Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Competências Transversais
Departamento / Department
Núcleo de Competências Transversais
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica
Objetivos Gerais / Objectives
A presente Unidade Curricular visa fornecer os conhecimentos e ferramentas necessários para compreender e lidar com as questões relacionadas com diversidade no mercado de trabalho, num contexto onde os estudantes (atuais e/ou futuros trabalhadores) deverão estar preparados para intervir e comunicar com entidades, colegas de trabalho e outros significativos com diferentes culturas, origens e perspectivas. A UC procura fornecer aos estudantes os conhecimentos teóricos e concetuais básicos sobre a diversidade no mercado de trabalho, promover o desenvolvimento de competências interpessoais e de comunicação para lidar com essa diversidade em contexto de trabalho, sensibilizar para a importância da inclusão e da equidade e preparar os estudantes (futuros trabalhadores) para atuarem como agentes de mudança, contribuindo através da sua atuação para a criação de ambientes de trabalho mais inclusivos e equitativos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da Unidade Curricular, os alunos serão capazes de: OA1. Compreender a Diversidade no Mercado de Trabalho (DMT): - Definir DMT e a sua importância para as organizações. - Identificar os impactos da DMT na missão, funcionamento e capacidade de atuação das organizações. OA2. Desenvolver Competências Culturais para atuar em contextos de trabalho pautados pela diversidade - Reconhecer os parâmetros e processos que contribuem para a diversidade cultural. - Compreender as diferenças em tradições, costumes, práticas e perspectivas. OA3. Lidar com Desafios da DMT: - Identificar preconceitos e estereótipos relacionados com a DMT. - Desenvolver estratégias para reconhecer e mitigar os seus efeitos. - Fomentar ambientes de trabalho inclusivos e equitativos. OA4. Comunicar e Colaborar na Diversidade: - Adquirir e aplicar competências de comunicação verbal e não verbal em contextos diversos. - Reconhecer e aproveitar a DMT para aumentar a criatividade, inovação e resolução de problemas.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Conceitos Fundamentais da DMT - DMT: definições, tipos, importância para as organizações. Conceitos: discriminação, preconceito, estereótipos, assédio, legislação e políticas públicas. CP2. Competências Interculturais - Parâmetros e processos da diversidade cultural. - Diferenças em tradições, costumes e perspectivas. - Impacto da cultura na comunicação e interação. CP3. Enfrentando os Desafios da DMT - Identificação de preconceitos e estereótipos. - Impactos negativos da discriminação e do preconceito. - Estratégias para reconhecer e mitigar os seus efeitos. CP 4: Comunicação e Colaboração em Contextos Diversos - Competências de comunicação verbal e não verbal em contextos diversos. - Estratégias para comunicação eficaz em equipas multiculturais. - O papel da diversidade na criatividade, inovação e resolução de problemas.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A estrutura da UC assegura a coerência entre os conteúdos programáticos e os objetivos da UC: CP1: Fornece conhecimentos teóricos sobre DMT, sensibilizando para a importância da inclusão e da equidade, e prepara os alunos para atuar como agentes de mudança. CP2: Desenvolve competências interpessoais e de comunicação para lidar com a diversidade, capacita os alunos para intervir e comunicar com diferentes culturas, e prepara-os para atuar em ambientes de trabalho mais inclusivos e equitativos. CP3: Promove o desenvolvimento de competências para lidar com a diversidade, prepara os alunos para atuar como agentes de mudança na criação de ambientes de trabalho mais inclusivos e equitativos, e sensibiliza para a importância da inclusão e da equidade. CP4: Desenvolve competências interpessoais e de comunicação para lidar com a diversidade, capacita os alunos para intervir e comunicar com diferentes culturas, e prepara-os para atuar em ambientes de trabalho mais inclusivos e equitativos.
