Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Competências Transversais
Departamento / Department
Núcleo de Competências Transversais
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica
Objetivos Gerais / Objectives
A presente Unidade Curricular visa introduzir os/as estudantes às principais dimensões da diversidade no mercado de trabalho (DMT). Pretende-se sensibilizar para os desafios e oportunidades associados à convivência e cooperação em contextos profissionais plurais. A UC explora a diversidade nas suas múltiplas expressões — geracional, de género, étnico-cultural, de trajetórias formativas e profissionais, de ciclos de vida, entre outras —, reconhecendo a crescente mobilidade e heterogeneidade das organizações contemporâneas. Procura-se desenvolver atitudes críticas e reflexivas, através de exercícios de debate e trabalho colaborativo entre estudantes de diferentes áreas disciplinares e percursos. São igualmente propostas ferramentas teórico-práticas que favoreçam uma atuação informada, empática e inclusiva em contextos laborais diversos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da Unidade Curricular, os alunos serão capazes de: OA1. Compreender a Diversidade no Mercado de Trabalho (DMT): - Definir DMT e a sua importância para as organizações. - Identificar os impactos da DMT na missão, funcionamento e capacidade de atuação das organizações. OA2. Desenvolver Competências Culturais para atuar em contextos de trabalho pautados pela diversidade - Reconhecer os parâmetros e processos que contribuem para a diversidade cultural. - Compreender as diferenças em tradições, costumes, práticas e perspectivas. OA3. Lidar com Desafios da DMT: - Identificar preconceitos e estereótipos relacionados com a DMT. - Desenvolver estratégias para reconhecer e mitigar os seus efeitos. - Fomentar ambientes de trabalho inclusivos e equitativos. OA4. Comunicar e Colaborar na Diversidade: - Adquirir e aplicar competências de comunicação verbal e não verbal em contextos diversos. - Reconhecer e aproveitar a DMT para aumentar a criatividade, inovação e resolução de problemas.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Conceitos Fundamentais da DMT - DMT: definições, tipos, importância para as organizações. Conceitos: discriminação, preconceito, estereótipos, assédio, legislação e políticas públicas. CP2. Competências Interculturais - Parâmetros e processos da diversidade cultural. - Diferenças em tradições, costumes e perspectivas. - Impacto da cultura na comunicação e interação. CP3. Enfrentando os Desafios da DMT - Identificação de preconceitos e estereótipos. - Impactos negativos da discriminação e do preconceito. - Estratégias para reconhecer e mitigar os seus efeitos. CP 4: Comunicação e Colaboração em Contextos Diversos - Competências de comunicação verbal e não verbal em contextos diversos. - Estratégias para comunicação eficaz em equipas multiculturais. - O papel da diversidade na criatividade, inovação e resolução de problemas.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Todos os objetivos de aprendizagem (OA) encontram correspondência direta nos conteúdos programáticos (CP). O OA1 é desenvolvido através do CP1, que introduz conceitos fundamentais sobre diversidade no mercado de trabalho (DMT), permitindo aos/às estudantes compreender a sua relevância e impacto organizacional. O OA2 é concretizado no CP2, que aborda parâmetros e processos da diversidade cultural e favorece o desenvolvimento de competências interculturais. O OA3 é trabalhado no CP3, através da identificação de preconceitos e estereótipos e da apresentação de estratégias para mitigar os seus efeitos. O OA4 é explorado no CP4, com foco nas competências de comunicação em contextos diversos e no potencial da diversidade para fomentar inovação e colaboração. A articulação entre OAs e CPs garante a coerência entre os objetivos da UC e os conteúdos lecionados, promovendo a aprendizagem integrada de conhecimentos, competências e atitudes.
Avaliação / Assessment
A avaliação ao longo do semestre privilegia uma abordagem contínua, participativa e colaborativa, integrando diferentes dimensões do trabalho desenvolvido pelos/as estudantes. A aprovação nesta modalidade requer a presença em, pelo menos, 75% das aulas e uma classificação mínima de 7 valores em cada uma das componentes avaliadas. 1) Participação nas Aulas e Desempenho Oral (20%) Avaliação da assiduidade, pontualidade e participação ativa nas discussões em sala de aula e nos momentos de apresentação intermédia. Serão considerados: preparação prévia dos conteúdos, contributos para os debates, qualidade das intervenções orais e envolvimento crítico com os temas trabalhados. 2) Projeto de Grupo sobre Diversidade no Mercado de Trabalho (50%) Os estudantes organizam-se em grupos de 3 a 4 elementos e desenvolvem um projeto prático com base num dos temas definidos pela docente. Cada tema será atribuído a dois grupos, que o trabalharão em paralelo. O projeto inclui levantamento bibliográfico, pesquisa de dados estatísticos e contacto com uma organização real. 2.1) Produto escrito (30%) – Qualidade do conteúdo, fundamentação teórico-empírica, clareza da redação, criatividade e adequação ao público-alvo. 2.2) Apresentação oral (20%) – Clareza, estrutura, domínio do tema, articulação entre membros do grupo e capacidade de resposta. Cada grupo será avaliado pela docente e pelo grupo-par que trabalhou o mesmo tema, com base em grelha comum de critérios definidos previamente. 3) Auto e Coavaliação Individual (15%) Cada estudante entrega um relatório reflexivo individual (máx. 3 páginas) onde identifica o seu contributo e o dos colegas para o projeto de grupo, desafios de colaboração e comunicação, e balanço das aprendizagens adquiridas. Esta componente visa promover autorreflexão e responsabilização no trabalho em equipa. 