Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04703
Acrónimo :
04703
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
2.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
12.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
13.0h/sem
Trabalho Autónomo :
37.0
Horas de Trabalho Total :
50.0h/sem

Área científica / Scientific area


Competências Transversais

Departamento / Department


Núcleo de Competências Transversais

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


A UC procura apoiar os estudantes para uma transição bem-sucedida para o mercado de trabalho, preparando-os para os desafios e oportunidades do mundo profissional em constante mudança. O objetivo geral é favorecer o autoconhecimento através da identificação, valorização e promoção dos pontos fortes e áreas de desenvolvimento, bem como as condições para que possam traçar um plano de carreira alinhado com as suaa metas pessoais e valores. A reflexão crítica, a criatividade, a resolução de problemas, a comunicação eficaz, o trabalho em equipa e a adaptabilidade são alguns dos atributos essenciais que se procurará fomentar, enquanto traços cruciais de capacitação para fazerem escolhas e serem escolhidos. As atividades a desenvolver focam os eixos principais que devem estar presentes na procura ativa de trabalho, fazendo uma triangulação entre recursos e orientações de que os próprios são portadores e possíveis oportunidades ou áreas de interesse.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Desenvolver competências de identificação e valorização dos recursos pessoais de conhecimentos técnicos e relacionais. OA2. Conhecer os processos e contextos de procura de emprego. OA3. Saber preparar um processo formal de candidatura a uma posição profissional. Os objetivos de aprendizagem serão alcançados através de atividades práticas e reflexivas, apoiadas num método de ensino ativo e participativo, que privilegia a aprendizagem experiencial. As aulas serão compostas por uma variedade de atividades, tais como: • Discussões em grupo; • Simulações; • Estudos de caso; • Análise de vídeos e textos; • Apresentações de projetos; • Reflexão individual.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1: Autoconhecimento e participação no Mercado: - Auto-avaliar competências e interesses: identificar pontos fortes, áreas a melhorar e competências transferíveis. - Desenvolver um plano de carreira personalizado: alinhado com objetivos, interesses e oportunidades. CP2: O Mercado de Trabalho: - Compreensão das dinâmicas, tendências e setores do mercado de trabalho para tomar decisões profissionais informadas. - Identificar e valorizar os princípios de trabalho digno. - Identificar e explorar plataformas de procura de trabalho para pesquisar oportunidades relevantes. CP3: Construir um Perfil Profissional: - Criar um perfil público: construir CV e rede de contactos através de eventos de networking, comunidades online e associações industriais. - Planear o processo de candidatura a um trabalho: da identificação de oportunidades à preparação para entrevistas. - Atualizar regularmente o perfil profissional online para refletir o desenvolvimento e as realizações em curso.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A UC "Competências para o Mercado de Trabalho" oferece um programa estruturado e metodologias ativas que garantem a coerência entre objetivos e conteúdos. Através da autoavaliação (CP1), os estudantes identificam os seus pontos fortes e áreas de desenvolvimento, construindo um perfil profissional sólido para uma transição bem-sucedida no mercado de trabalho. No CP2, compreendem as caraterísticas, necessidades e tendências do mercado, direcionando os seus esforços para as oportunidades mais adequadas. Já o CP3 guia-os na construção de um perfil atrativo e competitivo, incluindo CV, rede de contatos e planeamento estratégico de candidaturas. As metodologias ativas e participativas, como discussões em grupo, simulações, estudos de caso, análise de vídeos e textos, apresentações de projetos e reflexão individual, proporcionam aos estudantes oportunidades para desenvolverem as competências essenciais para o mercado de trabalho de forma prática, reflexiva e mobilizada.

