Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04701
Acrónimo :
04701
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
24.0h/sem
Trabalho Autónomo :
1.0
Horas de Trabalho Total :
25.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular tem como principal objetivo proporcionar aos alunos competências para a gestão da mudança através da gestão do capital intelectual, nos domínios da estratégia, inovação e sustentabilidade.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


01. Compreender a importância da gestão do capital intelectual como fator mobilizador de inovação, competitividade e a sustentabilidade. 02. Aplicar conceitos gestão do capital intelectual no contexto de gestão da mudança. 03. Analisar diferentes métodos de reporte e medição do capital intelectual e seus impactos na mudança organizacional.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Fundamentos da gestão do capital intelectual e da mudança 2. Ativos do capital intelectual (capital humano, capital estrutural, capital relacional, redes e tecnologias) 3. Gestão da mudança e inovação 4. Gestão do capital intelectual e capacidades dinâmicas 5. Gestão do capital intelectual na sustentabilidade 6. Reporte e auditoria na gestão da mudança

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA:1 - CP: 1, 2,3 OA:2 - CP: 4,5 OA:3 - CP: 6

Avaliação / Assessment


Avaliação contínua: - Trabalho de grupo - 45% - nota mínima 10 - Elaboração individual de uma comunicação ou de um caso de estudo - 45% - nota mínima 10 - Assiduidade e participação nas aulas – 10%. Avaliação Final: - Exame - 100% - nota mínima 10 valores

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Aulas expositivas, trabalho de grupo e análise de casos de estudo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Aulas expositivas Objetivos de aprendizagem (OA): Todos Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Análise de casos de estudo Objetivos de aprendizagem (OA): OA2 e OA3 Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Trabalho de grupo Objetivos de aprendizagem (OA): OA2 e OA3

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Dalkir, K. (2023) Knowledge Management in Theory and Practice, 4th edition. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press

Cameron, Esther, Green, Mike (2019) Making Sense of Change Management: A Complete Guide to the Models, Tools and Techniques of Organizational Change, 5th edition. Kogan Page

Matos, F., Selig, P., & Henriqson, E. (2022) Resilience in a Digital Age: Global Challenges in Organisations and Society. Springer International Publishing

Matos, F., Vairinhos, V., Selig, P., & Edvinsson, L. (2019) Intellectual Capital Management as a Driver of Sustainability: Perspectives for Organizations and Society: Perspectives for Organizations and Society. Springer International Publishing

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Kotter, J.P. and Rathgeber, H. (2016) Our Iceberg Is Melting: Changing and Succeeding Under Any Conditions. Penguin Putnam.

Kotter, J. P. (1996). Leading Change. Harvard Business School Press.

Matos, F., Vairinhos, V., Salavisa, I., Edvinsson, L., Massaro, M (2020) Knowledge, People, and Digital Transformation: Approaches for a Sustainable Future. Springer International Publishing

Nonaka, I.; Takeuchi, H. (1995). The Knowledge-Creating Company: How Japanese Companies Create the Dynamics of Innovation. Oxford University Press

Stewart, T. (1997). Intellectual capital: the new wealth of organizations. New York: Doubleday / Currency

Ordóñez de Pablos, P., Edvinsson, L. (2020) Intellectual Capital in the Digital Economy. 1st Edition. Routledge, London

Data da última atualização / Last Update Date


2024-04-22