Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
480 - Informática
Departamento / Department
Departamento de Tecnologias Digitais
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Conhecimentos básicos de saúde: Compreensão básica dos sistemas de saúde, incluindo os papéis dos diferentes prestadores de cuidados de saúde, os ambientes de saúde e as políticas de saúde. Conhecimentos básicos de informática: Compreensão básica dos conceitos de informática, como programação, estruturas de dados e algoritmos. Familiaridade com dados de saúde: Conhecimento dos diferentes tipos de dados utilizados na saúde, como dados clínicos, administrativos e financeiros. Compreensão do Sistema de Informação em Saúde e suas categorias, incluindo Sistemas de Informação Hospitalar, Sistemas Regionais e Nacionais. Compreender questões relacionadas com os ativos de dados no sistema e a necessidade de garantir alta qualidade na disponibilidade de fontes de dados interoperáveis.
Objetivos Gerais / Objectives
Proporcionar aos alunos uma compreensão abrangente das tendências, tecnologias e normas mais recentes relacionadas com a interoperabilidade no domínio da saúde. O curso visa dotar os alunos com o conhecimento e as competências necessárias para conceber, desenvolver e implementar soluções interoperáveis que permitam a troca fluida e segura de informações de saúde entre diferentes sistemas e partes interessadas.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
LO1 Demonstrar compreensão dos princípios, normas e protocolos de interoperabilidade para troca de dados em saúde LO2 Identificar componentes e normas dos sistemas de saúde interoperáveis LO3 Explorar tecnologias como HL7, FHIR, DICOM e APIs para interoperabilidade LO4 Comparar e analisar aplicações tecnológicas em contextos de saúde. LO5 Projetar, desenvolver e implementar sistemas interoperáveis, incluindo arquitetura, protocolos e segurança LO6 Avaliar ecossistemas interoperáveis e noções básicas de testes. LO7 Aplicar conhecimentos a cenários e estudos de caso sobre interoperabilidade LO8 Abordar desafios e requisitos regulamentares para interoperabilidade LO9 Compreender segurança e privacidade dos dados em sistemas interoperáveis LO10 Participar em aprendizagem contínua para contribuir para ecossistemas de saúde LO11 Compreender frameworks de interoperabilidade e governação LO12 Reconhecer a importância das especificações e da metodologia de casos de uso na interoperabilidade
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1: Introdução à Interoperabilidade em Saúde CP2: Normas e Protocolos de Interoperabilidade em Saúde (HL7, ferramentas IHE, protótipos) CP3: Nomenclaturas e Terminologias - conjuntos de dados (experiências da UE) CP4: Experiências Internacionais e Melhores Práticas de Interoperabilidade em Saúde (casos de países, casos regionais, etc.) CP5: Implementação da Interoperabilidade: testes, avaliação de conformidade CP6: Requisitos de Interoperabilidade para Uso Primário no My Health@EU CP7: Requisitos de Interoperabilidade para Uso Secundário no My Data@EU CP8: Iniciativas Europeias Relevantes Passadas e Ativas CP9: Tecnologia Blockchain na Interoperabilidade CP10: Tecnologia de IA na Interoperabilidade CP11: Tecnologia IoT na Interoperabilidade CP12: Questões Éticas, Legais e de Políticas CP13: Desafios e Oportunidades da Interoperabilidade em Saúde (Questões de Governance, etc.)
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Conteúdo do Programa (CP) -> Objetivo de Aprendizagem (OA) CP1 -> OA1 CP2 -> OA2 CP3 -> OA3 CP4 -> OA5, OA12 CP5 -> OA6, OA11 CP6 -> OA7 CP7 -> OA7 CP8 -> OA4, OA6 CP9 -> OA9 CP10 -> OA9 CP11 -> OA10 CP12 -> OA8 CP12 -> OA8
Avaliação / Assessment
Questionários Online: Questionários online regulares podem ser utilizados como método de avaliação formativa para avaliar a compreensão dos alunos sobre conceitos e princípios-chave. Análise de Estudos de Caso: Atribuir estudos de caso pode avaliar a capacidade dos alunos de aplicar o seu conhecimento e competências em cenários do mundo real. Avaliação: Exercícios/problemas realizados em grupo, durante as aulas do curso. Projeto em Grupo: Envolver os alunos num projeto colaborativo em grupo pode avaliar a sua capacidade de trabalhar em equipas e aplicar o conhecimento e competências de forma coletiva. A UC segue o modelo de avaliação ao longo do semestre por projeto pelo seu carácter eminentemente prático, não contemplando exame final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O curso será ministrado através de uma combinação de aulas teóricas, estudos de caso, discussões e apresentações lideradas pelos alunos. Os alunos serão obrigados a completar trabalhos individuais e um projeto em grupo que envolve a concepção de uma solução de interoperabilidade utilizando tecnologias emergentes.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os instrumentos de avaliação são projetados para abranger todos os objetivos do curso. Os exercícios realizados ao longo das aulas cobrirão os objetivos associados ao programa que será lecionado. O documento de Planeamento da Unidade Curricular, detalhado para cada aula, destaca a relação entre os métodos pedagógicos utilizados e os objetivos de aprendizagem previamente definidos.
Observações / Observations
Os alunos são incentivados a explorar ambientes reais de saúde e a participar em projetos práticos. A aprendizagem colaborativa e o trabalho em equipa são enfatizados para melhorar as competências interpessoais e de comunicação.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
"Asamoah, D. A., & Sheth, A. P. (2019). Blockchain in healthcare: Opportunities, challenges, and future directions. Journal of Web Semantics, 56, 49-58 eHealth Action Plan 2018-2022: https://ec.europa.eu/digital-single-market/en/news/ehealth-action-plan-2018-2022-innovative-healthcare-21st-century, European Union. (2016). Health Level Seven International. (2018). HL7 Fast Healthcare Interoperability Resources (FHIR): https://www.hl7.org/fhir/ EHRxF Community of Practice, EU Health Policy Platform, i~HD European Network of Excellence for Hospitals, IHE for European Users, HL7 Essentials EU directives & documents https://eur-lex.europa.eu/legal-content/EN/TXT/PDF/?uri=CELEX:32015D1302 Interoperability Profiles: www.ihe.net/resources/profiles/ Interoperability Standards: https://www.i-hd.eu/health-standards/ Data and Systems Security Guide:http://ehaction.eu/wp-content/uploads/2021/01/Data-and-systems-security-Guide.pdf"
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Kuo, T. T., & Kim, H. E. (2018). The current state of interoperability in healthcare: An overview. Journal of the American Medical Informatics Association, 25(10), 1250-1259. National Institute of Standards and Technology. (2019). Blockchain Technology Overview. Retrieved from https://csrc.nist.gov/publications/detail/nistir/8202/final Ross, M. K., & Lin, M. (2018). The Internet of Things: Risks and challenges in healthcare. Journal of Law, Medicine & Ethics, 46(2), 475-484. World Health Organization. (2016). Global strategy on digital health 2020-2025. Retrieved from https://www.who.int/publications/i/item/9789241511766 Zhang, P., White, J., Schmidt, D. C., Lenz, G., & Rosenbloom, S. T. (2019). FHIRChain: Applying blockchain to securely and scalably share clinical data. Computers in Biology and Medicine, 109, 234-245.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-10-10