontes secundárias de direito, ética, história da arte, arqueologia; estudos de caso.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas expositivas, discussões baseadas em materiais jurídicos e fontes secundárias de direito, ética, história da arte, arqueologia; estudos de caso.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Aulas expositivas Objectivos de aprendizagem (OA): Todos Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Discussões baseadas em materiais jurídicos e fontes secundárias de direito, ética, história da arte, arqueologia Objectivos de aprendizagem (AO): Todos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Análise de casos de estudo Objectivos de aprendizagem (AO): Todos.

Observações / Observations


University of Glasgow

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Susan M. Crennan, Review: Asian Art Provenance Project (National Gallery of Australia, September 23, 2015)

Convention on Stolen or Illegally Exported Cultural Objects’; Christa Roodt, ‘Article 4 of the UNIDROIT Convention’ in Ana Vrdoljak, Andrzej Jakubowski, Alessandro Chechi (eds.), Oxford Commentary on the 1970 UNESCO and 1995 UNIDROIT Conventions, 2023;

Directive 2014/60/EU of the European Parliament and of the Council of 15 May 2014 on the Return of Cultural Objects Unlawfully Removed from the Territory of a Member State and amending Regulation (EU) No 1024/2012 (Recast) OJ EU L159/1, 28.5.2014 ; UNIDROIT (1995). ‘UNIDROIT

Gail Feigenbaum and Inge Reist, Provenance: An Alternate History of Art, Getty Research Institute, 2012;

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-04-02