Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Competências Transversais
Departamento / Department
Núcleo de Competências Transversais
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Os candidatos devem ter conhecimentos prévios de inglês e competências comunicativas associadas ao nível A2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas. A frequência desta unidade curricular está condicionada a um teste diagnóstico de aferição de nível e entrevista presencial. Caso seja necessário, poderá ser pedido uma prova prévia de aferição ou apresentação de certificado que comprove nível A2.
Objetivos Gerais / Objectives
Desenvolver a competência comunicativa em língua com os objetivos baseados nos descritores do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas para o nível B1 - Melhorar os conceitos pré-adquiridos de língua inglesa num contexto académico. - Identificar diferenças entre as formas escrita/ académica (formal) e oral/ não académica (informal) do inglês. - Desenvolver capacidade de produção oral, assim como compreensão escrita, analisando fatores como estilo, estrutura e registo. - Desenvolver comunicação e expressão de forma clara e organizada. - Produzir textos variados de forma coesa. - Desenvolver competências de compreensão e produção relevantes para o contexto universitário e profissional. - Compreender e aplicar corretamente vocabulário novo adequado e as principais regras gramaticais em contexto geral ou específico.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1: Desenvolver a compreensão oral, a capacidade de previsão, identificação de ideias principais e detalhes específicos para responder adequadamente; OA2: Produção oral, através de estruturas frásicas básicas e complexas para conectar ideias. OA3: Interagir em apresentações formais e informais, situações guiadas, debate simples, assim como expressão de opinião e ideias fundamentadas. OA4: Leitura e compreensão de publicações autênticas da língua inglesa relacionadas com a vida profissional e universitária, utilizando estratégias de leitura para identificar ideias principais, implícitas, finalidade e detalhes. OA5: Adquirir e utilizar vocabulário e padrões linguísticos académicos para descrever eventos sequenciais, de causa, de comparação e narrativas de problemas/soluções; OA6: Escrever e produzir textos pormenorizados, claros, acerca de vários assuntos relativos aos seus interesses e área de especialização, assim como relatórios e trabalhos simples.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Temas: CT1- Apresentar e criar contactos; CT2- Hábitos pessoais e sociais; CT3- Tecnologias de informação e Inovação; CT4- Globalização, sociedade e comunicação; CT5- Interculturalidade; CT6- Padrões de registo (in)formal; CONTEÚDO GRAMATICAL: Present perfect and past simple Present perfect simple and continuous Future forms, continuous Regras de coerência Padrões de verbos: -ing e infinitivo Preposições de lugar e tempo Countable and uncountable; Tempos narrativos Formas do condicional Marcadores de discurso Adjetivos: prefixos e sufixos Advérbios e conjunções
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
As competências de leitura estão alinhadas com OA1 e OA6, melhorando a compreensão e análise de textos académicos. As competências de escrita apoiam os OA2 e OA6, melhorando a capacidade de redação de ensaios e relatórios. As competências de expressão oral abordam os OA3, OA4 e OA6, desenvolvendo competências de discussão e apresentação. As competências de audição contribuem para os OA1 e OA6, melhorando a capacidade de compreender e resumir conteúdos académicos falados. A gramática alinha-se com o OA5, aumentando a precisão gramatical em contextos académicos. O vocabulário apoia o OA5 ao expandir a proficiência em linguagem académica.
Avaliação / Assessment
A unidade curricular utilizará uma combinação de aulas interativas, discussões em grupo, exercícios práticos e recursos multimédia. A ênfase será colocada na aprendizagem ativa através de: Aulas teóricas: Introdução às competências e conceitos académicos, fornecendo conhecimentos fundamentais e enquadramentos para várias tarefas académicas. Discussões em grupo: Melhoria das capacidades de expressão oral e de pensamento crítico através de debates estruturados, interações entre pares e atividades de resolução de problemas em colaboração. Workshops de redação: Exercícios práticos de escrita de textos, incluindo redação, revisão por pares e revisões iterativas para melhorar a qualidade da escrita. Apresentações: Os alunos preparam e fazem apresentações para desenvolver as suas capacidades de falar em público, utilizando recursos visuais e respeitando as convenções académicas. Recursos on-line: Utilização de plataformas educativas para prática adicional, feedback e módulos de aprendizagem autónoma para reforçar a instrução em sala de aula.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A unidade curricular utilizará uma combinação de aulas interativas, discussões em grupo, exercícios práticos e recursos multimédia. A ênfase será colocada na aprendizagem ativa através de: Aulas teóricas: Introdução às competências e conceitos académicos, fornecendo conhecimentos fundamentais e enquadramentos para várias tarefas académicas. Discussões em grupo: Melhoria das capacidades de expressão oral e de pensamento crítico através de debates estruturados, interações entre pares e atividades de resolução de problemas em colaboração. Workshops de redação: Exercícios práticos de escrita de textos, incluindo redação, revisão por pares e revisões iterativas para melhorar a qualidade da escrita. Apresentações: Os alunos preparam e fazem apresentações para desenvolver as suas capacidades de falar em público, utilizando recursos visuais e respeitando as convenções académicas. Recursos on-line: Utilização de plataformas educativas para prática adicional, feedback e módulos de aprendizagem autónoma para reforçar a instrução em sala de aula.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As aulas teóricas e as discussões em grupo estão alinhadas com os OA3 e OA4, promovendo a participação ativa e melhorando as competências de comunicação oral, essenciais para discussões e apresentações académicas. As workshops de redação apoiam os OA2 e OA6, proporcionando experiência prática de escrita, feedback iterativo e oportunidades de melhoria, essenciais para o desenvolvimento de textos estruturados. As apresentações estão diretamente relacionadas com os OA4 e OA6, oferecendo experiência prática em falar em público e competências de apresentação, essenciais para uma comunicação académica eficaz. Os testes de compreensão de leitura estão alinhados com os OA1 e OA6, avaliando a compreensão e as competências analíticas dos alunos em relação a textos académicos. As tarefas de escrita de textos avaliam diretamente os OA2 e OA6, exigindo que os alunos demonstrem a sua capacidade de escrever textos coerentes e bem estruturados. As apresentações em grupo avaliam o OA4, OA3 e OA6, testando a capacidade dos alunos de trabalhar em colaboração, pesquisar eficazmente e apresentar as suas conclusões de forma coerente.
Observações / Observations
•
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Thaine, Craig, 2012. Cambridge Academic English B1+ Intermediate, CUP Cambridge University Press Bailey, S. (2021). Academic Writing: A Handbook for International Students (5th ed.). Routledge. Godfrey, J. (2019). The Student Phrase Book: Vocabulary for Writing at University (2nd ed.). Red Globe Press. Hewings, M. (2021). Advanced Grammar in Use: A Self-Study Reference and Practice Book for Advanced Learners of English (4th ed.). Cambridge University Press. Swales, J. M., & Feak, C. B. (2020). English in Today's Research World: A Writing Guide (2nd ed.). University of Michigan Press. The teaching material will be provided throughout the course. O material pedagógico será dado ao longo do curso.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Barrall, Irene & John Rogers, 2012. Lifestyle Upper Intermediate Coursebook, Pearson Clare, Antonia & J. J. Wilson, 2016. Speakout Intermediate 2nd Edition, Person Edwards, Lynda & Jon Naunton, 2018. Gold B1+ Pre-First, Pearson Murphy, Raymond,2019. English Grammar in Use, 5th Edition, CUP Cambridge University Press
Data da última atualização / Last Update Date
2024-10-08