Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Estudos Urbanos
Departamento / Department
ISCTE
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não aplicável
Objetivos Gerais / Objectives
Este curso tem como objetivo apresentar aos participantes os principais princípios da mobilidade sustentável, fornecer-lhes ferramentas e técnicas para planear serviços de mobilidade sustentável e promover a integração de modos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Compreender os princípios e elementos dos planos de mobilidade urbana sustentável OA2. Identificar indicadores que permitam medir a eficácia dos planos sustentáveis OA3. Reconhecer práticas e políticas que promovam a multimodalidade e a integração do planeamento urbano e da mobilidade OA4. Utilizar ferramentas para identificar os objectivos dos planos de mobilidade sustentável
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Visão geral, objetivos de planos de mobilidade sustentável e desafios de implementação CP2. PMUS e indicadores de impactos de planos de mobilidade CP3. Inclusividade de mobilidade CP4. Transporte Público e Multimodalidade CP5. Ligação entre planeamento territorial e planeamento de mobilidade
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
É a seguinte a correspondência entre os objectivos de aprendizagem (OA) e os conteúdos programáticos (CP): OA1 - CP1 + CP2 OA2 - CP1+CP2 OA3 - CP3 + CP4 OA4 - CP2+CP3 + CP4+CP5
Avaliação / Assessment
1. Teste escrito individual assíncrono (100%) A nota mínima para passar a disciplina é 10 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Estas são todas as opções: - Metodologias expositivas, ligadas à exposição oral de conceitos; - Metodologias participativas, ligadas à análise e resolução de casos de estudo em aula; - Metodologias activas, ligadas à análise e resolução de caso de estudo em casa, em grupo; - Auto-estudo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
É a seguinte a correspondência entre as metodologias de ensino e os objectivos de aprendizagem (OA): - Metodologias expositivas, ligadas à exposição oral de conceitos: OA1+OA2+OA3+OA4 - Metodologias participativas, ligadas à análise e resolução de casos de estudo em aula: OA2+OA3+OA4 - Metodologias activas, ligadas à análise e resolução de caso de estudo em casa, em grupo: OA4 - Auto-estudo: OA1+OA2+OA3+OA4
Observações / Observations
--
Bibliografia Principal / Main Bibliography
1, ITF (2024), Improving the Quality of Walking and Cycling in Cities: Summary and Conclusions, ITF Roundtable Reports, No. 193, OECD Publishing, Paris 2, PATHWAYS TO A MULTIMODAL LIFESTYLE: REINFORCING PUBLIC TRANSPORT WITH ACTIVE AND MICROMOBILITY, UITP Policy Brief. October 2023 3. Fernadez-Heredia and Fernadez-Sanchez (2020). Processes of civic participation in the implementation of sustainable urban mobility systems. Case studies on Transport Policy, 471-483. 4. Rupprecht Consult (editor), Guidelines for Developing and Implementing a Sustainable Urban Mobility Plan, Second Edition, 2019. 5. ITF (2021), Travel Transitions: How Transport Planners and Policy Makers Can Respond to Shifting Mobility Trends, ITF Research Reports, OECD Publishing, Paris.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-17