Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Comportamento Organizacional
Departamento / Department
Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC tem com objetivo proporcionar aos alunos a aprendizagem dos principais conceitos e modelos teóricos nos domínios da ética e da sustentabilidade organizacional, essenciais para compreender e intervir sobre os dilemas e desafios que estes domínios aportam para a gestão de pessoas. Complementarmente, pretende potenciar a compreensão do papel da GRH na promoção da ética e da sustentabilidade no contexto de trabalho, abordando conteúdos relativos à incorporação dos fundamentos da ética e sustentabilidade nos processos de GRH e a adoção de abordagens contemporâneas assentes em preocupações com justiça socia e ambiental. Sendo uma UC iminentemente teórico-prática, pretende-se que o/as aluno/as adquiram conhecimento sobre os principais conceitos e modelos teóricos, mas também sobre instrumentos de diagnóstico e intervenção, que auxiliem a sua atuação nos diferentes domínios.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1: Explicar a importância da ética e da sustentabilidade na sociedade atual OA2: Descrever os principais modelos nos domínios da ética e sustentabilidade OA3: Explicar o papel da GRH enquanto embaixadora da ética e sustentabilidade na organização OA4: Diferenciar GRH verde de GRH socialmente responsável OA5: Identificar dilemas e desafios da ética e sustentabilidade para a gestão de pessoas OA6: Dar exemplos de boas práticas que garantam a empregabilidade e a existência de condições de trabalho decente OA 7: Identificar fatores promotores de ambientes de trabalho saudáveis OA 8: Explicar a importância da gestão da diversidade, inclusão e não discriminação OA 9: Dar exemplos de práticas promotoras do equilíbrio trabalho-vida OA 10: Sintetizar os fatores que condicionam o comportamento e a tomada de decisão ética nas organizações.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Módulo A: Ética e sustentabilidade A importância da ética e da sustentabilidade na sociedade contemporânea Conceitos e modelos fundamentais Módulo B: A GRH como embaixadora da ética e da sustentabilidade na organização Incorporação dos fundamentos da ética e sustentabilidade nos processos de GRH GRH verde e socialmente responsável Módulo C: Dilemas e desafios da ética e sustentabilidade para a gestão de pessoas Empregabilidade e trabalho decente Ambientes de trabalho saudáveis Gestão da diversidade, inclusão e não discriminação Equilíbrio trabalho-vida Comportamento e tomada de decisão ética nas organizações.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O Módulo A fornece conteúdos teóricos e aplicados que permitem alcançar os OA1 (explicar a importância da ética e da sustentabilidade na sociedade) e OA2 (descrever os principais modelos nesses domínios). O Módulo B fornece conteúdos teóricos e aplicados que permitem alcançar os OA3 (explicar o papel da GRH enquanto embaixadora da ética e sustentabilidade) e OA4 (diferenciar GRH verde e GRH socialmente sustentável). O Módulo C fornece conteúdos teóricos e aplicados que permitem alcançar os OA5 (identificar dilemas e desafios para a gestão de pessoas), OA6 (dar exemplos de boas práticas que garantam a empregabilidade e a existência de condições de trabalho decente), OA7 (identificar fatores promotores de ambientes de trabalho saudáveis), OA8 (explicar a importância da gestão da diversidade), OA9 (dar exemplos de práticas promotoras do equilíbrio trabalho-vida) e OA10 (sintetizar os fatores que condicionam o comportamento e a tomada de decisão ética nas organizações).
