Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04745
Acrónimo :
04745
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
---

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
6.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
24.0h/sem
Trabalho Autónomo :
0.0
Horas de Trabalho Total :
24.0h/sem

Área científica / Scientific area


310 - Ciências sociais e do comportamento

Departamento / Department


Departamento de Ciências Sociais e Empresariais

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


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Objetivos Gerais / Objectives


Proporcionar aos estudantes uma compreensão abrangente das relações entre ciência, tecnologia e sociedade através de uma variedade de casos e exemplos, organizados em secções temáticas. Sensibilizar os alunos para os debates atuais sobre a digitalização da saúde, a produção de conhecimento em medicina, os movimentos sociais, etc. Investigar um caso concreto relacionado com a tecnologia e a medicina (entrevista com doentes, pessoal de enfermagem, cientistas, ativistas, funcionários públicos, industriais, etc.), a fim de tomar decisões informadas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Compreender os princípios de saúde e bem-estar, acesso equitativo aos cuidados de saúde, literacia digital, e as capacidades da saúde digital, assim como as desigualdades digitais e desafios institucionais em níveis global, europeu, nacional e local. Adquirir conhecimentos sobre transformações filosóficas, históricas e recentes na saúde, particularmente no contexto da sociedade digital. Desenvolver uma visão multidimensional dos conceitos de saúde (mental e estilos de vida), sociedade (sociedade da saúde, cuidados) e tecnologia (bem comum). Aplicar pensamento crítico e ético no desenvolvimento de tecnologias de saúde. Analisar dados sobre diferenças de saúde, qualidade de vida e bem-estar social, e a propriedade dos dados de saúde. Reconstruir o conteúdo de um recurso e discuti-lo com a turma.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Introdução aos Estudos de Ciência e Tecnologia (STS) Apresentação do curso e conceitos-chave dos STS: Simetria, controvérsias sociotécnicas, construção social da tecnologia, infraestruturas e materialidade. Nova produção de conhecimento em medicina: Transformações desde os anos 1970-80, incluindo molecularização da vida, biotecnologia, ensaios clínicos e genómica. Especialização médica: Evolução da peritagem médica, surgimento de agências, ativismo médico e coprodução de conhecimentos. Mundos da saúde eletrónica: Gênese, política, desenvolvimento e impacto no trabalho médico, com foco no Sul Global. Big Data e medicina: Definição de dados médicos, política de dados, inovação e transformação do trabalho médico. Género e medicina: Desigualdades de género na medicina e o papel da ciência na atribuição de género. Tecnoabilidades: Tecnologia e deficiência. Restituição: Apresentação e discussão dos projetos dos alunos.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os objectivos do curso, que incluem a compreensão da componente social das tecnologias, o desenvolvimento de capacidades analíticas e a promoção de competências na gestão da complexidade, estão efetivamente refletidos no Programa. O Programa abrange uma série de tópicos relevantes, como o financiamento e a orçamentação dos cuidados de saúde, a gestão de inventários e a otimização da cadeia de abastecimento, a gestão de recursos humanos, a utilização da tecnologia para a eficiência dos recursos, a melhoria da qualidade e a relação custo-eficácia, e considerações éticas na atribuição de recursos. Além disso, o programa inclui várias metodologias de ensino, tais como palestras interativas, estudos de casos, discussões em grupo, exercícios práticos e testemunhos, para facilitar a aprendizagem ativa e o envolvimento.