4) Teste Escrito (15%) Prova individual com questões de escolha múltipla e perguntas de resposta curta, destinada a aferir os conhecimentos adquiridos sobre os conceitos e temas da UC. Avaliação Final (alternativa) Embora não recomendada, é possível optar pela avaliação final. Esta consiste num trabalho escrito individual, desenvolvido com base num guião e bibliografia definidos pela docente (60%), seguido de discussão oral obrigatória (40%). Apenas serão admitidos/as à discussão oral os/as estudantes que obtenham, no mínimo, 8 valores na componente escrita.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A Unidade Curricular (UC) Diversidade no Mercado de Trabalho (DMT) adota um modelo pedagógico ativo e participativo, centrado no desenvolvimento de competências práticas e na aplicação de conhecimentos em situações reais. O objetivo é promover a construção do conhecimento por parte dos/as estudantes, através da interação com os conteúdos, com os/as colegas e com o/a docente. A UC decorre ao longo de seis semanas, com sessões de duas horas semanais. A metodologia combina momentos expositivos com atividades práticas. A componente expositiva introduz os principais conceitos da DMT, com recurso a exemplos e materiais audiovisuais, estimulando a participação ativa. A componente prática é preponderante e inclui: Aula prática 1 (CP1): análise de casos reais de diversidade organizacional, com debate sobre desafios e oportunidades para organizações e sociedade. Aula prática 2 (CP2): simulações de comunicação intercultural, com estratégias para uma comunicação eficaz em contextos multiculturais. Aula prática 3 (CP3): elaboração de planos de ação para promoção da inclusão e da equidade, com apresentação em aula, apreciação pelos colegas através de formulário estruturado (feedback positivo, aspetos a melhorar, dinâmica de grupo). Aulas práticas 4 e 5 (CP4): desenvolvimento do projeto de grupo com base no feedback recebido, focando temas como inclusão, justiça social e equidade. Os projetos são novamente avaliados pelos colegas, com base na comunicação e na colaboração. Aula prática 6: apresentação final dos projetos e reflexão sobre aprendizagens. Todos os projetos são também avaliados pela docente, com base em critérios previamente definidos. As atividades são adaptadas ao tempo e aos recursos disponíveis, recorrendo a PowerPoints, vídeos, artigos, simulações, estudos de caso, e instrumentos digitais para feedback.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A UC DMT baseia-se num modelo pedagógico ativo e participativo, com foco no desenvolvimento de competências práticas e na aplicação de conhecimentos em situações reais. As atividades práticas, realizadas de forma dinâmica e participativa, permitem aos estudantes desenvolver as competências necessárias para atuar num mercado de trabalho cada vez mais diverso e globalizado. A avaliação ao longo do semestre garante que os estudantes estejam em constante processo de aprendizagem e desenvolvimento. As metodologias de ensino e aprendizagem propostas são coerentes com os seus objetivos de aprendizagem, pois: - Apresentação de conceitos básicos: A componente expositiva inicial, utilizando recursos audiovisuais e exemplos práticos é facilitadora da compreensão dos conceitos fundamentais da DMT (OA1). - As atividades práticas, realizadas individualmente e em pequenos grupos, proporcionam a oportunidade de desenvolver as competências necessárias para atuar em contextos de trabalho diversos (OA2, OA3 e OA4). - A análise de casos reais de DMT em diferentes contextos organizacionais permite identificar os impactos dessa diversidade nas organizações (OA1) e desenvolver estratégias para lidar com os desafios da DMT (OA3). - As simulações de situações de comunicação intercultural procuram desenvolver competências de comunicação eficaz em diferentes contextos multiculturais (OA2 e OA4). - A elaboração de planos de ação para promover a inclusão e a equidade no mercado de trabalho permite fomentar ambientes de trabalho inclusivos e equitativos (OA3). - O desenvolvimento de projetos em grupo com foco na diversidade permite aplicar as competências de comunicação, colaboração e resolução de problemas em situações reais (OA2, OA3 e OA4). - Avaliação: A avaliação ao longo do semestre através da participação nas atividades em sala de aula, do desempenho nas atividades práticas e da entrega de trabalhos individuais e em grupo, permite aos estudantes acompanhar o seu progresso e desenvolver as competências necessárias para alcançar os objetivos de aprendizagem da UC (OA1, OA2, OA3 e OA4).
Observações / Observations
Todos os materiais de apoio e orientações para as atividades propostas serão disponibilizados na plataforma Moodle. É também nesta plataforma que os/as estudantes devem submeter os trabalhos realizados ao longo do semestre, de acordo com as indicações da docente. Espera-se que os/as estudantes acedam regularmente à plataforma Moodle e consultem com frequência o seu email institucional, uma vez que estes são os principais canais de comunicação, atualização e devolução de feedback ao longo da unidade curricular. Adicionalmente, para esclarecimento de dúvidas ou pedido de apoio tutorial, os/as estudantes poderão contactar a docente através do seu endereço de email institucional ou solicitar o agendamento de uma reunião tutorial.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Kuptsch, Christiane & Charest, Eric A. (2021). The Future of Diversity. ILO|International Labour Organization report 2021. in:https://www.ilo.org/sites/default/files/wcmsp5/groups/public/%40dgreports/%40dcomm/%40publ/documents/publication/wcms_831316.pdf Kuptsch, Christiane & Charest, Eric A. (2021). "Diversity, equality and inclusion, discrimination and exclusion: defining the concepts, understanding the debate and analysing the political discourse". in: The Future of Diversity, ILO|International Labour Organization 2021. In: https://labordoc.ilo.org/discovery/delivery/41ILO_INST:41ILO_V2/12116496960002676
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Data da última atualização / Last Update Date
2025-07-21