Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
340 - Ciências empresariais
Departamento / Department
Departamento de Ciências Sociais e Empresariais
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
---
Objetivos Gerais / Objectives
Adquirir compreensão abrangente dos princípios de gestão de recursos no setor da saúde. Aprofundar conhecimento sobre os princípios de gestão de recursos no setor da saúde, garantindo uma compreensão holística. Desenvolver habilidades na análise, planeamento e otimização da alocação de recursos para organizações de saúde. Cultivar a expertise na análise, planeamento e otimização da alocação de recursos para organizações de saúde, promovendo uma utilização eficaz e eficiente. Fomentar competências na tomada de decisões estratégicas e orçamentação para uma utilização eficiente de recursos. Melhorar o conhecimento dos/as alunos/as sobre tecnologias e ferramentas para a gestão de recursos no setor da saúde, permitindo que sejam capazes de tomar decisões informadas e eficazes. Cultivar a consciência dos alunos no que diz respeito a questões éticas e práticas de sustentabilidade na gestão de recursos no contexto da saúde, promovendo a alocação responsável e equitativa de recursos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Conhecimentos: Compreender conceitos e princípios da gestão de recursos nos cuidados de saúde através de aulas interativas, estudos de caso e discussões em grupo, explorando quadros teóricos e exemplos práticos. Competências: Aplicar técnicas analíticas para a atribuição de recursos e orçamentação por meio de exercícios práticos, simulações e análise de dados, desenvolvendo habilidades em modelação e tomada de decisões para otimização de estratégias. Competências: Desenvolver planos estratégicos para otimização de recursos em cuidados de saúde, usando estudos de caso e discussões de grupo. Aplicar pensamento crítico e resolução de problemas para melhorar eficiência, identificar oportunidades e criar estratégias inovadoras, considerando restrições e questões éticas.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Introdução à Gestão dos Recursos de Saúde: Aborda os princípios fundamentais da gestão de recursos no setor da saúde. Financiamento e Orçamentação dos Cuidados de Saúde: Compreende os aspectos financeiros e domina estratégias de orçamentação para garantir sistemas de saúde sustentáveis. Estratégias de Afetação de Recursos: Examina a gestão de inventários e a otimização da cadeia de abastecimento para uso eficiente dos recursos. Gestão de Recursos Humanos nos Cuidados de Saúde: Desenvolve estratégias para otimizar o desempenho da força de trabalho na saúde. Utilização da Tecnologia para a Eficiência dos Recursos: Explora tecnologias inovadoras para melhorar a eficiência dos recursos nas operações de saúde. Melhoria da Qualidade e Relação Custo-Eficácia: Implementa estratégias para melhorar a qualidade e alcançar resultados rentáveis. Considerações Éticas na Afetação de Recursos: Explora dilemas éticos e decisões na alocação equitativa de recursos limitados na saúde.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os objetivos do curso, que incluem a compreensão dos princípios de gestão de recursos, o desenvolvimento de capacidades analíticas e a promoção de competências na tomada de decisões estratégicas, estão efetivamente reflectidos no Programa. O Programa abrange uma série de tópicos relevantes, como o financiamento e a orçamentação dos cuidados de saúde, a gestão de inventários e a otimização da cadeia de abastecimento, a gestão de recursos humanos, a utilização da tecnologia para a eficiência dos recursos, a melhoria da qualidade e a relação custo-eficácia, e considerações éticas na atribuição de recursos. Além disso, o programa inclui várias metodologias de ensino, tais como palestras interactivas, estudos de casos, discussões em grupo, exercícios práticos e visitas a empresas, para facilitar a aprendizagem ativa e o envolvimento.
Avaliação / Assessment
Questionários Online: Os questionários online regulares podem ser usados como um método de avaliação formativa para apreciar a compreensão dos alunos em relação aos conceitos-chave e princípios de gestão de recursos. Análise de Estudos de Caso: A atribuição de estudos de caso relacionados com a gestão de recursos no setor da saúde pode avaliar a capacidade dos alunos de aplicar os seus conhecimentos e competências em cenários reais. Projeto em Grupo: Envolvendo os alunos num projeto de grupo colaborativo focado na gestão de recursos, é possível avaliar a sua capacidade de trabalhar em equipa e aplicar coletivamente os seus conhecimentos e competências. A UC segue o modelo de avaliação ao longo do semestre por projeto pelo seu carácter eminentemente prático, não contemplando exame final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A metodologia de ensino online para esta disciplina foi concebida para proporcionar aos alunos uma compreensão abrangente dos princípios de gestão de recursos e desenvolver as suas capacidades analíticas, de planeamento e de otimização, para uma atribuição eficiente de recursos nas organizações de saúde. As seguintes metodologias serão empregues para uma experiência de aprendizagem online eficaz: Palestras interactivas online: As aulas envolventes e interactivas serão dadas através de plataformas online, incorporando elementos multimédia, tais como diapositivos, vídeos e actividades interactivas. Os alunos terão a oportunidade de interagir com o professor, fazer perguntas e participar em debates através de ferramentas de comunicação virtual. Estudos de casos e discussões em grupo: Serão fornecidos estudos de caso relacionados com a gestão de recursos nos cuidados de saúde e os alunos serão incentivados a analisá-los e a discuti-los em fóruns de grupo online. Isto fomentará a aprendizagem em colaboração e permitirá aos estudantes aplicar os seus conhecimentos e capacidades de pensamento crítico a cenários do mundo real. Simulações e exercícios on-line: Serão utilizadas simulações e exercícios em linha para simular cenários de atribuição de