Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
310 - Ciências sociais e do comportamento
Departamento / Department
Departamento de Ciências Sociais e Empresariais
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Os alunos têm duas unidades curriculares obrigatórias antes de chegarem a esta unidade curricular. "Organizações e Serviços no Setor da Saúde" e "Abordagem Social e Individual em Saúde".
Objetivos Gerais / Objectives
O principal objetivo é reforçar a capacidade dos alunos de analisar os diferentes modelos de produção de bem-estar. Além disso, analisarão como o bem-estar e sua promoção e prevenção refletem os valores da UE e os direitos fundamentais na UE e nos seus Estados Membros. Compararão as diferenças entre níveis nacional e comunitário nas estruturas de elaboração de políticas e regulamentos da UE, para compreender o impacto do quadro regulamentar da digitalização da saúde e bem-estar na UE. Investigará também os quadros regulamentares da digitalização da saúde e bem-estar da UE a partir das perspetivas dos prestadores de serviços públicos e privados, do terceiro setor e das empresas de tecnologia da saúde, para entender como promover mudanças colaborativas na transformação digital. Finalmente, formularão e descreverão passos concretos para a implementação de aplicações digitais para saúde e bem-estar.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O/A estudante irá: OA1: - analisar os diferentes modelos de produção de bem-estar. OA2: - analisar como o bem-estar e a sua promoção e prevenção se reflectem nos valores da UE e ao nível dos direitos fundamentais na UE e nos seus estados-membros. OA3: - comparar as diferenças a nível nacional e da UE no que respeita às estruturas de elaboração de políticas e regulamentos da UE, a fim de compreender o quadro regulamentar da digitalização da saúde e do bem-estar na UE. OA4: investigar o quadro regulamentar da digitalização da Saúde e Bem-Estar na UE a partir das perspectivas dos prestadores de serviços de saúde e bem-estar públicos e privados, do terceiro sector e das empresas de tecnologia da saúde, a fim de obter conhecimentos sobre como fazer mudanças em conjunto na transformação digital. OA5: Formular e descrever passos concretos para pôr em prática a aplicação digital da saúde e do bem-estar.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1: Modelos de produção de bem-estar: institucionais, neoliberais, populistas e residuais do Estado Providência. CP2: Visões da transformação digital na saúde e bem-estar. CP3: Exemplos de implementação e roteiros de serviços digitais. CP4: Conceito de bem-estar e sua promoção e prevenção. CP5: Valores da UE e direitos fundamentais na UE e seus Estados Membros. CP6: Estruturas de elaboração de políticas e regulamentos a nível nacional e da UE. CP7: Quadros regulamentares para a digitalização da Saúde e Bem-Estar na UE. CP8: Regulamentação da digitalização da Saúde e Bem-Estar na UE. CP9: Perspectivas de prestadores de serviços (públicos e privados), terceiro setor e empresas de tecnologia sobre mudanças colaborativas na transformação digital. CP10: Passos concretos para implementar aplicações digitais de saúde e bem-estar, considerando regulamentação e estruturas institucionais.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O principal objetivo desta disciplina é capacitar os alunos a analisar diferentes modelos de produção de bem-estar. Além disso, os alunos aprenderão a avaliar como o bem-estar e sua promoção e prevenção se refletem nos valores da UE e nos direitos fundamentais da UE e dos seus Estados Membros. Os alunos compararão as estruturas de elaboração de políticas e regulamentos a nível nacional e comunitário para entender o quadro regulamentar da digitalização da saúde e bem-estar na UE. Investigarão também as perspetivas sobre o impacto da digitalização da saúde e bem-estar, considerando prestadores de serviços públicos e privados, o terceiro setor e empresas de tecnologia. Finalmente, os alunos formularão e descreverão passos concretos para implementar aplicações digitais de saúde e bem-estar. O programa incluirá palestras interativas, estudos de casos, discussões em grupo, exercícios práticos e visitas a empresas para promover uma aprendizagem ativa e envolvente.