Avaliação / Assessment


Questionários online: Os questionários regulares online podem ser utilizados como um método de avaliação formativa para avaliar a compreensão dos alunos sobre os principais conceitos e princípios da gestão de recursos. Leitura, resumo e ilustração de um artigo científico. Cada sessão será introduzida por um grupo de alunos responsável por apresentar um texto-chave para a sessão e ilustrá-lo com um estudo de caso concreto. Investigação em grupo: Envolver os alunos numa investigação de grupo colaborativa centrada na análise de uma controvérsia médica ou no estudo da trajetória sócio-tecnológica de um dispositivo médico ou de uma terapia. A UC segue o modelo de avaliação ao longo do semestre por projeto pelo seu carácter eminentemente prático, não contemplando exame final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A metodologia de ensino online para o curso ""Tecnologia e Sociedade"" foi concebida para proporcionar aos alunos uma compreensão abrangente da existência concreta da tecnologia da Saúde na sociedade através das seguintes metodologias: Aulas interativas online: As aulas envolventes e interativas serão dadas através de plataformas online, incorporando elementos multimédia como diapositivos, vídeos e atividades interativas. Os/As estudantes terão a oportunidade de interagir com o/a Docente, colocar questões e participar em debates através de ferramentas de comunicação virtual. Estudos de casos e discussões em grupo a partir de artigos de imprensa, oficiais e científicos: Serão fornecidos estudos de caso relacionados com o tema da sessão e os/as alunos/as serão incentivados a analisá-los e a discuti-los em fóruns de grupo online. Isto fomentará a aprendizagem colaborativa e permitirá que os/as estudantes apliquem os seus conhecimentos e capacidades de pensamento crítico a situações reais. Investigação colaborativa online: Será atribuída aos estudantes uma investigação colaborativa online que envolve a análise de uma tecnologia controversa ou a análise sociotécnica de uma tecnologia no sector médico. Apresentações online: Os alunos preparam e fazem apresentações online.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino empregues na disciplina ""Tecnologia na Sociedade"" foram concebidas para se alinharem de perto com os resultados de aprendizagem declarados. Estas metodologias apoiam efetivamente o desenvolvimento dos conhecimentos, aptidões e competências dos estudantes acima descritos. Em primeiro lugar, as aulas interativas online facilitam a obtenção do resultado de aprendizagem relacionado com a compreensão dos conceitos e princípios da ciência e da tecnologia. Através de aulas envolventes, os alunos são expostos a quadros teóricos, exemplos práticos e estudos de caso que aprofundam a sua compreensão dos conceitos e princípios de gestão de recursos. Para além disso, cada sessão inclui uma apresentação dos alunos e um resumo dos artigos, garantindo uma apropriação real dos conceitos. Em segundo lugar, a utilização de estudos de caso, discussões de grupo e testemunhos está bem alinhada com o resultado de aprendizagem de desenvolver a complexidade da tecnologia no sector da saúde. Ao analisarem casos concretos ou testemunhos e ao participarem em discussões de grupo, os estudantes desenvolvem competências de pensamento crítico. Em terceiro lugar, a investigação em grupo apoia o resultado de aprendizagem de promover competências para compreender a diversidade e o enredamento de questões técnicas e sociais. Através desta investigação precisa, os alunos investigam através de plataformas de imprensa, fóruns na Internet, entrevistas com cientistas, activistas, funcionários públicos, industriais, doentes, etc. Isto cultiva a sua capacidade de cruzar e sintetizar opiniões e visões muito diversas da tecnologia médica.

Observações / Observations


Os/As estudantes são incentivados a explorar ambientes reais de cuidados de saúde e a participar em projetos práticos. A aprendizagem colaborativa e o trabalho em equipa são enfatizados para melhorar as competências interpessoais e de comunicação.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


"Barnes, L., Hall, P. A., & Taylor, R. C. R. (2023). The Structural Sources of Socioeconomic Inequalities in Health: A Cross-National Perspective. Socius, 9. Deivanayagam, T.A et al. (2023), “Envisioning environmental equity: climate change, health, and racial justice”, The Lancet, 402: 64-78. Iyver H et al. (2021), “Sustaining planetary health through systems thinking: Public health’s critical role”, SSM – Population Health, 15: 100844. Lee, S, Sang Chul Lee & Yung Ho Suh (2016) Technostress from mobile communication and its impact on quality of life and productivity, Total Quality Management & Business Excellence, 27:7-8, 775-790 OECD (2019b), How’s Life in the Digital Age?, OECD Publishing, pp. 11-29 Sachs, J.D., et al. (2019) Six transformations to achieve the Sustainable Development Goals. Nature Sustainability 2: 805–14. Wilkinson, R. G., and Pickett, K. E. (2017) The enemy between us: The psychological and social costs of inequality. Eur. J. Soc. Psychol., 47: 11–24. "

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


"Bardzell, S., et al. (2012). Critical design and critical theory: the challenge of designing for provocation. Proceedings of the Designing Interactive Systems Conference. Newcastle Upon Tyne, United Kingdom, Association for Computing Machinery: 288–297. Manzini, Ezio. Politics of the Everyday. London: Bloomsbury Visual Arts, 2019. Print. OECD (2020) How’s Life? 2020: Measuring Well-being. OECD Publishing, pp.103-115. OECD (2023), Health at a Glance 2023: OECD Indicators, OECD Publishing, pp.33-58. Pickett, Kate E., Richard G. Wilkinson, (2015), Income inequality and health: A causal review, Social Science & Medicine, 128: 316-326. Stickdorn, M. (2018). This Is Service Design Doing. O'Reilly Media, Inc. Yu, E. (2017). A reflection on and Suggestion of Service Design Processes: from Activity-Centered Descriptions toward Outcome-Oriented Demonstrations. Archives of Design Research, 30(1), 25-39. "

Data da última atualização / Last Update Date


2024-10-10