Avaliação / Assessment
A Avaliação ao Longo do Semestre inclui as seguintes componentes: 1) Participação nas Aulas (15%). Critérios de avaliação: Registos de assiduidade e pontualidade; Participação ativa nas discussões em sala de aula; Demonstração de interesse e conhecimento sobre os temas abordados; Demonstração de trabalho autónomo de preparação para a resposta aos exercícios. 2) Trabalho de grupo (45%): Os estudantes deverão organizar-se em grupos (duas a três a pessoas) e desenvolver um projeto prático relacionado com a diversidade no mercado de trabalho. O projeto poderá envolver a pesquisa de um tema específico, a criação de materiais informativos ou a realização de uma campanha de sensibilização . Critérios de avaliação: 2.1 Componente escrita (30%): Qualidade do conteúdo do projeto; Originalidade e criatividade na abordagem do tema; Clareza da escrita e fundamentação teórica e substnativa; 2.2 Componente oral (15%): Demonstração de trabalho em equipa e colaboração entre os membros do grupo; Clareza e concisão na apresentação do projeto; Domínio do tema e capacidade de responder a perguntas. 3) A avaliação dos contributos de cada estudante para o resultado do trabalho final realizado em equipa inclui uma componente de autoavaliação e a coavaliação (25%): seguindo um guião previamente definido pelo/a docente, cada estudante realizará um relatório de até três paginas, no qual deve clarificar qual o seu contributo e de cada um dos seus colegas para a elaboração do trabalho em equipa; em que consistiu a sua colaboração; que desafios enfrentou de comunicação, como é que estes influenciaram a conceção e o que resultou do trabalho final. ete relatório inclui ainda um balanço sobre as aprendizagens adquiridas nesta Unidade Curricular e eventuais propostas de melhoria Procura-se assim permitir que os estudantes reflitam sobre as suas próprias aprendizagens e que recebam feedback dos seus colegas. 4) Teste Escrito Tipo Americano (15%). O teste visa avaliar o conhecimento adquirido pelos estudantes em relação aos conceitos e temas abordados na UC. Será composto por questõesde resposta curta ou dissertativa e perguntas de múltipla escolha. Considerações Gerais: na avaliação ao longo do semestre será dado o feedback individualizado sobre o desempenho em cada atividade. Para concluir a UC nesta modalidade o estudante tem de estar presente em 75% das aulas e obter pelo menos 7 valores em cada uma das componentes de avaliação.. Avaliação final Ainda que não seja recomendado, é possível optar pela avaliação final através de um trabalho escrito individual segundo um tema e guião oportunamente enviado pelo/a docente. Esta componente de prova escrita é complementada com uma discussão oral (cotação 60% e 40%, respetivamente). Para fazer a discussão oral o/a estudante tem de obter obter pelo menos 8 valores na prova escrita.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A Unidade Curricular (UC) Diversidade no Mercado de Trabalho (DMT) baseia-se num modelo pedagógico ativo e participativo, focado no desenvolvimento de competências práticas e na aplicação de conhecimentos em situações reais. O objetivo é que os estudantes construam seu próprio conhecimento através da interação com os conteúdos, com os colegas e com o/a docente. Ao longo do semestre, as metodologias de ensino e aprendizagem: preveêm: Uma componente expositiva de apresentação pelo/a docente dos conceitos básicos da DMT, utilizando recursos audiovisuais e exemplos práticos para estimular a participação dos estudantes; outra preponderante composta por atividades práticas realizadas individualmente e em pequenos grupos de simulações de situações reais no mercado de trabalho, estudos de caso, apresentações e debates, etc.. Aula Prática 1 (CP1): Casos reais: análise de casos reais de DMT em diferentes contextos organizacionais, identificando e caracterizando os desafios e as oportunidades da DMT para as organizações e para a sociedade em geral. Aula Prática 2 (CP2): Simulações: exercícios de simulação de situações de comunicação intercultural, utilizando estratégias para comunicação eficaz em diferentes contextos multiculturais. Aula Prática 3 (CP3): Planos de ação: elaborarão de planos de ação para promover a inclusão e a equidade no mercado de trabalho tendo como base a exploração de situações de discriminação, preconceito e assédio. A versão draft dos planos deve ser apresentada à turma e cada colega deve preencher um formulário online cujo acesso é facultado pelo/a docente no qual deve escrever sugestões sobre pontos positivos da proposta e aspetos a desenvolver; também uma avaliação à forma de funcionamento do grupo e à atitude de cada membro na apresentação. Os resultados destas apreciações são enviados a cada grupo através de contactos institucionais (e-mail ou moodle) Aulas Práticas 4 e 5 (CP4): Desenvolvimento de projetos de grupo tendo em conta o feedback dos colegas e do/a docente, com foco na diversidade, abordando temas como inclusão, equidade e justiça social. Avaliação dos projetos: os colegas são novamente convidados a preencher um formulário online, avaliando as competências de comunicação e colaboração e a forma como os/as colegas reagiram aos comentários. Avaliação: Os projetos serão também avaliados pelo/a doente com base em critérios previamente definidos, como qualidade do conteúdo, originalidade, trabalho em equipa e qualidade da comunicação. Considerações Gerais: As atividades práticas enunciadas serão adaptadas à realidade dos estudantes e da UC, considerando o tempo e os recursos disponíveis (como apresentações em PowerPoint; Textos e artigos sobre DMT; Vídeos; Estudos de caso; Simulações; Material para debates; Avaliação de colegas e docente).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A UC DMT baseia-se num modelo pedagógico ativo e participativo, com foco no desenvolvimento de competências práticas e na aplicação de conhecimentos em situações reais. As atividades práticas, realizadas de forma dinâmica e participativa, permitem aos estudantes desenvolver as competências necessárias para atuar num mercado de trabalho cada vez mais diverso e globalizado. A avaliação ao longo do semestre garante que os estudantes estejam em constante processo de aprendizagem e desenvolvimento. As metodologias de ensino e aprendizagem propostas são coerentes com os seus objetivos de aprendizagem, pois: - Apresentação de conceitos básicos: A componente expositiva inicial, utilizando recursos audiovisuais e exemplos práticos é facilitadora da compreensão dos conceitos fundamentais da DMT (OA1). - As atividades práticas, realizadas individualmente e em pequenos grupos, proporcionam a oportunidade de desenvolver as competências necessárias para atuar em contextos de trabalho diversos (OA2, OA3 e OA4). - A análise de casos reais de DMT em diferentes contextos organizacionais permite identificar os impactos dessa diversidade nas organizações (OA1) e desenvolver estratégias para lidar com os desafios da DMT (OA3). - As simulações de situações de comunicação intercultural procuram desenvolver competências de comunicação eficaz em diferentes contextos multiculturais (OA2 e OA4). - A elaboração de planos de ação para promover a inclusão e a equidade no mercado de trabalho permite fomentar ambientes de trabalho inclusivos e equitativos (OA3). - O desenvolvimento de projetos em grupo com foco na diversidade permite aplicar as competências de comunicação, colaboração e resolução de problemas em situações reais (OA2, OA3 e OA4). - Avaliação: A avaliação ao longo do semestre através da participação nas atividades em sala de aula, do desempenho nas atividades práticas e da entrega de trabalhos individuais e em grupo, permite aos estudantes acompanhar o seu progresso e desenvolver as competências necessárias para alcançar os objetivos de aprendizagem da UC (OA1, OA2, OA3 e OA4).