Avaliação / Assessment
A unidade curricular é avaliada por pontos (máximo 100). Os estudantes precisam de obter pelo menos 50 pontos (50%) para passar à unidade curricular. Cada universidade transforma os pontos em notas com base no seu próprio sistema de classificação. A classificação da avaliação é baseada na classificação da universidade de origem. Avaliação: exercícios/problemas realizados em grupo, durante as aulas do curso (30%), e um trabalho de grupo realizado no final do curso (70%). A UC segue o modelo de avaliação ao longo do semestre por projeto pelo seu carácter eminentemente prático, não contemplando exame final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A unidade curricular será lecionada através de uma combinação de palestras, estudos de caso, discussões e apresentações conduzidas pelos/as alunos/as. Os/As alunos/as terão de realizar trabalhos de grupo e um projeto de grupo que envolve a conceção de uma solução de interoperabilidade utilizando tecnologias emergentes.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino do curso "Regulação, Legislação e Estruturas em Saúde" foram cuidadosamente desenhadas para alcançar os resultados de aprendizagem propostos, promovendo eficazmente o desenvolvimento dos conhecimentos, habilidades e competências dos/as estudantes em relação à regulamentação, legislação e estruturas na E-Saúde. Primeiramente, as aulas interativas online são fundamentais para a compreensão dos conceitos e princípios da regulamentação, legislação e estruturas nos cuidados de saúde. Através de palestras envolventes, os alunos são introduzidos a quadros teóricos e exemplos práticos, aprofundando o seu conhecimento sobre estes temas. Elementos interativos, como debates e sessões de perguntas e respostas, incentivam a participação ativa e facilitam a aquisição de conhecimentos. Em segundo lugar, o uso de cenários e discussões de grupo está alinhado com o objetivo de compreender o impacto dos regulamentos nas funções dos diversos stakeholders no ecossistema da saúde. Analisando cenários reais e participando em debates de grupo, os alunos aplicam a regulamentação ao ecossistema da saúde e aos diversos stakeholders, desenvolvendo habilidades de pensamento crítico e a capacidade de avaliar e estruturar os cuidados de saúde. Os exercícios de simulação promovem o desenvolvimento de competências na investigação das perspectivas do quadro regulamentar da digitalização da saúde e do bem-estar da UE. Ao identificar a regulação relevante para dispositivos digitais e ao realizar exercícios de classificação do quadro regulamentar, os alunos aprendem a desenvolver planos de implementação para dispositivos digitais, considerando vários fatores e alinhando a regulamentação com os objetivos organizacionais. Os projetos de colaboração online e atividades virtuais reforçam a colaboração e as competências interdisciplinares dos estudantes, apoiando a integração com outras disciplinas e o trabalho em equipas interdisciplinares. Através destas atividades, os estudantes analisam e avaliam os desafios da implementação de dispositivos digitais, aprimorando a sua capacidade para gerar competências em projetos de implementação. Além disso, as apresentações online permitem que os estudantes preparem e realizem apresentações modernas sobre o planeamento da implementação. Utilizando ferramentas multimédia e plataformas online, os alunos demonstram a sua compreensão dos princípios da E-Saúde e desenvolvem habilidades de comunicação e apresentação. Estas metodologias combinadas garantem uma abordagem abrangente e prática, apoiando o desenvolvimento de competências cruciais para a regulação e a implementação de soluções digitais na saúde.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Yörük, E., Öker, I. & Tafoya, R.T. 2022. The four global worlds of welfare capitalism: Institutional, neoliberal, populist and residual welfare state regimes. Journal of European Social Policy 32(2), 119-134. https://european-union.europa.eu/priorities-and-actions/actions-topic/health_en European Health Union (europa.eu) Public health - EUR-Lex (europa.eu) https://eur-lex.europa.eu/summary/chapter/public_health.html?root_default=SUM_1_CODED=29 https://health.ec.europa.eu/medical-devices-sector/new-regulations_en National relevan legislation from Finland, France, Greek and Portugal Example: https://www.eu-healthcare.fi/know-your-rights/legislation/ Värri, A. O. (2023). The impact of EU Digital Services Act and Digital Markets Act on health information systems . Finnish Journal of EHealth and EWelfare, 15(1), 67–76. Ministry of Social affairs and Health https://stm.fi/en/wellbeing-services-counties
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Bertin G., Carrino L. & Pantalone M. (2021) Do standard classifications still represent European welfare typologies? Novel evidence from studies on health and social care. Social Science & Medicine,Volume 281,2021, 114086, ISSN 0277-9536,https://doi.org/10.1016/j.socscimed.2021.114086. Kawiorska D. (2016) Healthcare in the light of the concept of welfare state regimes - comparative analysis of EU member states. Oeconomia Copernicana. 2016;7(2):187-206. https://doi.org/10.12775/OeC.2016.012. Collington R. (2022) Disrupting the Welfare State? Digitalisation and the Retrenchment of Public Sector Capacity. New Political Economy, 27:2, 312-328, DOI: 10.1080/13563467.2021.1952559 https://topl.hee.nhs.uk/The Lost and the New ‘Liberal World’ of Welfare Capitalism: A Critical Assessment of Gøsta Esping-Andersen's The Three Worlds of Welfare Capitalism a Quarter Century Later https://www.cambridge.org/core/journals/social-policy-and-society/article/lost-and-the-new-liberal-world-of-welfare-capitalism-a-critical-assessment-of-gosta-espingandersens-the-three-worlds-of-welfare-capitalism-a-quarter-century-later/4580DFDBE02493BA798D846B217143C5 Shapes 2022. Ecological Organisational Models of Health and Care Systems for Ageing https://shapes2020.eu/wp-content/uploads/2022/01/D3.1-SHAPES-Ecological-Organisation-Models-07-Dec-2020.pdf Shapes 2022. Scaling-up Improved Integrated Care Service. https://shapes2020.eu/wp-content/uploads/2022/01/D3.2_Scaling-up-Improved-Integrated-Care-Delivery-V1_v1.0.pdf
Data da última atualização / Last Update Date
2024-10-10