Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
482 - Informática na ótica do utilizador
Departamento / Department
Departamento de Tecnologias Digitais
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Os pré-requisitos para a unidade curricular "E-saúde e telemedicina" incluem um conhecimento básico dos sistemas e organizações de saúde. É recomendável ter familiaridade com as políticas de saúde, sistemas de informação e tecnologias digitais, uma vez que estes tópicos constituem a base para a compreensão dos conceitos e aplicações da E-Saúde e da telemedicina. A posse de conhecimentos prévios nestas áreas facilitará uma compreensão mais profunda do programa curricular e permitirá que os/as estudantes se envolvam eficazmente na matéria.
Objetivos Gerais / Objectives
Desenvolver uma compreensão dos conceitos e implicações da E-saúde e telemedicina nos cuidados de saúde, explorando o papel das tecnologias digitais na transformação da prestação de cuidados. Adquirir competências práticas na utilização de tecnologias e sistemas de telecomunicações para serviços de saúde à distância, como consultas virtuais e monitorização remota. Enfrentar desafios e considerações éticas da saúde eletrónica, analisando questões de privacidade, segurança e dilemas éticos na utilização de tecnologias digitais para cuidados de saúde. Melhorar os conhecimentos sobre ferramentas e tecnologias inovadoras na saúde em linha e telemedicina, mantendo-se atualizado sobre avanços em plataformas de telessaúde, dispositivos portáteis, sistemas de informação sobre saúde e outras soluções tecnológicas.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Conhecimentos: Desenvolver uma compreensão dos princípios e aplicações da E-Saúde e telemedicina, incluindo tecnologias e sistemas usados nos cuidados à distância. Competências: Adquirir habilidades práticas na utilização de tecnologias digitais e sistemas de telecomunicações para serviços de saúde remotos, como consultas virtuais e monitorização remota. Habilidades:Analisar e abordar desafios éticos na E-Saúde e telemedicina, avaliando criticamente questões de privacidade, segurança e dilemas éticos. Com esses resultados, os estudantes estarão preparados para navegar na E-Saúde e telemedicina, contribuindo para o avanço da saúde à distância e enfrentando desafios éticos e práticos.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Introdução à E-Saúde e Telemedicina: Visão geral da E-Saúde e telemedicina, destacando benefícios e desafios no setor dos cuidados de saúde. Sistemas de Telecomunicações nos Cuidados de Saúde: Examina o uso de telecomunicações para cuidados à distância, como teleconsulta, telemonitorização e teleconferência. Tecnologias Digitais de Saúde: Explora tecnologias digitais como registos eletrónicos de saúde, aplicações móveis e dispositivos portáteis, e seu impacto na prestação de cuidados. Considerações Legais e Éticas: Discute questões legais e éticas na E-Saúde e telemedicina, focando em privacidade, segurança e regulamentações. Implementação da E-Saúde e Telemedicina: Abrange necessidades de infraestrutura e considerações para implementar sistemas de E-Saúde e telemedicina, incluindo interoperabilidade. Estudos de Casos e Exemplos Reais: Fornece insights através de estudos de caso e exemplos reais sobre a aplicação de E-Saúde e telemedicina em contextos de cuidados de saúde.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O plano de estudos da unidade curricular "E-Saúde e Telemedicina" demonstra coerência com os objetivos da unidade através de uma cobertura abrangente de tópicos essenciais. Os conteúdos centram-se no desenvolvimento de uma compreensão profunda dos princípios e aplicações da saúde eletrónica e da telemedicina, abordando também os desafios associados e considerações éticas. Ao explorar os sistemas de telecomunicações, as tecnologias digitais de saúde, os quadros jurídicos e as estratégias de implementação, o programa garante que os/as estudantes adquiram os conhecimentos, as aptidões e as competências necessárias para utilizar eficazmente estas tecnologias em contextos de cuidados de saúde. O alinhamento entre os conteúdos programáticos e os objectivos da unidade curricular permite que os/as estudantes desenvolvam uma compreensão holística da saúde eletrónica e da telemedicina e da sua importância na melhoria da prestação de cuidados de saúde.