Avaliação / Assessment
A avaliação na UC segue as modalidades de avaliação previstas no RGACC, especificamente a avaliação ao longo do semestre e a avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre implica a assiduidade em, pelo menos, 80% das aulas. Compreende os seguintes instrumentos de avaliação: trabalho de grupo com relatório escrito (30%) e apresentação na aula (10%); teste escrito individual sem consulta (60%). Em cada instrumento a classificação deverá ser igual ou superior a 8 valores. A aprovação é obtida com classificação final igual ou superior a 9,5 valores. A avaliação por exame integra a realização de uma prova individual escrita sem consulta (100%). Esta corre, exclusivamente, durante o período de avaliações e incide sobre toda a matéria lecionada na UC. A aprovação é obtida com classificação igual ou superior a 9,5 valores. São admitidos/as a esta modalidade de avaliação os/as estudantes que por ela tenham optado e os/as estudantes que não tenham obtido aprovação na modalidade de avaliação ao longo do semestre. Para além do RGACC, outros documentos de referência para o processo de avaliação são o Regulamento de Estudantes com Estatuto Especial (REEE) e o Código de Conduta Académica, cuja leitura se recomenda.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo de ensino compreende aulas teórico-práticas. O trabalho autónomo ocupa 125 horas divididas entre 62 horas para estudo e exame e 63 horas para elaboração do trabalho de grupo. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência; participativas, com análise e resolução de exercícios práticos e discussão de casos; ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo; auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, que inclui leituras e exercícios.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Esta UC requer a aquisição de conceitos e quadros teóricos fundamentais para a compreensão dos diferentes conteúdos programáticos pelo que a utilização de metodologias de ensino-aprendizagem expositivas permite abranger todo os OAs. Da mesma forma, a UC requer a experimentação prática, o que é facilitado pelo uso de metodologias participativas e ativas, com análise e resolução de exercícios práticos individuais e de grupo e discussão de casos de estudo que permitem a aplicação de conhecimentos e abrange todos os OAs. A consolidação da aquisição de conhecimentos e sua aplicabilidade implica trabalho autónomo por parte do estudante, nomeadamente leitura da bibliografia aconselhada e resolução de exercícios, novamente abrangendo todos os OAs.
Observações / Observations
O uso do ChatGPT ou similar é permitido, dentro de limites éticos, para apoio à pesquisa de informação; não deve ser utilizado para criar conteúdo do relatório; o seu uso deve estar claramente indicado no relatório escrito, assim como a prompt utilizada para a geração do conteúdo. Atendendo aos limites deste tipo de ferramentas, o estudante é responsável por validar a informação fornecida pela mesma, incluído URLs e referências. Os conteúdos programáticos da UC contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 3, 5 e 8.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Ehnert, I., Harry, W., & Zink, K. J. (Eds.). (2014). Sustainability and human resource management: Developing sustainable business organizations. Springer. Köllen, T. (2021). Diversity management: A critical review and agenda for the future. Journal of Management Inquiry, 30(3), 259-272. Lopez-Cabrales, A., & Valle-Cabrera, R. (2020). Sustainable HRM strategies and employment relationships as drivers of the triple bottom line. Human Resource Management Review, 30(3), 100689. Macke, J., & Genari, D. (2019). Systematic literature review on sustainable human resource management. Journal of Cleaner Production, 208, 806-815. Omidi, A., & Dal Zotto, C. (2022). Socially responsible human resource management: a systematic literature review and research agenda. Sustainability, 14(4), 2116.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Barrena-Martínez, J., López-Fernández, M., & Romero-Fernández, P. M. (2019). Towards a configuration of socially responsible human resource management policies and practices: Findings from an academic consensus. The International Journal of Human Resource Management, 30(17), 2544-2580. Chandler, D. (2016). Strategic corporate social responsibility, 4th, Sage. Diaz‐Carrion, R., López‐Fernández, M., & Romero‐Fernandez, P. M. (2020). Sustainable human resource management and employee engagement: A holistic assessment instrument. Corporate Social Responsibility and Environmental Management, 27(4), 1749-1760. Ehnert, I., & Harry, W. (2012). Recent developments and future prospects on sustainable human resource management: Introduction to the special issue. Management Revue, 221-238. Greenwood, M. R. (2002). Ethics and HRM: A review and conceptual analysis. Journal of Business Ethics, 36, 261-278. Guerci, M., Radaelli, G., Siletti, E., Cirella, S., & Rami Shani, A. B. (2015). The impact of human resource management practices and corporate sustainability on organizational ethical climates: An employee perspective. Journal of Business Ethics, 126, 325-342. Jamali, D. R., El Dirani, A. M., & Harwood, I. A. (2015). Exploring human resource management roles in corporate social responsibility: The CSR‐HRM co‐creation model. Business Ethics: A European Review, 24(2), 125-143. Olsen, J. E., & Martins, L. L. (2012). Understanding organizational diversity management programs: A theoretical framework and directions for future research. Journal of Organizational Behavior, 33(8), 1168-1187. Pimenta, S., Duarte, A. P., & Simões, E. (2024). How socially responsible human resource management fosters work engagement: the role of perceived organizational support and affective organizational commitment. Social Responsibility Journal, , 20(2), 326-343. Simões, E., Duarte, A. P., Neves, J., & Silva, V. H. (2018). Contextual determinants of HR professionals’ self-perceptions of unethical HRM practices. European Journal of Management and Business Economics, 28(1), 90-108.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-23