Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04701
Acrónimo :
04701
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
24.0h/sem
Trabalho Autónomo :
1.0
Horas de Trabalho Total :
25.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular tem como principal objetivo proporcionar aos alunos competências para a gestão da mudança através da gestão do capital intelectual, nos domínios da estratégia, inovação e sustentabilidade.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


01. Compreender a importância da gestão do capital intelectual como fator mobilizador de inovação, competitividade e a sustentabilidade. 02. Aplicar conceitos gestão do capital intelectual no contexto de gestão da mudança. 03. Analisar diferentes métodos de reporte e medição do capital intelectual e seus impactos na mudança organizacional.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Fundamentos da gestão do capital intelectual e da mudança 2. Ativos do capital intelectual (capital humano, capital estrutural, capital relacional, redes e tecnologias) 3. Gestão da mudança e inovação 4. Gestão do capital intelectual e capacidades dinâmicas 5. Gestão do capital intelectual na sustentabilidade 6. Reporte e auditoria na gestão da mudança

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos teóricos encontram-se associados ao OA1, que refere a importância de compreender a gestão do capital intelectual como fator de inovação, competitividade e sustentabilidade. A gestão do capital humano, estrutural e relacional, bem como das redes e tecnologias, está ligada ao OA2, que se concentra na aplicação de conceitos de gestão do capital intelectual no contexto de gestão da mudança. O reporte e auditoria na gestão da mudança está relacionado ao OA3, que aborda a análise de diferentes métodos de reporte e medição do capital intelectual e seus impactos na mudança organizacional.

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre: - Trabalho de grupo - 35% - nota mínima 10 - Elaboração individual de uma comunicação ou estudo de caso - 55% - nota mínima 10 - Assiduidade e participação nas aulas – 10% Mínimo de 2/3 de presenças Avaliação final: - Exame - 100% - nota mínima 10

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O método pedagógico enfatiza a aprendizagem ativa e interativa. As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento dos alunos, promovendo a autonomia na procura de soluções para problemas identificados. O processo prevê o modelo 'flipped classroom', em que os temas trabalhados em aula são previamente preparados com base nos materiais indicados. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Aulas expositivas, trabalho de grupo, análise de casos de estudo, participação em seminários com convidados. O estudo autónomo será essencial para a aprendizagem durante as aulas (estudo de conceitos teóricos e teorias com base em recomendações).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta unidade curricular requer conceitos teóricos fundamentais para a compreensão dos diferentes conteúdos programáticos, pelo que as aulas teóricas permitem abranger todos os objetivos de aprendizagem (OA1, OA2, OA3). A análise de casos de estudo possibilita a aplicação prática dos conhecimentos, ligando-se diretamente aos objetivos de aprendizagem OA2 e OA3. O trabalho de grupo promove a colaboração e a troca de ideias, essenciais para a aplicação e análise de conceitos complexos, contribuindo para os objetivos OA2 e OA3. As aulas teórico-práticas permitem a experimentação prática e a aplicação de conhecimentos, o que também implica trabalho autónomo por parte do estudante.

Observações / Observations


Os ODS escolhidos correspondem aos principais desafios a abordar na Unidade Curricular. Os estudantes abrangidos pelo “Regulamento Interno dos Estudantes com Estatuto Especial” deverão contactar o docente da UC na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. A utilização de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) na produção de conteúdos (como o ChatGPT) não são permitidas, a não ser que o professor as autorize.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Dalkir, K. (2023). Knowledge Management in Theory and Practice (4th ed.). Cambridge, Massachusetts: The MIT Press. - Cameron, E., & Green, M. (2019). Making Sense of Change Management: A Complete Guide to the Models, Tools, and Techniques of Organizational Change (5th ed.). Kogan Page. - Matos, F., Selig, P., & Henriqson, E. (2022). Resilience in a Digital Age: Global Challenges in Organisations and Society. Springer International Publishing. - Matos, F., Vairinhos, V., Selig, P., & Edvinsson, L. (2019). Intellectual Capital Management as a Driver of Sustainability: Perspectives for Organizations and Society. Springer International Publishing.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Kotter, J. P., & Rathgeber, H. (2016). Our Iceberg Is Melting: Changing and Succeeding Under Any Conditions. Penguin Putnam. - Kotter, J. P. (1996). Leading Change. Harvard Business School Press. - Matos, F., Vairinhos, V., Salavisa, I., Edvinsson, L., & Massaro, M. (2020). Knowledge People and Digital Transformation: Approaches for a Sustainable Future. Springer International Publishing. - Nonaka, I., & Takeuchi, H. (1995). The Knowledge-Creating Company: How Japanese Companies Create the Dynamics of Innovation. Oxford University Press. - Stewart, T. (1997). Intellectual Capital: The New Wealth of Organizations. New York: Doubleday/Currency. - Ordóñez de Pablos, P., & Edvinsson, L. (2020). Intellectual Capital in the Digital Economy (1st ed.). Routledge.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-29