Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular tem como principal objetivo proporcionar aos alunos competências para a gestão da mudança através da gestão do capital intelectual, nos domínios da estratégia, inovação e sustentabilidade.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
01. Compreender a importância da gestão do capital intelectual como fator mobilizador de inovação, competitividade e a sustentabilidade. 02. Aplicar conceitos gestão do capital intelectual no contexto de gestão da mudança. 03. Analisar diferentes métodos de reporte e medição do capital intelectual e seus impactos na mudança organizacional.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Fundamentos da gestão do capital intelectual e da mudança 2. Ativos do capital intelectual (capital humano, capital estrutural, capital relacional, redes e tecnologias) 3. Gestão da mudança e inovação 4. Gestão do capital intelectual e capacidades dinâmicas 5. Gestão do capital intelectual na sustentabilidade 6. Reporte e auditoria na gestão da mudança
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
OA:1 - CP: 1, 2,3 OA:2 - CP: 4,5 OA:3 - CP: 6
Avaliação / Assessment
Avaliação contínua: - Trabalho de grupo - 45% - nota mínima 10 - Elaboração individual de uma comunicação ou de um caso de estudo - 45% - nota mínima 10 - Assiduidade e participação nas aulas – 10%. Avaliação Final: - Exame - 100% - nota mínima 10 valores
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Aulas expositivas, trabalho de grupo e análise de casos de estudo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Aulas expositivas Objetivos de aprendizagem (OA): Todos Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Análise de casos de estudo Objetivos de aprendizagem (OA): OA2 e OA3 Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Trabalho de grupo Objetivos de aprendizagem (OA): OA2 e OA3
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Dalkir, K. (2023) Knowledge Management in Theory and Practice, 4th edition. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press
Cameron, Esther, Green, Mike (2019) Making Sense of Change Management: A Complete Guide to the Models, Tools and Techniques of Organizational Change, 5th edition. Kogan Page
Matos, F., Selig, P., & Henriqson, E. (2022) Resilience in a Digital Age: Global Challenges in Organisations and Society. Springer International Publishing
Matos, F., Vairinhos, V., Selig, P., & Edvinsson, L. (2019) Intellectual Capital Management as a Driver of Sustainability: Perspectives for Organizations and Society: Perspectives for Organizations and Society. Springer International Publishing
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Kotter, J.P. and Rathgeber, H. (2016) Our Iceberg Is Melting: Changing and Succeeding Under Any Conditions. Penguin Putnam.
Kotter, J. P. (1996). Leading Change. Harvard Business School Press.
Matos, F., Vairinhos, V., Salavisa, I., Edvinsson, L., Massaro, M (2020) Knowledge, People, and Digital Transformation: Approaches for a Sustainable Future. Springer International Publishing
Nonaka, I.; Takeuchi, H. (1995). The Knowledge-Creating Company: How Japanese Companies Create the Dynamics of Innovation. Oxford University Press
Stewart, T. (1997). Intellectual capital: the new wealth of organizations. New York: Doubleday / Currency
Ordóñez de Pablos, P., Edvinsson, L. (2020) Intellectual Capital in the Digital Economy. 1st Edition. Routledge, London
Data da última atualização / Last Update Date
2024-04-22