Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04720
Acrónimo :
04720
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
- Presencial (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
- Presencial (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
- Presencial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
135.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


A unidade curricular pretende fornecer uma visão integrada da sustentabilidade ambiental na atividade empresarial, salientando a responsabilidade das empresas nos desafios ambientais e as estratégias de economia circular.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular o aluno deve: OA1-conhecer e compreender os conceitos básicos associados à sustentabilidade ambiental e as suas implicações para as empresas. OA2-ser capaz de aplicar conceitos de economia circular no contexto da atividade empresarial OA3-mobilizar os conhecimentos adquiridos na análise crítica de problemas concretos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Definições de sustentabilidade, limites planetários e responsabilidade empresarial 2. Economia circular: origens na ecologia industrial, estratégias públicas e exemplos de projetos privados 3. Boas práticas.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos cobrem os temas cuja apresentação é objectivo da disciplina, da seguinte forma: OA1 - 1 OA2 - 2 OA3 - todos

Avaliação / Assessment


A avaliação é realizada em 2 momentos: 1) Ao longo do semestre e 2) Avaliação final. 1) Ao longo do semestre: -Participação (10%): atitude interessada e interventiva durante as aulas, mostrando preparação adequada; -Mini-testes (40%): haverá mini-testes em sala de aula; -Trabalho de grupo (50%): análise crítica de um caso a escolher. 2) A avaliação final corresponde ao exame (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas são teórico-práticas (TP) para permitir apresentação dos conceitos e discussão. Pretende-se estimular nos alunos a capacidade de analisar a coerência e a pertinência de objectivos de sustentabilidade, desenvolvendo capacidade de análise crítica, de construção de argumentação própria fundamentada teórica, lógica e factualmente, e ainda competências de comunicação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino promovem a aquisição de conhecimentos pelos alunos, fomentam a sua participação nas aulas e desenvolvem a sua capacidade de analisar problemas concretos.

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC ou o Coordenador da mesma, na primeira aula de cada ciclo, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bocken, Nancy, Ingrid de Pauw, Conny Bakker & Bram van der Grinten (2016) Product design and business model strategies for a circular economy, Journal of Industrial and Production Engineering, 33:5, 308-320, DOI: 10.1080/21681015.2016.1172124 Hawken, P. (2021) Regeneration: Ending the Climate Crisis in One Generation, Penguin Books, https://regeneration.org/the-book Richardson et al. (2023) Earth beyond six of nine planetary boundaries, Science Advances 9, eadh2458, DOI:10.1126/sciadv.adh2458 Wiedmann, T., Lenzen, M., Keyßer, L.T. et al. (2020) Scientists’ warning on affluence. Nature Commun 11, 3107, https://doi.org/10.1038/s41467-020-16941-y

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Planos e estratégias europeias, por exemplo: https://environment.ec.europa.eu/strategy/circular-economy-action-plan_en https://finance.ec.europa.eu/capital-markets-union-and-financial-markets/company-reporting-and-auditing/company-reporting/corporate-sustainability-reporting_en https://commission.europa.eu/energy-climate-change-environment_en

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-09