Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências e Tecnologias da Informação
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
·
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC fornece uma visão geral dos princípios e práticas de gestão de tecnologia, com foco na integração de tecnologias de inteligência artificial (IA). Os alunos aprenderão a gerir estrategicamente os recursos tecnológicos, a desenvolver estratégias de inovação e a aproveitar o potencial da IA para o sucesso organizacional. Os tópicos incluem avaliação tecnológica, gestão da inovação, aplicações de IA, considerações éticas e implicações organizacionais.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1 - Compreender os principais conceitos e princípios da gestão da tecnologia. OA2-Analisar as tendências tecnológicas e o seu impacto nos ambientes empresariais. OA3-Desenvolver estratégias de gestão da inovação e de promoção da mudança tecnológica. OA4-Avaliar o potencial da inteligência artificial para aplicações organizacionais. OA5-Identificar considerações éticas e desafios associados à implementação da IA. OA6-Aplicar princípios de gestão de tecnologia e IA a cenários de negócios do mundo real.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1- Introdução à gestão da tecnologia - Definição e âmbito da gestão da tecnologia, perspetivas históricas e fundamentos teóricos, inovação tecnológica e seu significado. 2- Avaliação e Estratégia Tecnológica - Métodos de previsão e avaliação tecnológica, Planeamento estratégico para o desenvolvimento tecnológico, Desenvolvimento de roteiros tecnológicos. 3- Gestão da inovação: Modelos de inovação e difusão, inovação aberta e abordagens colaborativas, gestão do processo de inovação. 4- Fundamentos da IA - Introdução à IA e à aprendizagem automática, tipos de tecnologias e aplicações de IA, ferramentas e técnicas de IA para as empresas. 5- Implementação e integração da IA - Estratégias e considerações sobre a adoção da IA. 6- Implicações éticas e sociais da IA. 7- Impacto organizacional da IA - Impacto da IA nos modelos e operações empresariais. Gerir a mudança e a transformação impulsionadas pela IA. 8- Estudos de casos e aplicações.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
As metodologias de ensino foram selecionadas de forma a corresponder aos objetivos de aprendizagem da UC. Através de uma combinação de momentos de aprendizagem online síncrona e assíncrona, os estudantes irão realizar tarefas com diferentes níveis de apoio e orientação docente, analisar vários casos de estudo, aplicar conhecimentos teóricos e desenvolver competências de resolução de problemas e pensamento crítico. O docente dará feedback (corretivo e/ou cognitivo) sobre as tarefas e estudos de caso. Esta abordagem permitirá que os estudantes estabeleçam conexões entre os conhecimentos teóricos e práticos, melhorando a compreensão e a aplicação dos conceitos aprendidos. Como estratégia de motivação, a unidade curricular incluirá a gamificação ao longo do semestre, onde serão atribuídos pontos à medida que os estudos de caso forem analisados com sucesso.
Avaliação / Assessment
Opção 1 (Avaliação ao longo do semestre) i. Prova Escrita Individual 50% ii. Trabalho de Grupo 50% Aprovação: Média ponderada de 10 valores ou superior, com a nota mínima de 10 valores em cada uma das componentes da avaliação contínua. Opção 2 (Exame Final) Aprovação: 10 valores ou superior
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A UC Estudos da Aplicações IA adotará como metodologia de ensino e aprendizagem central a Aprendizagem Baseada em Estudos de Caso, combinada com Aprendizagem Baseada em Tarefas. A gamificação será utilizada como estratégia de motivação e envolvimento dos estudantes. Esta abordagem pedagógica está articulada com o modelo pedagógico do Iscte porque o estudante é considerado um agente ativo no seu processo de aprendizagem, o conhecimento é trabalhado como uma ferramenta para a construção e desenvolvimento de mais conhecimento e aplicado em diversos contextos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino foram selecionadas de forma a corresponder aos objetivos de aprendizagem da UC. Através de uma combinação de momentos de aprendizagem online síncrona e assíncrona, os estudantes irão realizar tarefas com diferentes níveis de apoio e orientação docente, analisar vários casos de estudo, aplicar conhecimentos teóricos e desenvolver competências de resolução de problemas e pensamento crítico. O docente dará feedback (corretivo e/ou cognitivo) sobre as tarefas e estudos de caso. Esta abordagem permitirá que os estudantes estabeleçam conexões entre os conhecimentos teóricos e práticos (OA1 a OA6), melhorando a compreensão e a aplicação dos conceitos aprendidos. Como estratégia motivadora, a unidade curricular incluirá a gamificação ao longo do semestre, onde serão atribuídos pontos à medida que os estudos de caso forem analisados com sucesso.
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC ou o Coordenador da mesma, na primeira aula de cada ciclo, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Al-Ghourabi, A. (2023). Artificial Intelligence in Business and Technology: Accelerate Transformation, Foster Innovation, and Redefine the Future. 1st Edition, USA: AD Al-Ghourab. Almeida, I. (2024). Artificial Intelligence Fundamentals for Business Leaders: Up to Date With Generative AI. Byte-Sized Learning.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Slides disponibilizados e diversos papers nos tópicos.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-09