Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04721
Acrónimo :
04721
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
8.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
30.0h/sem
Trabalho Autónomo :
135.0
Horas de Trabalho Total :
165.0h/sem

Área científica / Scientific area


Finanças

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


Adquirir conhecimentos na área de Corporate Finance e Corporate Governance.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1: Elaborar, interpretar e articular os diferentes documentos financeiros previsionais; OA2: Aplicar as técnicas fundamentais de avaliação de investimentos e avaliar se o investimento cria valor; OA3: Determinar o custo dos capitais próprios e alheios; OA4: Compreender os diferentes modelos de governança corporativa OA5: Conhecer o papel dos diferentes órgãos, remunerações e dinâmicas entre stakeholders OA6: Analisar e discutir tendências no corporate governance

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. A Decisão Económica de Investimento 2. O conceito de cash flow e a óptica de tesouraria 3. Taxa de actualização e risco (O modelo CAPM) 4. Critérios de avaliação 5. Estrutura de financiamento 6. Definição, Origem e evolução da corporate governance 7. Modelos de corporate governance e Órgãos 8. Políticas de remuneração 9. Dinâmicas e a gestão multi-stakeholder 10. Ética, ESG, Diversidade

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta “demonstração de coerência” decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 – Pontos do programa: 1, 2 OA2 – Pontos do programa: 3, 4 OA3 – Pontos do programa: 5 OA4 – Pontos do programa: 6 OA5 – Pontos do programa: 7, 8, 9 OA6 – Pontos do programa: 10

Avaliação / Assessment


Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação ao longo do semestre exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Trabalho de grupo, com a ponderação de 40%; - Um teste individual, com a ponderação de 60% e uma nota mínima de 10 valores. Alternativamente a avaliação pode realizar-se por exame final, com um peso de 100%.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios de aplicação 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Todos os OA. 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos Todos os OA. 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo Todos os OA. 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. Todos os OA.

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC ou o Coordenador da mesma, na primeira aula de cada ciclo, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-09