Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04699
Acrónimo :
04699
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
--

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
20.0h/sem
Estágio (E) :
120.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
141.0h/sem
Trabalho Autónomo :
0.0
Horas de Trabalho Total :
141.0h/sem

Área científica / Scientific area


História

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Ter concluído pelo menos 3 semestres (90 ects) da Licenciatura em História Moderna e Contemporânea.

Objetivos Gerais / Objectives


O Estágio em História Moderna e Contemporânea (1.º ciclo) tem como objetivo geral proporcionar aos estudantes um contacto direto com as práticas profissionais e formas de intervenção no âmbito da História, na diversidade dos seus contextos e atividades. Permitirá promover, assim, formas de intervenção e aplicação ligadas às competencias e conhecimentos desenvolvidos ao longo da Licenciatura em História Moderna e Contemporânea. Tem também como objetivo promover o contacto com o mercado de trabalho e a integração profissional dos licenciados em História Moderna e Contemporânea.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem da UC são: OA1 - proporcionar a possibilidade de aplicar na prática os conhecimentos teóricos e metodológicos adquiridos durante a formação até então realizada. OA2 - Permitir aos estudantes entrar em contacto com o mercado de trabalho e, desse forma, ajudá-los a identificar objetivos futuros de carreira. OA3 - Preparar os estudantes para futuras situações de empregos, permitindo o desenvolvimento e aplicar das competências e conhecimentos adquiridos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 - Organização do processo de colocação dos estudantes em estágio. CP2 - Definição do local de estágio e do seu periodo de realização. CP 3- Formalização do estágio: elaboração de protocolo, identificação do coordenador externo, elaboração do plano de trabalho em conjunto com a instituição de acolhimento; definição dos objetivos do estágio. CP 4 - Preparação para integrar o local de estágio: sessões de orientação. CP 5 - Integração nas atividades regulares da organização de acolhimento. CP 6 - Relatório de estágio sobre o trabalho realizado que inclua a carcaterização da organização onde decorreu o estágio. CP 7 - Exposição seminarial sobre as atividades desenvolvidas no âmbito do estágio e balanço crítico.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos estão estruturados de forma a que o estudante tenha acompanhamento em todos os momentos, desde a escolha da entidade onde irá realizar o estágio, passando pela integração no local de estágio e suas actividades, terminando com a refçexão sobre o estágio em forma de relatório final. Assim, todos os objetivos da UC são atingidos

Avaliação / Assessment


A avaliação será feita com base em dois elementos: 1 - Plano de estágio (1-2 páginas) + Relatório Final de estágio (10 - 15 páginas) realizado pelo / a estudante - peso na avaliação final: 50%. 2 – Avaliação da atividade desenvolvida pelo estudante realizada pela entidade de acolhimento do estágio, através do preenchimento de um questionário – peso na avaliação final: 50%.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias de ensino assentam no ajuste entre a formação científica com uma formação aplicada em contexto profissional de trabalho de acordo com as opções definidas pelo estudante.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino são implementadas pelo docente responsável pela UC e pelo orientador de estágio no local de acolhimento. Elas colaboram para que o estudante, defina e concretize uma experiência que lhe permita a aplicação de conhecimentos e o desenvolvimento de competências adquiridas na licenciatura em História Moderna e Contemporânea, concte com o mercado de mercado e possa perspetivas situações futuras de atuação profisisonal.

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-04-29