Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Competências Transversais
Departamento / Department
Núcleo de Competências Transversais
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica.
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos, no final desta unidade curricular (UC) estejam familiarizados com a utilização de um programa de análise estatistica de acesso livre, o JAMOVI, no que se refere à criação e gestão de uma base de dados, transformação de variáveis, construção de gráficos e cálculo dos indicadores estatísticos de exploração de dados.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Proporcionar aos alunos as seguintes aprendizagens: OA1: Desenvolvimento de competências para importação e construção de bases de dados usando o JAMOVI. OA2: Desenvolvimento de competências básicas de transformação e construção de variáveis. OA3: Desenvolvimento de competências básicas de análise descritiva de dados.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Introdução ao Jamovi 1.1. Apresentação do programa 1.2. Construção de uma base de dados em Jamovi 1.3. Importação de dados 1.4. Instalação de módulos adicionais da biblioteca Jamovi 1.5. Transformação de variáveis 1.5.1. Recodificação de variáveis 1.5.2. Construção de novas variáveis 2. Instrumentos básicos de análise de dados 2.1. Análise univariada: Frequências, Gráficos e Medidas de síntese 2.2. Análise bivariada: Tabelas de contingência, Gráficos e tabelas de medidas síntese.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Os objetivos de aprendizagem (OA) definidos para esta UC são concretizados em conteúdos programáticos (especificados nos seus diversos pontos) conforme as ligações seguintes: OA1: Pontos 1.1 | 1.2 | 1.3 | 1.4 OA2: Pontos 1.5.1 | 1.5.2 OA3: Pontos 2.1 | 2.2
Avaliação / Assessment
Existem duas modalidades de avaliação: 1. Avaliação ao longo do semeste: Obriga a uma assiduidade mínima obrigatoria a 2/3 das sessões. A nota final resulta de duas componentes: a) Participação em aula: avalia a presença, envolvimento e contributo individual dos estudantes nas discussões e atividades em sala de aula (15%); b) Relatório escrito final: trata-se de um relatório síntese, orientado para a apresentação, interpretação e discussão de um conjunto organizado de resultados, no qual devem ser aplicadas as ferramentas estatísticas de análise de dados abordadas ao longo do curso, com recurso ao Jamovi. Tem uma nota mínima de 8 valores (85%). 2. Avaliação por exame - Inclui uma componente teórica e uma componente prática. A nota final resulta das duas componentes: a) Teste de escolha múltipla (50%) b) Teste prático com recurso ao Jamovi (50%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
"A metodologia de ensino-aprendizagem desenvolve-se através de aulas teórico-práticas, orientadas para o trabalho prático, com recurso ao Jamovi. As aulas incluem alguma componente expositiva de apresentação de conceitos, com vista à transmissão do enquadramento teórico das atividades a realizar pelos estudantes. Os exercícios práticos proporcionarão aos estudantes a oportunidade de aplicar de forma contextualizada as competências adquiridas e usar as ferramentas de análise estatística como auxiliar da produção de conhecimento. A aprendizagem será facilitada pela utilização de recursos disponibilizados pela equipa docente, bem como pela disponibilização de recursos online, como sejam artigos, vídeos e tutoriais. A dinâmica em sala de aula assenta na interação entre o/a docente e os estudantes, sendo estes últimos chamados a ter uma participação ativa o que possibilitará o permanente esclarecimento de dúvidas. A concretização dos objetivos da unidade curricular faz-se por meio da participação dos estudadas aulas teórico-práticas e pelo trabalho individual dos estudantes. Este trabalho individual consiste num conjunto de atividades, incluindo, para cada estudante a frequência e participação efetiva nas aulas e a realização de exercícios práticos, utilizando o Jamovi."
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino adotadas estão alinhadas com os objetivos de aprendizagem da UC, uma vez que integram a teoria e a prática no desenvolvimento das competências de análise exploratória de dados com recurso ao software Jamovi. A componente expositiva das aulas fornece o conhecimento teórico de utilização do software e de estatística descritiva, enquanto os exercícios práticos proporcionam aos estudantes a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido e desenvolver competências ao nível da utilização do software a par de competências básicas de análise descritiva de dados. A avaliação, que inclui a participação em aula e a escrita de um relatório final usando o Jamovi, permite a aquisição e aplicação dos conhecimentos, aptidões e competências desenvolvidas ao longo da UC, potenciando o desenvolvimento integral dos estudantes e capacitando-os para a utilização de uma ferramenta estatística de análise de dados, bem como para a sumarização, interpretação e apresentação dos resultados estatísticos obtidos.
Observações / Observations
·
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Links úteis: https://www.youtube.com/watch?v=mZomeS0tLxY (Full tutorial) https://lsj.readthedocs.io/pt/latest/Other/Prologue.html
Navarro DJ and Foxcroft DR (2022). learning statistics with jamovi: a tutorial for psychology students and other beginners. (Version 0.75). DOI: 10.24384/hgc3-7p15
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Sanchez, C. (2021). Descriptive and Inferential Statistics with JAMOVI. Lambert, Academic Publishing
Machan, L. (2021). Jamovi For Psychologists. BLOOMSBURY PUBLISHING PLC.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-04-23