Avaliação / Assessment


1. Balanço de Competências e Documentação Profissional (25%): Atividade 1.1: Autoavaliação e Avaliação de Competências (12,5%) Objetivo: Identificar pontos fortes, áreas de desenvolvimento, competências técnicas e relacionais. Atividade 1.2: Elaboração de Currículo Vitae e Carta de Motivação (12,5%) Objetivo: Elaborar CV e CM adequados às vagas de interesse, com clareza, objetividade, concisão e destaque das qualificações. 2. Criação de Perfil Profissional e Rede de Contatos (25%): Atividade 2.1: Criação de Perfil em Plataforma Online (12,5%) Objetivo: Criar um perfil completo com informações relevantes, clareza, profissionalismo e atratividade. Atividade 2.2: Construção de Rede de Contactos (12,5%) Objetivo: Desenvolver estratégias para construir e ampliar e diversificar a rede de contatos, com relevância para os objetivos profissionais. b) trabalho de grupo (50%) [Os grupos integram até 4 pessoas e são constituídos de forma aleatória] 3. Simulações de Etapas do Processo de Recrutamento (25%): Atividade 3.1: Dinâmicas de Grupo (12,5%) Objetivo: Desenvolver competências de comunicação, trabalho em equipa, resolução de problemas e adaptabilidade, com foco na colaboração, comunicação clara, solução criativa de problemas e adaptabilidade. Atividade 3.2: Entrevista de Seleção (12,5%) Objetivo: Praticar entrevista de seleção, com foco na comunicação verbal e não verbal, postura, capacidade de responder a perguntas, destacar pontos fortes e demonstrar interesse na vaga. 4. Clareza e Objetividade dos Materiais Produzidos (25%) Atividade 4.1: Análise do dossiê de Materiais Produzidos (25%) Objetivo: Avaliar a clareza, objetividade, adequação à formatação, organização das ideias, coesão, coerência textual, ortografia e gramática dos materiais produzidos. Considerações Gerais: ao longo do semestre será dado o feedback individualizado sobre o desempenho em cada atividade. Para concluir a UC na modalidade de avaliação ao longo do semestre o/a estudante tem de estar presente em 75% das aulas, e não pode obter menos de 7 em qualquer uma das componentes de avaliação. Avaliação final (100%) Ainda que não seja recomendado, é possível optar pela avaliação final, através de uma prova escrita presencial. Se obtiver acima de 8 valores na componente de prova escrita, a avaliação final pode ainda implicar, por decisão do/a docente, uma discussão oral (a realizar-se, esta componente oral tem um peso na avaliação final de 40%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC Competências para o Mercado de Trabalho visa preparar os estudantes para uma transição e integração bem-sucedida no mercado de trabalho. Para alcançar este objetivo geral, a UC adota um modelo pedagógico ativo, participativo e centrado no estudante, utilizando metodologias de ensino e aprendizagem que promovem o desenvolvimento de diferentes áreas do conhecimento e competências. As metodologias de Ensino têm como meta assegurar aulas expositivas dinâmicas, incluindo i. Apresentação de conteúdos teóricos de forma clara e concisa, utilizando recursos audiovisuais que estimulam a participação ativa dos estudantes; ii. Discussões em Grupo e debates sobre temas relevantes para a UC, incentivando a troca de ideias, a argumentação e a construção do conhecimento coletivo; iii. Simulações e estudos de caso, envolvendo a criação de cenários reais ou fictícios do mercado de trabalho, permitindo aos estudantes aplicar os seus conhecimentos em situações práticas; iv. Dinâmicas de Grupo apoiadas em Jogos e atividades que estimulam a comunicação, o trabalho em equipa, a resolução de problemas e a criatividade; v. Análise de vídeos e textos apoiada na reflexão crítica sobre diferentes materiais audiovisuais e textuais relacionados com as competências para o mercado trabalho (incluindo nestes materiais a visualização do curso online de Competência para o Mercado de Trabalho). Apresentações de Projetos: Desenvolvimento e apresentação de projetos individuais ou em grupo, promovendo a aprendizagem por pesquisa e a capacidade de comunicação eficaz. Reflexão Individual: Momentos de reflexão individual sobre as aprendizagens adquiridas quanto aos desafios e oportunidades do mercado de trabalho e aos recursos pessoais para melhor lhes responder. Em termos gerais, as metodologias de ensino colocam o estudante no centro do processo de aprendizagem, incentivando a sua proatividade, autonomia e responsabilidade. As metodologias de ensino utilizadas promovem a construção ativa do conhecimento, através da participação dos estudantes nas aulas, nas atividades e nos projetos. Estas metodologias de ensino e aprendizagem estão em consonância com o modelo pedagógico institucional, que valoriza a formação integral dos estudantes, o desenvolvimento de competências transversais e a preparação para os desafios do mundo contemporâneo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


