Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências e Tecnologias da Informação
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não aplicável
Objetivos Gerais / Objectives
O objetivo da UC é desenvolver um projeto tecnológico com alinhamento no âmbito do Curso. Ao longo desta UC será estabelecido o contato com planeamento do projeto com as fases principais de análise de requisitos, desenvolvimento, testes parciais e testes finais e alterações. O contato com equipamento laboratorial, materiais e ferramentas é um dos objetivos para a conceção do projeto de software, hardware ou ambos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final desta UC, o aluno deverá estar apto a: OA.1 Definir requisitos para um projeto tecnológico empreendedor OA.2. Elaborar o cronograma de acordo com os objetivos propostos para o projeto OA.3. Desenvolver o projeto de acordo com os requisitos OA.4. Desenvolver plano de testes OA.5. Testar a funcionalidade do projeto (parciais e de forma integrada) OA.6. Fazer as adaptações necessárias ao funcionamento de acordo com os requisitos OA.7. Técnicas para apresentação de projetos tecnológicos OA.8. Preparação e demonstração das suas funcionalidades OA9: Elaboração de relatório técnico de acordo com as normas
Conteúdos Programáticos / Syllabus
I. Introdução à inovação tecnológica de acordo com os eixos da Europa II. Planeamento de um projeto tecnológico e as suas fases III. Aspetos essenciais para o desenvolvimento de um projeto IV. Definição de recursos materiais V. Orçamento de um projeto VI. Plano de Testes parciais e de conjunto VII. Apresentação de um projeto tecnológico VIII. Demonstração de projeto tecnológico IX. Elaboração de Relatório Técnico
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA.1: I; OA.2:II e III; OA.3: III, IV e V; OA.4: VI; OA.5: VI; OA.6: VI; OA.7: VII; OA.8: VIII: OA9: IX
Avaliação / Assessment
- Realização de projeto em grupo: Apresentação intermédia: 30%; Apresentação final e demonstração: 40%; relatório final: 30%; As apresentações, demonstração e defesa são desenvolvidas por cada grupo.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA.1: Expositivas, para apresentação do enquadramento teórico; MEA.2: Ilustrativas, para exemplificação dos conceitos teóricos em contextos reais; MEA.3: Argumentativas, com apresentação e discussão do trabalho de grupo; MEA4: Demonstrativas para demonstrar a funcionalidade do projeto.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) e os respetivos objetivos de aprendizagem (OA): OA.1: MEA.1; OA.2: MEA.1, MEA.2, MEA.3; OA.3: MEA.1, MEA.2; OA.4: MEA.1, MEA.2, MEA3; OA.5: MEA.3; OA.6: MEA.1, MEA.3; OA.7: MEA.1, MEA.2; OA.8: MEA.1, MEA.2, MEA3; OA.9: MEA.1, MEA.2. O documento de Planeamento de Unidade Curricular (PUC), detalhado para cada aula, evidencia a relação entre os métodos pedagógicos de ensino (de acordo com a tipologia de aula) e os objectivos de aprendizagem.
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Tugrul U. Daim, Melinda Pizarro, e outros. (2014), Planning and Roadmapping Technological Innovations: Cases and Tools (Innovation, Technology, and Knowledge Management), Spinger. Lester A. (2017), Project Management Planning and Control, 7th edition, Elsevier Science & Technology Marins C., Santos M. and Sebastião P. (2021), Fostering the entrepreneurial spirit, IAPMEI Santos M., Sousa M., and Sebastião P. (2022), Sustainable business models, IAPMEI
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-23