Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04724
Acrónimo :
04724
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
8.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
30.0h/sem
Trabalho Autónomo :
120.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo da disciplina de Estratégia e Foresight é apresentar perspectivas, conceitos e instrumentos para uma participação eficaz no processo de gestão estratégica, com especial foco nas capacidades dinâmicas e o seu papel em diferentes fases e componentes da gestão estratégica.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1- Desenvolver conceitos inerentes ao processo de gestão estratégica e compreender a forma como este processo é visto em diferentes abordagens teóricas. OA2- Compreender e aplicar o conceito e a abordagem das capacidades dinâmicas OA3- Introduzir conceitos inerentes ao desenvolvimento de estratégias competitivas e corporativas OA4- Aperceber-se da importância da implementação e controlo de gestão estratégica e a sua relação com o digital OA5- Desenvolver pensamento crítico OA6- Ter autonomia para planear os seus processos de aprendizagem para avançar os seus conhecimentos na área em estudo.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Fundamentos de estratégia 2. A estratégia e o processo de gestão estratégica: Novas tendências 3. Análise interna da organização 4. Análise da envolvente externa 5. Estratégias de negócio 6. Estratégias corporativas 7. Implementação da estratégia 8. Controlo estratégico e inovação tecnológica.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA 1 - CP 1 OA 2 - CP 3 OA 3 - CP 4, 5, 6 OA 4 - CP 7, 8 OA 5 - CP 1-7 OA 6 - CP 1-7

Avaliação / Assessment


Opção 1 (Avaliação ao longo do semestre) i. Prova Escrita Individual 50% ii. Trabalho de Grupo 50% Aprovação: Média ponderada de 10 valores ou superior, com a nota mínima de 10 valores em cada uma das componentes da avaliação contínua. Opção 2 (Exame Final) (100%) Aprovação: 10 valores ou superior

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1. O método de ensino inclui aulas expositivas, discussão de casos, exemplos e exercícios. 2. Os alunos são incentivados a participar nas discussões e apresentações, bem como a trazer exemplos e fazer reflexões críticas sobre os temas apresentados em aula. 3. Estudo individual (preparação para as aulas e para o teste e exame).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As Metodologias de Ensino (ME) adotadas, no seu conjunto, permitem aos alunos adquirir os conhecimentos e competências constantes dos Objetivos de Aprendizagem (OA). Mais detalhadamente: ME 1 - OA 1 a OA 6 ME 2 - OA 1 a OA 6 ME 3 - OA 1 a OA 6

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC ou o Coordenador da mesma, na primeira aula de cada ciclo, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Barney, J. & Hesterley S. (2020) Strategic Management and Competitive Advantage: Concepts and Cases, 6th Edition, New York, NY: Pearson. Grant, R. (2021) Contemporary Strategy Analysis (11th edition), Oxford, UK: Wiley-Blackwell. Pearce, J. & Robison, R. (2013) Strategic Management, 13th Edition, MacGraw-hill Higher Education. Stadler, C., Hautz, J., Matzler, K. & Friedrich von den Eichen, S. (2021) Open Strategy: Mastering Disruption from Outside the C-Suite. Cambridge, MA: The MIT Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Breznik, L. & D. Hisrich, R. (2014) Dynamic Capabilities vs. innovation capability: are there related? Journal of Small Business and Enterprise Development, 21(3), pp. 368-384. Cardeal, N. & António, N. (2012) Valuable, rare, inimitable resources and organisation (VRIO) or valuable, rare, inimitable resources (VRI) capabilities: what leads to competitive advantage? African Journal of Business Management, Volume 6, nº 37, pp. 10159-10170. Eisenhardt, K. & Martin, J. (2000) Dynamic Capabilities: what are they? Strategic Management Journal, 21 (10-11), pp. 1105-1121. Gebauer, H. (2011) Exploring the Contribution of management innovation to the evolution of dynamic capabilities. Industrial Marketing Management, 40(8), pp. 1238-1250. Prange, C. & Verdier, S. (2011) Dynamic Capabilities, internationalisation processes and performance. Journal of World Business, 46(1), pp. 126-133. Riviere, M. & Suder, G. (2016) Perspectives on strategic internationalisation: developing capabilities for renewal. International Business Review, 25(4), pp. 847-858. Teece, D., Pisano, G. & Shuen, A. (1997) Dynamic capabilities and strategic management. Strategic Management Journal , 18(7), pp. 509-533.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-09