"As metodologias de ensino utilizadas na UC demonstram coerência com os três objetivos de aprendizagem (OA) da UC: OA1: Desenvolver competências de identificação e valorização dos recursos pessoais de conhecimentos técnicos e relacionais: • Discussões em grupo, simulações e estudos de caso: Permitem aos estudantes autoavaliar as suas capacidades, identificar os seus pontos fortes e as áreas de desenvolvimento e valorizar recursos pessoais de conhecimentos técnicos e relacionais. • Análise de vídeos e textos: Estimulam a reflexão crítica sobre as competências necessárias para o mercado de trabalho, desenvolvendo a capacidade de identificar e valorizar os seus próprios recursos. • Apresentações de projetos: Promovem a aplicação prática dos conhecimentos e a valorização das competências de comunicação e trabalho em equipa, essenciais para o sucesso no mercado de trabalho. • Reflexão individual: Suscita momentos de autoanálise e reflexão sobre as aprendizagens adquiridas, permitindo aos estudantes conscientizar-se dos seus recursos pessoais e desenvolver estratégias para os melhorar. OA2: Conhecer os processos e contextos de procura de emprego: • Simulações e estudos de caso: Permitem aos estudantes experienciar diferentes situações de procura de trabalho, como entrevistas de seleção e dinâmicas de grupo, desenvolvendo as suas competências de pesquisa e análise do mercado de trabalho. • Análise de vídeos e textos: Fornecem aos estudantes informações atualizadas sobre os processos e contextos de procura de emprego, incluindo as tendências do mercado de trabalho e as expetativas dos empregadores. • Apresentações de projetos: Incentivam os estudantes a pesquisar e a analisar diferentes oportunidades de emprego, desenvolvendo as suas competências de argumentação para apresentar qualificações pessoais. • Reflexão individual: Promovem a reflexão crítica sobre os desafios e oportunidades do mercado de trabalho, permitindo aos estudantes desenvolver estratégias para a procura de trabalho. OA3: Saber preparar um processo formal de candidatura a uma posição profissional: • Elaboração de CV e carta de apresentação: Orienta a construção de documentos profissionais que destaquem as suas qualificações e experiências. • Criação de perfil profissional online: Auxilia na criação de uma presença profissional online, que pode ser utilizada para networking e procura de oportunidades. • Simulações de entrevistas de seleção: Permitem aos estudantes planear e ensaiar a apresentação pessoal e argumentação. • Apresentações de projetos: Promovem a aplicação prática dos conhecimentos e a valorização das cmpetências de comunicação e trabalho em equipa. • Reflexão individual: Momentos de autoanálise e reflexão sobre o processo de candidatura, permitindo aos estudantes identificar áreas de melhoria e desenvolver estratégias para otimizar as suas candidaturas.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Caetano, A., Vala, J. (2007). Gestão de Recursos Humanos: Contextos, Perocessos e Técnicas, Editora RH. Neves, J., Garrido, M., Simões, E. (2015). Manual de Competências Pessoais, Interpessoais e Instrumentais: Teoria e Prática. Edições Sílabo. OIT. (2019). Trabalhar para um Futuro Melhor – Comissão Mundial sobre o Futuro do Trabalho. Organização Internacional do Trabalho. Corbanese, V., Rosas, G. (2014). Pesquisar o mercado de trabalho: Técnicas de procura de emprego para os jovens. OIT, Gabinete de Estratégia e Planeamento

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Figler, H. (1988). The complete job-search handbook. New York. Holt. ILO (2013). Decent work indicators guidelines for producers and users of statistical and legal framework indicators. Geneva. Le Bras, F. (1998). Os dez segredos de um bom currículum vitae. Publicações Europa-América. Lipman, B. (1983). The professional job search program. New York. Willey & Sons. Moreira, T.S., Dray, G. & Neves L (Orgs.) (2022). Livro Verde sobre o Futuro do Trabalho. GEP/ MTSS. OIT. (2021). Ajustar as competências e a aprendizagem ao longo da vida para o futuro do trabalho. OIT. (2020). Guia sobre como e porquê recolher e utilizar dados sobre as relações laborais. OIT. Genebra. OIT. (2009). Declaração da OIT sobre Justiça Social para uma Globalização Justa. Conferência Internacional do Trabalho, 97ª Sessão. Organização Internacional do Trabalho.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-10-08