Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Competências Transversais
Departamento / Department
Núcleo de Competências Transversais
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Os candidatos devem ter conhecimentos prévios de inglês e competências comunicativas associadas ao nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas. A frequência desta unidade curricular está condicionada a um teste diagnóstico de aferição de nível e entrevista presencial. Caso seja necessário, poderá ser pedido apresentação de certificado que comprove nível B1.
Objetivos Gerais / Objectives
Desenvolver a competência comunicativa em língua inglesa, com os objetivos baseados nos descritores do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas para o nível B2. - Melhorar os conceitos e competências pré-adquiridos de língua inglesa relevantes para o contexto universitário e profissional, permitindo superar barreiras na comunicação. - Desenvolver as competências de compreensão e produção oral e escrita, analisando fatores como estilo, estrutura, registo e coesão. - Desenvolver comunicação e expressão de forma clara e organizada, de forma confiante e com elevado nível de fluência. - Identificar diferenças entre as formas escrita/ académica (formal) e oral/ não académica (informal) do inglês. - Compreender e aplicar corretamente vocabulário novo adequado e as principais regras gramaticais em contexto geral ou específico.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1: Desenvolver a compreensão oral, a capacidade de previsão, identificação de ideias principais e detalhes específicos para responder adequadamente; OA2: Produção oral eficaz, através de estruturas frásicas básicas e complexas para conectar ideias. OA3: Interagir em apresentações formais e informais, situações de roleplay, debate simples, assim como expressão de opinião e ideias fundamentadas. OA4: Leitura e compreensão de publicações autênticas da língua inglesa relacionadas com a vida profissional e universitária, utilizando estratégias de leitura para identificar ideias principais, implícitas, finalidade e detalhes. OA5: Adquirir e utilizar vocabulário e padrões linguísticos académicos para descrever eventos sequenciais, de causa, de comparação e narrativas de problemas/soluções; OA6: Escrever e produzir textos pormenorizados, claros, coesos, acerca de vários assuntos relativos aos seus interesses e área de especialização.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Tópicos: CT1-Escolhas e Implicações; CT2-Comunicação e Linguagem; CT3-Diferença e Diversidade; CT4-O mundo em que vivemos; CT5-Comportamento, sociedade e mudança; CT6-Registo (in)formal e formas de expressão; CONTEÚDO GRAMATICAL: Present Perfect and Past Simple Present Perfect simple and Continuous Hábitos: passado e presente Advérbios e adjetivos; extremos, modificadores e intensidade Comparação, contraste e concordância Formas narrativas Formas da Voz Passiva Conectores e conjunções Pronomes reflexivos Discurso Indirecto Formação de palavras e frases
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
As competências de leitura estão alinhadas com os OA1 e OA6, melhorando a análise crítica e a síntese de textos académicos complexos. As competências de escrita apoiam os OA2 e OA6, melhorando a capacidade de escrever ensaios e relatórios detalhados e coerentes. As competências de expressão oral correspondem aos OA3, OA4 e OA6 através do desenvolvimento de competências avançadas de discussão e apresentação profissional. As competências de compreensão auditiva contribuem para os OA1 e OA6, melhorando a capacidade de compreender e resumir conteúdos académicos complexos. A gramática alinha-se com o OA5, aumentando a precisão e sofisticação gramatical em contextos académicos. O vocabulário apoia o OA5, expandindo e refinando a proficiência em linguagem académica.