Avaliação / Assessment
A avaliação da unidade curricular "E-Saúde e Telemedicina" utilizará vários métodos para avaliar a aprendizagem dos/as alunos/as. Exames escritos serão usados para avaliar o conhecimento e compreensão dos princípios e aplicações da saúde eletrónica e telemedicina. Os trabalhos práticos testarão as competências dos/as estudantes na utilização de tecnologias digitais e sistemas de telecomunicações para a prestação de cuidados de saúde à distância. Além disso, os estudos de casos ou projectos darão aos/às estudantes a oportunidade de demonstrar as suas competências na análise e abordagem dos desafios e considerações éticas neste domínio. Ao empregar uma gama diversificada de métodos de avaliação, a compreensão abrangente, as competências práticas e as capacidades de pensamento crítico dos/as estudantes em matéria de saúde eletrónica e telemedicina serão eficazmente avaliadas. A UC segue o modelo de avaliação ao longo do semestre por projeto pelo seu carácter eminentemente prático, não contemplando exame final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A metodologia de ensino empregue na unidade curricular "E-Saúde e Telemedicina" está desenhada para facilitar a aprendizagem efetiva e o envolvimento dos/as alunos/as. Serão utilizados os seguintes métodos: Aulas teóricas: As aulas teóricas serão utilizadas para introduzir os principais conceitos e teorias relacionados com a saúde eletrónica e a telemedicina. Isto proporcionará aos estudantes uma compreensão fundamental do assunto. Discussões interactivas: Serão realizados debates interactivos para incentivar o pensamento crítico e a aplicação dos conhecimentos. Os/as estudantes terão a oportunidade de participar em debates, partilhar as suas perspetivas e participar em atividades de grupo para aprofundar a sua compreensão dos tópicos. Exercícios práticos e simulações: Serão utilizados exercícios práticos e simulações para melhorar as competências práticas dos/as alunos/as na utilização de tecnologias digitais e sistemas de telecomunicações para a prestação de cuidados de saúde à distância. Estes exercícios darão aos/às estudantes a oportunidade de aplicar os seus conhecimentos em cenários do mundo real. Palestras de convidados/as: Serão convidados/as oradores/as especialistas no domínio da E-saúde e da telemedicina para partilharem as suas ideias e experiências. Deste modo, os/as estudantes terão uma perspetiva mais alargada e exemplos reais das aplicações e desafios neste domínio. Utilização de ferramentas tecnológicas: As ferramentas tecnológicas serão integradas na metodologia de ensino para criar experiências de aprendizagem interativas. Estas ferramentas podem incluir plataformas online, simulações virtuais e software de colaboração para facilitar o envolvimento e a participação ativa dos estudantes. Ao utilizar uma combinação de aulas teóricas, debates interactivos, exercícios práticos, palestras de convidados e ferramentas tecnológicas, a metodologia de ensino visa responder a diferentes estilos de aprendizagem e promover uma compreensão abrangente da E-saúde e da telemedicina. Incentiva a participação ativa, o pensamento crítico e a aplicação prática dos conhecimentos, preparando os estudantes para os desafios e oportunidades neste domínio.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino escolhidas na unidade curricular "E-Saúde e Telemedicina" são coerentes com os resultados de aprendizagem pretendidos, uma vez que apoiam efetivamente a obtenção de conhecimentos, aptidões e competências na área. O quadro seguinte demonstra a coerência entre as metodologias de ensino e os resultados de aprendizagem: Aquisição de conhecimentos: As aulas teóricas são utilizadas para fornecer informações e conceitos essenciais relacionados com a E-saúde e a telemedicina. Isto permite aos estudantes desenvolver uma compreensão abrangente dos princípios, aplicações e desafios neste domínio. Pensamento crítico e aplicação: Os debates interativos incentivam os/as alunos/as a participarem ativamente, a partilharem as suas perspetivas e a envolverem-se no pensamento crítico. Através destes debates, os/as estudantes são capazes de analisar e aplicar os seus conhecimentos a cenários do mundo real, promovendo uma compreensão mais profunda da matéria. Desenvolvimento de competências: Os exercícios práticos e as simulações proporcionam aos/às alunos/às oportunidades práticas de utilização de tecnologias digitais e sistemas de telecomunicações para a prestação de cuidados de saúde à distância. Ao participarem ativamente nestes exercícios, os/às estudantes melhoram as suas competências técnicas e ganham confiança na utilização eficaz destas ferramentas. Percepções do mundo real: As palestras convidadas de especialistas na área oferecem conhecimentos e experiências valiosos de profissionais que trabalham ativamente na saúde eletrónica e na telemedicina. Esta exposição a perspetivas do mundo real alarga a compreensão dos/as estudantes, ajuda-os a relacionar a teoria com a prática e proporciona um vislumbre dos desafios e dos avanços neste domínio. Experiências de aprendizagem interactivas: A integração de ferramentas tecnológicas, tais como plataformas online e software de colaboração, cria experiências de aprendizagem interativas. Estas ferramentas promovem o envolvimento dos/as alunos/as, facilitam a partilha de conhecimentos e incentivam a colaboração entre pares, permitindo que os alunos desenvolvam competências de literacia digital necessárias no domínio da E-saúde e da telemedicina. A combinação destas metodologias de ensino assegura uma abordagem abrangente e coerente para alcançar os resultados de aprendizagem. Os/As estudantes adquirem os conhecimentos necessários, desenvolvem capacidades de pensamento crítico, melhoram as competências práticas, ganham exposição a perspectivas do mundo real e envolvem-se ativamente com as tecnologias digitais. Este alinhamento entre as metodologias de ensino e os resultados de aprendizagem promove uma experiência de aprendizagem holística e significativa no domínio da saúde eletrónica e da telemedicina.
Observações / Observations
Os/As alunos/as são incentivados/as a participar ativamente nos debates, a explorar aplicações reais da E-saúde e de telemedicina, e a colaborar com os/as colegas para promover o trabalho em equipa e as competências de comunicação.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Grigsby, J., Rigby, M., Hiemstra, A., & House, M. (2015). Telemedicine readiness for hospice care center patients. Telemedicine Journal and e-Health, 21(8), 647-651. Topol, E. J. (2012). The creative destruction of medicine: How the digital revolution will create better health care. Basic Books. Mooney, S. E., & DeBate, R. D. (2013). Telemedicine and e-Health: A reader for Health Professionals. Routledge. Bashshur, R. L., Shannon, G. W., Bashshur, N., & Yellowlees, P. M. (2015). The empirical evidence for telemedicine interventions in mental disorders. Telemedicine Journal and e-Health, 21(12), 942-948. Oh, H., Rizo, C., Enkin, M., & Jadad, A. (2010). What is eHealth (3): A systematic review of published definitions. Journal of Medical Internet Research, 12(1), e1. World Health Organization. (2010). Telemedicine: Opportunities and developments in Member States: Report on the second global survey on eHealth. World Health Organization. Mair, F. S., May, C., & O'Donnell, C. (2012). Developing telehealthcare in rural Scotland: A qualitative study of patients' views. Journal of Telemedicine and Telecare, 18(6), 357-361. Sood, S., Mbarika, V., Jugoo, S., Dookhy, R., Doarn, C. R., & Prakash, N. (2010). What is telemedicine? A collection of 104 peer-reviewed perspectives and theoretical underpinnings. Telemedicine and e-Health, 16(9), 977-983.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-10-10