Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04727
Acrónimo :
04727
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
135.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


Dotar os alunos dos conhecimentos base da negociação e áreas que contribuem para um bom desempenho negocial e de gestão de stakeholders.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Dotar os alunos dos conhecimentos base da negociação e áreas que contribuem para um bom desempenho negocial e de gestão de stakeholders.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Introdução à negociação e gestão de stakeholders 2. Elementos chave de uma negociação 3. Abordagem estratégica para a negociação 4. Principais passos negociais 5. Tácticas de negociação

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1 – 1 OA2 – 2 OA3 – 3, 4 e 5 OA4 – 3, 4 e 5

Avaliação / Assessment


Opção 1 (Avaliação ao longo do semestre) - Teste: Peso na classificação final: 70% - Trabalho de grupo: Peso na classificação final: 30% Opção 2 (Exame final) (100%) A aprovação é obtida com o mínimo de 9.5 valores em todos os componentes.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios de aplicação 3. Autoestudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) - Objetivo de aprendizagem (0A): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência – Todos 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos - OA2 a OA4. 3. Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno - Todos

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC ou o Coordenador da mesma, na primeira aula de cada ciclo, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Lewicki, R. J., Saunders, D. M. & Barry, B. (2020). Essentials of Negotiation (7th Ed). McGraw-Hill; Falcão, P. F. (2018). Todos Podemos Negociar Bem! Conceitos, estratégias e exemplos práticos de gestores de sucesso, 3ª edição, Texto Editores; Materiais das aulas.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Caputo, A., Borbély, A., & Dabic, M. (2019). Building theory on the negotiation capability of the firm: evidence from Ryanair. Journal of Knowledge Management, 23(2), 240-262. Thompson, L. (2020). The Mind and Heart of the Negotiator, Global Edition (7th Ed). Pearson.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-29