Avaliação / Assessment
A avaliação contínua ao longo do semestre (100%): - Assiduidade e Participação (15%) Assiduidade regular e participação ativa nas atividades das aulas. - Atividade 1: Teste de Compreensão da Leitura (25%) Objetivo: Avaliar a capacidade dos alunos para compreender, analisar e sintetizar textos académicos complexos, refletindo a sua capacidade de compreensão avançada (OA1). - Atividade 2: Trabalho de escrita de um ensaio (30%) Objetivo: Avaliar a capacidade dos alunos de produzir um ensaio detalhado e coerente com uma tese forte, parágrafos aprofundados e uso sofisticado de linguagem académica (OA2). - Atividade 3: Apresentação em grupo (30%) Objetivo: Avaliar a capacidade dos alunos de colaborar num tópico de investigação, preparar uma apresentação estruturada e profissional e comunicar eficazmente as suas conclusões utilizando convenções académicas avançadas (OA3, OA4). Para concluir com sucesso a avaliação contínua ao longo do semestre, os estudantes não podem ter menos de 7 valores em nenhuma das componentes de avaliação assinaladas. Avaliação Final (100%): - Exame Final (60%) Objetivo: Avaliar a compreensão global, o pensamento crítico, a escrita e a precisão gramatical. Testará os alunos na compreensão de leitura, escrita de ensaios, gramática e vocabulário, assegurando uma avaliação abrangente das suas competências de inglês académico (OA1, OA2, OA5, OA6). - Apresentação oral (40%) Objetivo: Avaliar a capacidade dos alunos de preparar e fazer uma apresentação oral bem estruturada, coerente e envolvente sobre um tópico académico. Esta prova testará as suas capacidades de expressão oral, a capacidade de usar vocabulário académico avançado e as técnicas de apresentação (OA3, OA4, OA6).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Será utilizado um conjunto de métodos de ensino que visam promover a capacidade de aprender do aluno, de uma forma autónoma e contínua, e orientados para a concretização dos objetivos de aprendizagem já referidos. Nomeadamente as aulas incluem a realização de atividades dinâmicas em par ou em grupo, exposições, e exercícios centrados nas necessidades dos estudantes.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As aulas teóricas e as discussões em grupo estão de acordo com os OA3, OA4 e OA6, promovendo a participação ativa e melhorando as competências de comunicação oral, essenciais para discussões académicas avançadas e apresentações profissionais. As workshops de escrita apoiam os OA2 e OA5, proporcionando experiência prática de escrita, feedback iterativo e oportunidades de melhoria, essenciais para o desenvolvimento de ensaios detalhados e coerentes. As apresentações estão diretamente relacionadas com os OA4 e OA6, oferecendo experiência prática em falar em público e competências de apresentação, essenciais para uma comunicação académica eficaz. Os testes de compreensão da leitura estão alinhados com os OA1 e OA6, avaliando a compreensão e as competências analíticas dos alunos relativamente a textos académicos complexos. As tarefas de escrita de ensaios avaliam diretamente os OA2, OA5 e OA6, exigindo que os alunos demonstrem a sua capacidade de escrever ensaios detalhados e coerentes. As apresentações em grupo avaliam os OA4, OA3 e OA6, testando a capacidade dos alunos de trabalhar em colaboração, pesquisar eficazmente e apresentar as suas conclusões de forma profissional.
Observações / Observations
•
Bibliografia Principal / Main Bibliography
The teaching material will be provided throughout the course, with the following manual as source reference: O material pedagógico será dado ao longo do curso, com o seguinte manual a servir da base: Thaine, Craig, 2012. Cambridge Academic English B2 Upper Intermediate, CUP Cambridge University Press Bailey, S. (2021). Academic Writing: A Handbook for International Students (5th ed.). Routledge. Godfrey, J. (2019). The Student Phrase Book: Vocabulary for Writing at University (2nd ed.). Red Globe Press. Hewings, M. (2021). Advanced Grammar in Use: A Self-Study Reference and Practice Book for Advanced Learners of English (4th ed.). Cambridge University Press. Swales, J. M., & Feak, C. B. (2020). English in Today's Research World: A Writing Guide (2nd ed.). University of Michigan Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Barrall, Irene & John Rogers, 2012. Lifestyle Upper Intermediate Coursebook, Pearson Eales, Frances & Steve Oakes, 2016. Speakout Upper-Intermediate 2nd Edition, Person Edwards, Lynda & Jon Naunton, 2018. Gold B2 First, Pearson Edwards, Lynda & Jon Naunton, 2018. Gold C1 Advanced, Pearson Murphy, Raymond,2019. English Grammar in Use, 5th Edition, CUP Cambridge University Press Swan, Michael, 2005. Pratical English Usage 3rd Edition, Oxford University Press
Data da última atualização / Last Update Date
2024-10-08