Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências Sociais
Departamento / Department
ISCTE
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
O objetivo desta UC é a realização de um um projecto de investigação. Com esse objectivo a UC irá garantir as condições para que as/os estudantes desenvolvam uma investigação empírica e/ou teórica original no quadro das questões centrais dos estudos de género e sexualidade. A condução de investigação empírica é crucial tanto para o desenvolvimento do conhecimento científico como para a análise de problemas contextuais mais específicos, bem como para a possibilidade de intervenção. A UC permitirá aos/às estudantes o desenvolvimento de uma capacidade crítica relativamente à investigação teórica e empírica.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O/A estudante que complete com sucesso esta UC será capaz de: OA1: Formular um problema de investigação OA2: Elaborar uma revisão de literatura, e utilizar teorias e estudos de caso para formular um problema de investigação. OA3: Levar a cabo uma investigação autónoma com base no tema definido pelo seu projecto de pesquisa OA4: Ter capacidades de definição de estratégias metodológicas teoricamente fundamentadas para conduzir uma investigação empírica ou teórica. OA5: Analisar resultados de investigação com base no enquadramento teórico definido. OA6: Redigir uma dissertação original sobre o tema escolhido
Conteúdos Programáticos / Syllabus
No início desta unidade curricular, os estudantes deverão ter já um projecto de investigação relevante no âmbito dos estudos de género e sexualidade, bem como um orientador. Com o orientador, os estudantes deverão: CP1- Identificar literatura relevante, e elaborar uma revisão teórica e empírica CP2 - Definir um tema de investigação CP3 . Definir o programa de investigação, procedimentos e estratégias metodológicas. CP4 - Conduzir a investigação empírica ou teórica definida CP5 - Analisar e interpretar resultados CP6 - Elaborar o plano da dissertação CP7 - Redigir a dissertação
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos da UC serão assegurados através de objectivos de aprendizagem definidos de forma coerente como a seguir se demonstra OA1- CP1, CP2, CP3 OA2 - CP1 OA3 - CP3, CP4 OA4 - CP4 OA5- CP5 OA6 - CP6
Avaliação / Assessment
A dissertação de mestrado em Estudos Interdisciplinares de Género e Seuxalidade é apresentada e defendida em provas públicas e será avaliada por um júri. A avaliação baseia-se no mérito científico da dissertação nas suas componentes teórica, metodológica e empírica, e na qualidade da sua apresentação e defesa orais. Aplicam-se as classificações vigentes no ISCTE-IUL para o grau de Mestre.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
1. A maior parte da orientação da dissertação será feita em contacto direto com o orientador, em sessões individuais, ou excecionalmente em grupos pequenos de estudantes cujo tópico da tese seja muito semelhante. 2. Os estudantes terão um seminário mensal, no qual apresentarão o estado da sua tese, atividades planeadas, dificuldades encontradas, etc. Estes seminários focar-se-ão no tópico da dissertação, bem como no processo de investigação e escrita.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A orientação de uma dissertação deve providenciar aos/às estudantes acesso a investigação relevante para o tópico da dissertação, ajudando-os/as a identificarem enquadramentos teóricos e métodos de recolha e análise de dados adequados. Por outro lado, a orientação deve também englobar um aconselhamento global acerca da organização do processo de investigação, desenho de estudos exequíveis, organização da dissertação, estruturação da escrita, etc. Os tópicos descritos no programa garantem uma condução eficaz e bem-sucedida do projeto. As competências adquiridas na condução autónoma da dissertação são consonantes com os objetivos da unidade curricular. A orientação permitirá solidificar estas competências, através de uma reflexão crítica dos problemas e sucessos encontrados durante o processo.
Observações / Observations
A UC contará com a participação de Carla Moleiro (psicologia) Pedro Vasconcelos (Sociologia)
Bibliografia Principal / Main Bibliography
ISCTE (2020). Normas para a formatação e apresentação gráfica da Dissertação ou Trabalho de Projeto dos Mestrados da Escola de Ciências Sociais e Humanas.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-29