Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04732
Acrónimo :
04732
Ciclo :
Desconhecida
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
--

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
12.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
13.0h/sem
Trabalho Autónomo :
0.0
Horas de Trabalho Total :
13.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estudos Urbanos

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


Este curso tem como objetivo apresentar aos participantes os principais princípios da mobilidade sustentável, fornecer-lhes ferramentas e técnicas para planear serviços de mobilidade sustentável e promover a integração de modos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Compreender os princípios e elementos dos planos de mobilidade urbana sustentável OA2. Identificar indicadores que permitam medir a eficácia dos planos sustentáveis OA3. Reconhecer práticas e políticas que promovam a multimodalidade e a integração do planeamento urbano e da mobilidade OA4. Utilizar ferramentas para identificar os objectivos dos planos de mobilidade sustentável

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Visão geral, objetivos de planos de mobilidade sustentável e desafios de implementação CP2. PMUS e indicadores de impactos de planos de mobilidade CP3. Inclusividade de mobilidade CP4. Transporte Público e Multimodalidade CP5. Ligação entre planeamento territorial e planeamento de mobilidade

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


É a seguinte a correspondência entre os objectivos de aprendizagem (OA) e os conteúdos programáticos (CP): OA1 - CP1 + CP2 OA2 - CP1+CP2 OA3 - CP3 + CP4 OA4 - CP2+CP3 + CP4+CP5

Avaliação / Assessment


1. Teste escrito individual assíncrono (100%) A nota mínima para passar a disciplina é 10 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Estas são todas as opções: - Metodologias expositivas, ligadas à exposição oral de conceitos; - Metodologias participativas, ligadas à análise e resolução de casos de estudo em aula; - Metodologias activas, ligadas à análise e resolução de caso de estudo em casa, em grupo; - Auto-estudo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


É a seguinte a correspondência entre as metodologias de ensino e os objectivos de aprendizagem (OA): - Metodologias expositivas, ligadas à exposição oral de conceitos: OA1+OA2+OA3+OA4 - Metodologias participativas, ligadas à análise e resolução de casos de estudo em aula: OA2+OA3+OA4 - Metodologias activas, ligadas à análise e resolução de caso de estudo em casa, em grupo: OA4 - Auto-estudo: OA1+OA2+OA3+OA4

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


1, ITF (2024), Improving the Quality of Walking and Cycling in Cities: Summary and Conclusions, ITF Roundtable Reports, No. 193, OECD Publishing, Paris 2, PATHWAYS TO A MULTIMODAL LIFESTYLE: REINFORCING PUBLIC TRANSPORT WITH ACTIVE AND MICROMOBILITY, UITP Policy Brief. October 2023 3. Fernadez-Heredia and Fernadez-Sanchez (2020). Processes of civic participation in the implementation of sustainable urban mobility systems. Case studies on Transport Policy, 471-483. 4. Rupprecht Consult (editor), Guidelines for Developing and Implementing a Sustainable Urban Mobility Plan, Second Edition, 2019. 5. ITF (2021), Travel Transitions: How Transport Planners and Policy Makers Can Respond to Shifting Mobility Trends, ITF Research Reports, OECD Publishing, Paris.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-17