Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04696
Acrónimo :
04696
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
24.0h/sem
Trabalho Autónomo :
1.0
Horas de Trabalho Total :
25.0h/sem

Área científica / Scientific area


Comportamento Organizacional

Departamento / Department


Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N/A

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular tem com objetivo proporcionar aos alunos a aprendizagem dos principais conceitos e modelos teóricos nos domínios da ética e da sustentabilidade, essenciais para compreender e intervir sobre os desafios que estes domínios aportam para a gestão de pessoas. Complementarmente, pretende potenciar a compreensão do papel da GRH na promoção da ética e sustentabilidade no contexto de trabalho.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os alunos que completem esta unidade curricular serão capazes de: OA1: Compreender os principais conceitos e modelos nos dominíos da ética e sustentabilidade OA2: Identificar e avaliar criticamente dilemas éticos e desafios da sustentabilidade no contexto de trabalho OA3: Identificar e propor intervenções relativas aos desafios da ética e sustentabilidade para a gestão de pessoas OA4: Refletir sobre o papel da GRH enquanto embaixadora da ética e sustentabilidade na organização

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1: Ética e sustentabilidade 1. A importância da ética e da sustentabilidade na sociedade atual 2. Conceitos e modelos fundamentais CP2: Dilemas e desafios para a gestão de pessoas 1. Empregabilidade e trabalho decente 2. Ambientes de trabalho saudáveis 3. Gestão da diversidade, inclusão e não discriminação 4. Equilíbrio trabalho-vida 5. Comportamento e tomada de decisão ética nas organizações CP3: A GRH como embaixadora da ética e sustentabilidade na organização 1. GRH verde e socialmente responsável 2. Incorporação dos fundamentos da ética e sustentabilidade nos processos de GRH

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1: CP1 OA2: CP2, CP3 OA3: CP2, CP3 OA4: CP3

Avaliação / Assessment


A avaliação periódica inclui: teste individual (50%) e trabalho de grupo (50%). Os alunos que não entregarem algum elemento de avaliação, que obtenham menos de 8 valores em qualquer componente, ou que tenham menos de 2/3 das presenças em sala devem realizar o exame final. Avaliação final: exame (100%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Todas as aulas serão teórico-práticas. A metodologia de ensino inclui exposição teórica (método expositivo) e uma abordagem teórico-prática com exercício, debates e casos de estudo (metodologia participativa/ativa). Tecnologias interativas (ex. Mentimeter) serão utilizadas durante as aulas para estimular o envolvimento dos alunos e a co-construção de conteúdo (metodologia participativa/ativa).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. Metodologia expositiva - Transversal a todos os OA Metodologia participativa - Transversal a todos os OA Metodologia ativa - Transversal a todos os OA Auto-estudo - Transversal a todos os OA

Observações / Observations


N/A

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Chandler, D.(2016). Strategic corporate social responsibility, 4th, Sage.

Ehnert, I., Harry, W., & Zink, K. J. (Eds.). (2014). Sustainability and human resource management: Developing sustainable business organizations. Springer.

Ehnert, I., & Harry, W. (2012). Recent developments and future prospects on sustainable human resource management: Introduction to the special issue. Management Revue, 221-238.

Greenwood, M. R. (2002). Ethics and HRM: A review and conceptual analysis. Journal of Business Ethics, 36, 261-278.

Macke, J., & Genari, D. (2019). Systematic literature review on sustainable human resource management. Journal of Cleaner Production, 208, 806-815.

Omidi, A., & Dal Zotto, C. (2022). Socially responsible human resource management: a systematic literature review and research agenda. Sustainability, 14(4), 2116.

Renwick, D. W. (Ed.). (2018). Contemporary developments in green human resource management research: Towards sustainability in action?. Routledge.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Barrena-Martínez, J., López-Fernández, M., & Romero-Fernández, P. M. (2019). Towards a configuration of socially responsible human resource management policies and practices: Findings from an academic consensus. The International Journal of Human Resource Management, 30(17), 2544-2580.

Diaz‐Carrion, R., López‐Fernández, M., & Romero‐Fernandez, P. M. (2020). Sustainable human resource management and employee engagement: A holistic assessment instrument. Corporate Social Responsibility and Environmental Management, 27(4), 1749-1760.

Guerci, M., Radaelli, G., Siletti, E., Cirella, S., & Rami Shani, A. B. (2015). The impact of human resource management practices and corporate sustainability on organizational ethical climates: An employee perspective. Journal of Business Ethics, 126, 325-342.

Jamali, D. R., El Dirani, A. M., & Harwood, I. A. (2015). Exploring human resource management roles in corporate social responsibility: The CSR‐HRM co‐creation model. Business Ethics: A European Review, 24(2), 125-143.

Köllen, T. (2021). Diversity management: A critical review and agenda for the future. Journal of Management Inquiry, 30(3), 259-272.

Lopez-Cabrales, A., & Valle-Cabrera, R. (2020). Sustainable HRM strategies and employment relationships as drivers of the triple bottom line. Human Resource Management Review, 30(3), 100689.

Olsen, J. E., & Martins, L. L. (2012). Understanding organizational diversity management programs: A theoretical framework and directions for future research. Journal of Organizational Behavior, 33(8), 1168-1187.

Pimenta, S., Duarte, A. P., & Simões, E. (2023). How socially responsible human resource management fosters work engagement: the role of perceived organizational support and affective organizational commitment. Social Responsibility Journal.ahead-of-print.

Simões, E., Duarte, A. P., Neves, J., & Silva, V. H. (2018). Contextual determinants of HR professionals’ self-perceptions of unethical HRM practices. European Journal of Management and Business Economics, 28(1), 90-108.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-04-17