Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não aplicável
Objetivos Gerais / Objectives
Desenvolver a abordagem dos alunos na análise e resolução de situações organizacionais em contexto real, através de uma abordagem de gestão mais integrada.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Analisar criticamente casos de gestão OA2. Compreender as interações entre vários assuntos nos casos em análise OA3. Abordar e resolver casos organizacionais, através de uma abordagem de gestão mais integrada com recurso, por exemplo, a simulador e a problem structuring methods.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Abordagem analítica estruturada a casos de gestão com recurso a simulador 2. Análise estratégica de situações reais 3. Desenvolvimento de recomendações e planos de ação.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1 - CP1, CP2 e CP3 OA2 - CP1, CP2 e CP3 OA3 - CP2 e CP3
Avaliação / Assessment
Opção 1 (Avaliação ao longo do semestre) i. Prova Escrita Individual 20% ii. Trabalho de Grupo 80% Aprovação: Média ponderada de 10 valores ou superior, com a nota mínima de 10 valores em cada uma das componentes da avaliação contínua. Opção 2 (Exame Final) (100%) Aprovação: 10 valores ou superior
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O método de ensino e de apresendizagem utilizado nesta UC é de participação ativa. Nas aulas discutem-se essencialmente os casos, com reduzida utilização de aulas expositivas. Os alunos desenvolvem as seguintes atividades: 1. Desenvolvimento do plano estratégico e respetivos planos de ação com recurso a simulador e a problem structuring methods; 2. Apresentação e debate do caso.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As Metodologias de Ensino (ME) adotadas, no seu conjunto, permitem aos alunos adquirir os conhecimentos e competências constantes dos Objetivos de Aprendizagem (OA). Mais detalhadamente: ME1 - OA1 a OA3 ME2 - OA1 a OA3
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC ou o Coordenador da mesma, na primeira aula de cada ciclo, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Barney, J. & Hesterley S. (2020) Strategic Management and Competitive Advantage: Concepts and Cases, 6th Edition, New York, NY: Pearson. Grant, R. (2021) Contemporary Strategy Analysis (11th edition), Oxford, UK: Wiley-Blackwell. Stadler, C., Hautz, J., Matzler, K. & Friedrich von den Eichen, S. (2021) Open Strategy: Mastering Disruption from Outside the C-Suite. Cambridge, MA: The MIT Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Powers, D. (2019) On Trend: The Business of Forecasting the Future, 1st Ed., Illinois IL: University of Illinois Press. Díez-De-Castro, E. & Peris-Ortiz, M. (2018) Organizational Legitimacy: Challenges and Opportunities for Businesses and Institutions, 1st Ed., London: Springer.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-11-22