Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04711
Acrónimo :
04711
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
0.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
22.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
20.0h/sem
Seminario (S) :
6.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
69.0h/sem
Trabalho Autónomo :
81.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Arquitectura

Departamento / Department


Departamento de Arquitectura e Urbanismo

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


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Objetivos Gerais / Objectives


Construção coletiva de uma visão, estratégia e soluções através de uma abordagem sustentável, transdisciplinar e integrada para territórios fragmentados. Contribuir para o desenvolvimento de um Guia de Intervenção Integrado e Inclusivo para territórios fragmentados através de um Manifesto e Intervenções Espaciais. O Manifesto inclui princípios, valores, visões e estratégias que orientam possíveis soluções para intervenções espaciais. OG1) Fornecer competências de conhecimento aplicado através de soluções de regeneração urbana de proximidade; OG2) Fornecer competências críticas e de síntese sobre um conjunto de ferramentas e métodos participativos transdisciplinares; OG3) Fornecer suporte teórico-prático para projetar espaços públicos que possam trazer para a cidade formas de os integrar no ambiente urbano através de um processos colaborativos em cenários reais; OG4) Discutir 5 conceitos chave: (1) Comuns; (2) Migração; (3) coesão; (4) construir comunidade; (5) regeneração urbana.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1) Identificar e aplicar metodologias transdisciplinares participativas para intervenção em cenários reais; OA2) Compreender os 5 conceitos chave da EA através da reflexão critica sobre exemplos paradigmáticos e boas práticas a nível internacional; OA3) Conceptualizar soluções partindo do social para o físico através de ferramentas e processos colaborativos e assim apreender o espaço público urbano como experiência tecnológica que promova a identidade e a diversidade social; OA4) Valorizar estratégias baseadas em práticas de urbanismo DIY, mapeamento digital colaborativo, toolkits de co-criação, para promover inclusão social, económica e cultural no desenho do espaço público. OA5) Testar e avaliar a aplicação prática de estratégias de envolvimento dos habitantes no co-desenho e construção dos espaços partilhados na cidade; OA6) Apresentar e debater o trabalho desenvolvido; OA7) Expressar e explicar as decisões de desenho tomadas em cada fase do trabalho prático.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


O programa é composto por sessões online e presenciais. CP1) Palestras introdutórias aos conceitos chave; CP2) Visita e trabalho de campo; PC3) 3 Master classes: Espirito do Lugar, Chão Participado e Espaços em Movimento; CP4) Análises críticas; CP5) Laboratório de intervenção - espaço privilegiado de síntese para o desenvolvimento de uma prática de investigação aplicada de métodos e instrumentos multidisciplinares associados aos 5 tópicos chave. Consiste na elaboração de soluções projectuais práticas em cenário real. CP6) Apresentação pública e exposição.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1 - CP1+CP2 +CP3+CP4+CP5+CP6 OA2 - CP1+CP3+ CP4+CP5 OA3 - CP1+CP2+CP3+CP4+CP5 OA4 - CP1+CP3+ CP4+CP5 OA5 - CP1+CP2+CP3+CP4+CP5+CP6 OA6 - CP1+CP2+CP3+CP4+CP5+CP6 OA7 - CP1+CP2+CP3+CP4+CP5+CP6

Avaliação / Assessment


PA1) Os estudantes serão avaliados em regime de avaliação contínua, através de: Avaliação da qualidade da resposta das análises e sínteses parciais e qualidade da proposta final - 80%; Assiduidade e participação nos debates - 20%; PA2) Não está previsto no funcionamento da UC a possibilidade de exame.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


PEA1) Palestra introdutória com convidado. PEA2) Palestras sobre casos precedentes e exemplos por instrutores do curso. PEA3) Críticas a pesquisa específica, desenho, conceção e desenvolvimento de cada equipa. PEA4) Instrução de competências/técnicas/software em formato Masterclass. PEA5) Horas de tempo livre para trabalho autónomo, completar leituras, pesquisa e protótipos. PEA6) Apresentação e discussão pública do trabalho Final e Exposição.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia de ensino adotada relaciona cada instrumento de avaliação e objetivos de aprendizagem definidos para a UC, e promove a aquisição de competências numa UC com vários conteúdos: Teóricos (T) teórico-práticos(TP) e prática laboratorial (PL). O planeamento de unidade curricular (PUC) que estrutura cada aula evidência e garante a qualidade do ensino e da aprendizagem prática nesta UC.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


AAA (2007) URBAN/ACT:A HANDBOOK FOR ALTERNATIVE PRACTICE.PEPRAV BUJDOSÓ, A. (2019) Social Design Cookbook.Recipes for Social Cooperation.Kitchen Budapest CRUZ, T. & FORMAN, F. (2022) Spatializing Justice: Building Blocks.The MIT Press FREIREISS, L. & SCHNEIDER, T. (2020) Living the City.Of Cities, People an Stories.Spector HEMSTRÖM, K., SIMON, D., PALMER, H., POLK, M. (2021) Transdisciplinary Knowledge Co-production for Sustainable Cities:A guide for sustainable cities.Practical Action Publishing MANZINI, E. (2022) Livable Proximity.Ideas for the City that Cares.Bocconi University Press MENU, F. (ed) (2018)New Commons for Europe.Spector PETRESCU, D. & TROGAL, K. (2017)The Social (Re) Production of Architecture.Politics, Values and Actions in Contemporary Practice.Routledge ROSA, M. R. & WEITLAND, U.E. (2013)Handmade Urbanism from Community Initiatives to Participatory Models.Jovis SENDRA, P. & FITZPATRICK, D. (2020)Community-Led Regeneration.A Toolkit for Residents and Planners.UCL PRESS

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-05-31