Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04740
Acrónimo :
04740
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
inglês, castelhano

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências Sociais

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


A unidade curricular Construção de projecto tem como objetivo fornecer aos estudantes os instrumentos conceptuais, teóricos e metodológicos para a elaboração de um projeto de investigação e/ou intervenção a áreas dos estudos de género e sexualidade. Para assegurar a natureza interdisciplinar do mestrado nesta unidade curricular serão fornecidos aos estudantes perspectivas e orientações metodológicas das áreas disciplinares centrais deste mestrado - Antropologia, Psicologia e Sociologia - que permitirão aos estudantes ter bases mais amplas para elaboração de um projeto de investigação.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O/A aluno/a que complete com sucesso esta UC será capaz de: OA1: Formular um problema de investigação OA2: Elaborar uma revisão de literatura, e utilizar teorias e estudos de caso para formular um problema de investigação. No final da UC os estudantes deverão estar aptos a: OA3- reconhecer e utilizar diferentes tipos e estratégias metodológicas, conhecendo os seus fundamentos teóricos e éticos que lhes permitam definir adequadamente um prokecto de investigação e/ou intervenção OA4- identificar os principais problemas do processo de investigação e/ou intervenção, desde a definição do tema de análise, seu enquadramento teórico, operacionalização da pesquuisa e elaboração do projeto; OA5- elaborar um projeto de pesquisa e/ou intervenção.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Investigação empírica e produção de conhecimento CP2. A ética nos diferentes tipos de pesquisa. CP3. Como elaborar um projeto de investigação ou de intervenção. CP4. Estratégias metodológicas: contibuição da Antropologia, Psicologia e Sociologia para a elaboração de um projecto interdisciplinar.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos da UC serão assegurados através de objectivos de aprendizagem definidos de forma coerente como a seguir se demonstra OA1- CP1, CP2, CP3 , CP4 OA2 - CP1 OA3 - CP4 OA4 - CP1, CP2, CP3, CP4 OA5- CP1, CP2, CP3, CP4

Avaliação / Assessment


Avaliação continua, contemplando as seguintes componentes: a) Participação nas aulas e apresentação do projeto de pesquisa e/ou de intervenção (30%) b) Trabalho final escrito: projeto de pesquisa e/ou de intervenção (70%). Assiduidade mínima: 2/3 das aulas. A avaliação desta UC não contempla a realização de exame escrito final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem articula sessões teórico-práticas de transmissão de conhecimentos, sessões seminariais de apresentação e discussão de projetos (às quais é dada prevalência), sessões tutoriais e trabalho autónomo dos estudantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O reconhecimento e capacidade de utilização de diferentes tipos de estratégias metodológicas é fundamentalmente promovido por sessões teórico-práticas de transmissão de conhecimentos e debate, sempre com recurso à ilustração empírica. A identificação concreta de problemas num ciclo de pesquisa , bem como a elaboração de uma proposta de projeto são objetivos a concretizar através de sessões práticas de apresentação dos projetos dos estudantes e de orientação tutorial.

Observações / Observations


Outros docentes da UC: Catarina Frois e João Oliveira

Bibliografia Principal / Main Bibliography


"ISCTE (2020). Normas para a formatação e apresentação gráfica da Dissertação ou Trabalho de Projeto dos Mestrados da Escola de Ciências Sociais e Humanas. "

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-29