recursos e orçamentação. Os alunos terão a oportunidade de trabalhar com dados virtuais e tomar decisões com base em diferentes estratégias de afetação de recursos, permitindo-lhes desenvolver competências práticas e melhorar as suas capacidades de tomada de decisões. Projectos de colaboração em linha: Serão atribuídos aos alunos projectos colaborativos em linha que envolvem a análise e avaliação de diferentes iniciativas empresariais ou organizações de cuidados de saúde. Através de plataformas online, trabalharão em equipa para avaliar a eficiência e a eficácia das estratégias de atribuição de recursos e apresentar as suas conclusões. Actividades de laboratório virtual: Serão realizadas actividades de laboratório virtual para proporcionar aos alunos uma experiência prática na análise dos desafios da gestão de recursos e na otimização da atribuição de recursos. Trabalharão com ferramentas virtuais e software para explorar a gestão de inventário, a otimização da cadeia de fornecimento e a gestão de recursos humanos em ambientes de cuidados de saúde. Apresentações on-line: Os alunos preparam e fazem apresentações online sobre vários aspectos do planeamento empresarial e da gestão de recursos. Utilizarão ferramentas multimédia e plataformas de apresentação online para mostrar a sua compreensão dos conceitos e princípios aprendidos ao longo do curso. Métodos de avaliação on-line: A avaliação dos alunos será realizada através de métodos online, incluindo questionários online, trabalhos e avaliações de projectos. Estas avaliações medirão a compreensão dos alunos sobre os princípios de gestão de recursos, a sua capacidade de analisar e aplicar conceitos e as suas capacidades de pensamento crítico.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia de ensino online para o curso ""Gestão de Recursos no Sector da Saúde"" foi concebida para proporcionar aos alunos uma compreensão abrangente dos princípios de gestão de recursos e desenvolver as suas capacidades analíticas, de planeamento e de otimização para uma atribuição eficiente de recursos nas organizações de saúde. As seguintes metodologias serão empregues para uma experiência de aprendizagem online eficaz: Palestras interactivas online: As aulas envolventes e interactivas serão dadas através de plataformas online, incorporando elementos multimédia, tais como diapositivos, vídeos e actividades interactivas. Os alunos terão a oportunidade de interagir com o professor, fazer perguntas e participar em debates através de ferramentas de comunicação virtual. Estudos de casos e discussões em grupo: Serão fornecidos estudos de caso relacionados com a gestão de recursos nos cuidados de saúde e os alunos serão incentivados a analisá-los e a discuti-los em fóruns de grupo online. Isto fomentará a aprendizagem em colaboração e permitirá aos estudantes aplicar os seus conhecimentos e capacidades de pensamento crítico a cenários do mundo real. Simulações e exercícios online: Serão utilizadas simulações e exercícios em linha para simular cenários de atribuição de recursos e orçamentação. Os alunos terão a oportunidade de trabalhar com dados virtuais e tomar decisões com base em diferentes estratégias de afetação de recursos, permitindo-lhes desenvolver competências práticas e melhorar as suas capacidades de tomada de decisões. Projetos de colaboração online: Serão atribuídos aos alunos projetos colaborativos online que envolvem a análise e avaliação de diferentes iniciativas empresariais ou organizações de cuidados de saúde. Através de plataformas online, trabalharão em equipa para avaliar a eficiência e a eficácia das estratégias de atribuição de recursos e apresentar as suas conclusões. Atividades de laboratório virtual: Serão realizadas actividades de laboratório virtual para proporcionar aos alunos uma experiência prática na análise dos desafios da gestão de recursos e na otimização da atribuição de recursos. Trabalharão com ferramentas virtuais e software para explorar a gestão de inventário, a otimização da cadeia de fornecimento e a gestão de recursos humanos em ambientes de cuidados de saúde. Apresentações online: Os alunos preparam e fazem apresentações online sobre vários aspectos do planeamento empresarial e da gestão de recursos. Utilizarão ferramentas multimédia e plataformas de apresentação online para mostrar a sua compreensão dos conceitos e princípios aprendidos ao longo do curso. Métodos de avaliação online: A avaliação dos alunos será realizada através de métodos online, incluindo questionários online, trabalhos e avaliações de projectos. Estas avaliações medirão a compreensão dos alunos sobre os princípios de gestão de recursos, a sua capacidade de analisar e aplicar conceitos e as suas capacidades de pensamento crítico.
Observações / Observations
Os/As estudantes são incentivados/as a explorar ambientes reais de cuidados de saúde e a participar em projetos práticos. A aprendizagem colaborativa e o trabalho em equipa são enfatizados para melhorar as competências interpessoais e de comunicação.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Health Costs And Financing: Challenges And Strategies For A New...by David Blumenthal and Sara R. Collins. Health Affairs, 2020. Priorities and challenges for health leadership and workforce … by James Buchan and Gail Tomblin Murphy. BMC Health Services Research, 2019. Strategic Human Resource Management in Health Care: by Ronald J Burke and Cary L Cooper. Advances in Health Care Management, 2010. World Health Organization. Global strategy on human resources for health: workforce 2030. Geneva: World Health Organisation; 2016. Reich MR, Javadi D, Ghaffar A. Introduction to the special issue on “effective leadership for health systems”. Health Syst Reform. 2016;2(3):171–5. Senkubuge F, Modisenyane M, Bishaw T. Strengthening health systems by health sector reforms. Glob Health Action. 2014;7(1):23568. Tricco AC, Langlois EV, Straus SE. Rapid reviews to strengthen health policy and systems: a practical guide. Geneva, Switzerland: World Health Organization; 2017.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-10-10