Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04734
Acrónimo :
04734
Ciclo :
Desconhecida
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
---

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
0.0
Horas de Trabalho Total :
25.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estudos Urbanos

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


Esta Unidade Curricular visa uma compreensão estruturada dos principais desafios e soluções técnicas/conceptuais que os setores público e privado precisam endereçar para descarbonizar com sucesso a mobilidade e o transporte. A tónica é colocada nos fundamentos das estratégias e políticas associadas aos processos de transição para uma mobilidade mais sustentável, endereçando temas críticos como a transferência modal e energética.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Compreender a extensão dos desafios atuais de descarbonização e desenvolvimento sustentável nos transportes à luz da evolução histórica dos transportes. OA2. Familiarizar os participantes com os conceitos e teorias sociotécnicas das transições, permitindo uma maior compreensão dos factores e processos de mudança na mobilidade. OA3. Reconhecer as diferentes alternativas de mobilidade, nomeadamente a diferença entre o transporte individual em relação ao transporte colectivo, partilhado e activo, e o papel das preferências individuais nas implicações ambientais e socioeconómicas. OA4. Conhecer políticas e medidas para promover a sustentabilidade nos transportes, capacitando os formandos a compreender e avaliar sistematicamente essas políticas. OA5. Capacitar os formandos a avaliar o impacto de diferentes estratégias de mobilidade sustentável, nomeadamente em termos de raciocínio lógico-interpretativo e de técnicas de simulação com base em balanços energéticos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 Mobilidade: uma história de disrupções. CP2 O elenco das externalidades: emissões, poluição, congestionamento, sinistralidade, exclusão social. CP3 O custo das externalidades. CP4 Objetivos de descarbonização do Plano Nacional Energia e Clima. CP5 Estratégias para a descarbonização da mobilidade: opções e potencial de mitigação. CP6 Perspetiva global da eletrificação da mobilidade. CP7 Análise histórica e prospetiva dos transportes sob descarbonização e sustentabilidade CP8 Transições sociotécnicas sustentáveis na mobilidade. CP9 Alternativas de mobilidade, preferências dos consumidores e impactos ambientais e socioeconómicos. CP10 Políticas para a sustentabilidade nos transportes. CP11 Simulação de estratégias de mobilidade sustentável.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


É a seguinte a correspondência entre os objectivos de aprendizagem (OA) e os conteúdos programáticos (CP): OA1: CP1+CP7 OA2: CP2+CP3+CP4+CP6+CP8 OA3: CP5+CP6+CP8+CP9 OA4: CP9+CP10 OA5: CP11

Avaliação / Assessment


1. Teste escrito individual assíncrono (100%) A nota mínima para passar a disciplina é 10 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


- Metodologias expositivas, ligadas à leccionação de conceitos; - Metodologias participativas, ligadas à análise e resolução de casos de estudo em aula; - Metodologias participativas, ligadas à análise e resolução de exercícios em aula; - Metodologias activas, ligadas à análise e resolução de caso de estudo em casa, em grupo; - Auto-estudo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


É a seguinte a correspondência entre as metodologias de ensino e os objectivos de aprendizagem (OA): - Metodologias expositivas, ligadas à leccionação de conceitos necessários à compreensão dos conteúdos programáticos: OA1+OA2+OA3+OA4 - Metodologias participativas, ligadas à análise e resolução de casos de estudo em aula, que permitem a ilustração e mobilização dos conhecimentos: OA3+OA4+OA5 - Metodologias participativas, ligadas à análise e resolução de exercícios em aula, que possibilitam a experimentação dos conhecimentos: OA3+OA4+OA5 - Metodologias activas, ligadas à análise e resolução de caso de estudo em casa, em grupo, que permitem a aplicação dos conhecimentos: OA4+OA5 - Auto-estudo, para um trabalho autónomo: OA1+OA2+OA3+OA4+OA5

Observações / Observations


Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) cobertos: -11 (cidades sustentáveis) -3 (assegurar vidas sanas e bem-estar para todos) -13 (luta contra as alterações climáticas)

Bibliografia Principal / Main Bibliography


"SLOCAT (2021), Tracking Trends in a Time of Change: The Need for Radical Action Towards Sustainable Transport Decarbonisation, Transport and Climate Change Global Status Report - 2nd edition Decarbonising Transport in Europe: The Way Forward.International Transport Forum, 2021 Decarbonizing Mobility Forum: Amsterdam 2023.McKinsey & Company, 2023 Manual da Mobilidade Elétrica .UVE-EDP, 2020 CleanBusPT - Transporte Público Urbano em Portugal: O caminho para as zero emissões. Jose Gomes Mendes, Fundação Mestre Casais, 2022 Decarbonisation and the Pricing of Road Transport: Summary and Conclusions ITF (2023), ITF Roundtable Reports, No. 191, OECD Publishing, Paris. Grubler, A., Wilson, C., Bento, N., Boza-Kiss, B., Krey, V., McCollum, D. L., ... & Valin, H. (2018). A low energy demand scenario for meeting the 1.5 C target and sustainable development goals without negative emission technologies. Nature energy, 3(6), 515-527."

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-23