Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não aplicável
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os formandos, no final da unidade curricular, sejam capazes de aplicar a análise de dados univariada e multivariada a problemas concretos, em contextos empresariais e das instituições em geral.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: 1. Relembrar e aplicar alguns conceitos Matemáticos para a gestão 2. Conhecer e utilizar os principais conceitos de Estatística. 3. Conhecer e saber aplicar o modelo de regressão linear múltipla, a situações concretas. 4. Ser capaz de trabalhar com os packages informáticos EXCEL e R/RStudio.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Back to maths 2. Estatística descritiva com aplicações 3. Inferência estatística com aplicações 4. Análises de correlação e regressão linear simples 5. Modelo de Regressão Linear Múltipla (MLRM)
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta “demonstração de coerência” decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 – Back to maths. OA2 – Pontos do programa: 2. e 3. OA3 – Pontos do programa: 4. e 5. OA4 – Todos
Avaliação / Assessment
A avaliação ao longo do semestre inclui a realização de: 1. Um teste com ponderação de 70% na nota final; 2. Um trabalho de grupo com ponderação de 30%. A aprovação obriga à obtenção de nota mínima de 10 valores no teste individual e de 10 no trabalho de grupo. Na prova de avaliação escrita os alunos podem utilizar um formulário e uma calculadora. Avaliação por exame final: 100%.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Activas, com a realização de trabalho de grupo 4. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de modelos em computador 5. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos.
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC ou o Coordenador da mesma, na primeira aula de cada ciclo, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
CURTO, José DIAS (2024), Estatística com R: Aprenda Fazendo, 2ª edição. Amazon. CURTO, José DIAS (2019), Potenciar os Negócios? A Estatística dá uma ajuda: muitas aplicações em Excel e poucas fórmulas, 3ª edição. Amazon. CURTO, José DIAS e VIEIRA, Duarte (2023), Excel para economia e gestão, 5ª edição, Ed. Sílabo. CURTO, Jos\'{e} DIAS (2021), Ganhos em Bolsa: mito ou realidade?. Amazon. CURTO, José DIAS (2018), Mathematics in Bullets points: what you must know before starting a master or PhD program, Amazon. STINEROCK, Robert (2022), Statistics with R: A Beginner's Guide, Second Edition. Amazon.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
CURTO, José DIAS (2021), Statistics - Over 200 problems (with solutions): Applications in `R/RStudio' and `Excel'. Amazon. CURTO, José DIAS (2019), Econometrics and Statistics - Over 100 problems (with solutions): Applications in 'R/RStudio' and 'Excel'. Amazon.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-09