Observações / Observations
·
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bolton S. (2007). Dimensions of dignity at work. • https://www.sciencedirect.com/book/9780750683333/dimensions-of-dignity-at-work Unesco (2001). Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural. ILO (2016). Promoting diversity and inclusion through workplace adjustments: a practical guide. International Labour Office. • 978-92-2-128403-1 Moreira, T.S., Dray, G. & Neves L (Coord.) (2022) Livro Verde sobre o Futuro do Trabalho.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Bolton S. (2007). Dimensions of dignity at work Dover, T.L., Kaiser, C.R. & Major, B. (2020). Mixed Signals: The Unintended Effects of Diversity Initiatives. Social Issue and Policy Review, 14 (1), p. 152-181. • https://doi.org/10.1111/sipr.12059 Lucena, S.C. | Santos, C.V.V (2019). Diversidade e Mercado de Trabalho no Brasil. Revista Jurídica Trabalho e Desenvolvimento Humano | 10.33239/rtdh.v2i2.60 Feijó, A.P. S. & Riberiro, P.R.C (2024). Problematizações sobre a inclusão produtiva no mercado de trabalho: em foco a diversidade ou a diferença? Revista Interritórios | 10.51359/2525-7668.2024.261738 McGinnity et al. (2021). Measures to combat racial discrimination and promote diversity in the labour market. ESRI Survey and Statistical Report Series. • https://doi.org/10.26504/sustat110 Myers, A. (2003). O valor da diversidade racial nas empresas. Estud. afro-asiát. 25 (3) • https://doi.org/10.1590/S0101-546X2003000300005 Özgen, C. (2021). The economics of diversity: Innovation, productivity and the labour market. Journal of Economic Surveys • 10.1111/joes.12433 Saleiro, S. (Org.). Estudo nacional sobre necessidades das pessoas LGBTI e sobre a discriminação em razão da orientação sexual, identidade e expressão de género e características sexuais. Coleção Estudos de Género. CIG - Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género. Santos, W. (2008). Pessoas com deficiência: nossa maior minoria. Temas Livres • Physis 18 (3) • https://doi.org/10.1590/S0103-73312008000300008 Suedekum, J., Wolf, K. & Blien U. (2014). Cultural Diversity and Local Labour Markets. Regional Studies, 48 (1), p. 173-191 • 10.1080/00343404.2012.697142 Vohra, N. & Chari. V (Corrds.). (2015). Inclusive Workplaces: Lessons from Theory and Practice. Vikalpa Journal • https://doi.org/10.1177/02560909156015 Plataformas online Plataformas online ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA PARA A DIVERSIDADE E INCLUSÃO • APPDI https://www.appdi.pt/ CIG – COMISSÃO PARA A CIDADANIA E IGUALDADE DE GÉNERO• https://www.cig.gov.pt/ CITE – COMISSÃO PARA A IGUALDADE NO TRABALHO E NO EMPREGO • https://cite.gov.pt/web/pt COMISSÃO PARA IGUALDADE E CONTRA A DISCRIMINAÇÃO RACIAL • https://www.cicdr.pt/ CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA • https://www.inr.pt/convencao-sobre-os-direitos-das-pessoas-com-deficiencia EIGE EUROPEAN INSTITUTE FOR GENDER EQUALITY • https://eige.europa.eu/ EQUALITY AND HUMAN RIGHTS COMISSION • https://equalityhumanrights.com/en EUROFOUND - European Foundation for the Improvement of Living and Working Conditions • https://www.eurofound.europa.eu/pt • https://news.un.org/pt/story/2022/04/1785352 • https://www.piposaude.com.br/blog/acoes-de-diversidade-e-inclusao • https://www.dgert.gov.pt/promoting-diversity-and-inclusion-through-workplace-adjustments-a-practical-guide
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-26