Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04742
Acrónimo :
04742
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
inglês, castelhano

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
48.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
1175.0
Horas de Trabalho Total :
1200.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências Sociais

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo desta UC é a realização de um um projecto de investigação. Com esse objectivo a UC irá garantir as condições para que as/os alunos/as desenvolvam uma investigação empírica e/ou teórica original no quadro das questões centrais dos estudos de género e sexualidade. A condução de investigação empírica é crucial tanto para o desenvolvimento do conhecimento científico como para a análise de problemas contextuais mais específicos, bem como para a possibilidade de intervenção. A UC permitirá aos/às alunos/as o desenvolvimento de uma capacidade crítica relativamente à investigação teórica e empírica.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O/A estudante que complete com sucesso esta UC será capaz de: OA1: Formular um problema de investigação OA2: Elaborar uma revisão de literatura, e utilizar teorias e estudos de caso para formular um problema de investigação. OA3: Levar a cabo uma investigação autónoma com base no tema definido pelo seu projecto de pesquisa OA4: Ter capacidades de definição de estratégias metodológicas teoricamente fundamentadas para conduzir uma investigação empírica ou teórica. OA5: Analisar resultados de investigação com base no enquadramento teórico definido. OA6: Redigir um Trabalho de Projeto original sobre o tema escolhido

Conteúdos Programáticos / Syllabus


No início desta unidade curricular, os alunos deverão ter já um projecto de investigação relevante no âmbito dos estudos de género e sexualidade, bem como um orientador. Com o orientador, os alunos deverão: CP1- Identificar literatura relevante, e elaborar uma revisão teórica e empírica CP2 - Definir um tema de investigação CP3 . Definir o programa de investigação, procedimentos e estratégias metodológicas. CP4 - Conduzir a investigação empírica ou teórica definida CP5 - Analisar e interpretar resultados CP6 - Elaborar o plano da dissertação CP7 - Redigir o Trabalho de Projeto

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos da UC serão assegurados através de objectivos de aprendizagem definidos de forma coerente como a seguir se demonstra OA1- CP1, CP2, CP3 OA2 - CP1 OA3 - CP3, CP4 OA4 - CP4 OA5- CP5 OA6 - CP6

Avaliação / Assessment


1. A maior parte da orientação do Trabalho de Projeto será feita em contacto direto com o orientador, em sessões individuais, ou excecionalmente em grupos pequenos de estudantes cujo tópico seja muito semelhante. 2. Os/as estudantes terão um seminário mensal, no qual apresentarão o estado do seu trabalho, atividades planeadas, dificuldades encontradas, etc. Estes seminários focar-se-ão no tópico do Trabalho de Projeto, bem como no processo de investigação e escrita.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1. A maior parte da orientação do Trabalho de Projetoserá feita em contacto direto com o orientador, em sessões individuais, ou excecionalmente em grupos pequenos de estudantes cujo tópico da tese seja muito semelhante. 2. Os/as estudantes terão um seminário mensal, no qual apresentarão o estado do seu Trabalho de Projeto, atividades planeadas, dificuldades encontradas, etc. Estes seminários focar-se-ão no tópico do Trabalho de Projeto, bem como no processo de investigação e escrita.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A orientação da laboração de um projecto deve providenciar aos/às estudantes acesso a investigação relevante para o tópico a pesquisar, ajudando-os/as a identificar enquadramentos teóricos e métodos de recolha e análise de dados adequados. Por outro lado, a orientação deve também englobar um aconselhamento global acerca da organização do processo de investigação, desenho de estudos exequíveis, organização da redação do projecto, estruturação da escrita, etc. Os tópicos descritos no programa garantem uma condução eficaz e bem-sucedida do projeto. As competências adquiridas na condução autónoma da elaboração do projeto são consonantes com os objetivos da unidade curricular. A orientação permitirá solidificar estas competências, através de uma reflexão crítica dos problemas e sucessos encontrados durante o processo.

Observações / Observations


Outros docentes da UC: Miguel Vale de Almeida (Antropologia) João Oliveira (psicologia)

Bibliografia Principal / Main Bibliography


ISCTE (2020). Normas para a formatação e apresentação gráfica da Dissertação ou Trabalho de Projeto dos Mestrados da Escola de Ciências Sociais e Humanas.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-29