Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Finanças
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não aplicável
Objetivos Gerais / Objectives
Adquirir conhecimentos na área de Corporate Finance e Corporate Governance.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1: Elaborar, interpretar e articular os diferentes documentos financeiros previsionais; OA2: Aplicar as técnicas fundamentais de avaliação de investimentos e avaliar se o investimento cria valor; OA3: Determinar o custo dos capitais próprios e alheios; OA4: Compreender os diferentes modelos de governança corporativa OA5: Conhecer o papel dos diferentes órgãos, remunerações e dinâmicas entre stakeholders OA6: Analisar e discutir tendências no corporate governance
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. A Decisão Económica de Investimento 2. O conceito de cash flow e a óptica de tesouraria 3. Taxa de actualização e risco (O modelo CAPM) 4. Critérios de avaliação 5. Estrutura de financiamento 6. Definição, Origem e evolução da corporate governance 7. Modelos de corporate governance e Órgãos 8. Políticas de remuneração 9. Dinâmicas e a gestão multi-stakeholder 10. Ética, ESG, Diversidade
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta “demonstração de coerência” decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 – Pontos do programa: 1, 2 OA2 – Pontos do programa: 3, 4 OA3 – Pontos do programa: 5 OA4 – Pontos do programa: 6 OA5 – Pontos do programa: 7, 8, 9 OA6 – Pontos do programa: 10
Avaliação / Assessment
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação ao longo do semestre exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Trabalho de grupo, com a ponderação de 40%; - Um teste individual, com a ponderação de 60% e uma nota mínima de 10 valores. Alternativamente a avaliação pode realizar-se por exame final, com um peso de 100%.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios de aplicação 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Todos os OA. 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos Todos os OA. 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo Todos os OA. 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. Todos os OA.
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC ou o Coordenador da mesma, na primeira aula de cada ciclo, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-09