Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
340 - Ciências empresariais
Departamento / Department
Departamento de Ciências Sociais e Empresariais
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Os estudantes devem ter uma compreensão fundamental dos sistemas de saúde, das estruturas organizacionais e da gestão financeira no contexto dos cuidados de saúde. A familiaridade com conceitos-chave como o planeamento estratégico, a orçamentação e a atribuição de recursos será vantajosa. Além disso, os estudantes devem possuir competências de pensamento crítico e capacidade de analisar problemas complexos. Um conhecimento básico de métodos de investigação e análise de dados é benéfico, uma vez que o curso pode envolver a realização de projectos de investigação de pequena escala relacionados com oportunidades de desenvolvimento profissional para médicos. A proficiência no uso de tecnologia e sistemas de informação para recuperar, analisar e sintetizar dados também será valiosa. Além disso, o curso incentiva o trabalho em equipa e a colaboração. Os estudantes devem estar preparados para participar em trabalhos de grupo interdisciplinares, bem como contribuir para debates e actividades de equipa. Competências de comunicação eficazes, tanto escritas como verbais, são essenciais para apresentar planos de negócios e participar em debates na aula.
Objetivos Gerais / Objectives
Desenvolver uma compreensão profunda dos princípios fundamentais e das principais considerações para um planeamento empresarial eficaz no setor dos cuidados de saúde. Definir e reconhecer a inovação nos cuidados de saúde, explorando as suas várias formas e o impacto na melhoria da prestação de cuidados. Reconhecer o papel crucial dos laboratórios de empreendedorismo na promoção da inovação e do pensamento empreendedor no setor dos cuidados de saúde. Adotar e aplicar melhores práticas para promover o empreendedorismo nos cuidados de saúde, aproveitando estratégias e abordagens bem-sucedidas. Melhorar a colaboração e as competências de trabalho em equipa, cooperando eficazmente com profissionais de diversas disciplinas para enfrentar desafios complexos. Avaliar e analisar iniciativas empresariais no setor dos cuidados de saúde, considerando viabilidade, impacto e potencial de sucesso. Comparar práticas bem e mal-sucedidas em diversas empresas de cuidados de saúde.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do curso, os alunos serão capazes de: -compreender os princípios e parâmetros básicos do planeamento empresarial no domínio dos cuidados de saúde; -definir e identificar a inovação; -realizar/conduzir investigação em pequena escala re oportunidades de desenvolvimento profissional para médicos -utilizar ferramentas para o planeamento empresarial -apreciar o papel e a importância do laboratório de empreendedorismo -adotar as melhores práticas para promover o empreendedorismo -colaborar com outras disciplinas -avaliar diferentes iniciativas empresariais -comparar boas e más práticas de diferentes empresas -preparar apresentações modernas sobre planeamento empresarial
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Introdução: Visão geral do curso e expectativas. Importância das competências de gestão e empreendedorismo nos cuidados de saúde. Teoria e Prática da Inovação: Fundamentos teóricos da inovação em saúde. Estratégias para promover e gerir a inovação nas organizações de saúde. Enquadramento Empresarial e Marketing: Marketing digital e técnicas eficazes de gestão para empresas de saúde. Pitching: Desenvolvimento de competências de apresentação para pitches eficazes. Inovação Social: Exploração de iniciativas de inovação social no setor da saúde. Empresas Sociais: Análise de modelos bem-sucedidos de empresas sociais na saúde. Casos e Exercícios: Análise de casos e exercícios práticos na gestão de cuidados de saúde. Laboratórios de Planeamento Empresarial: Workshops para desenvolver planos de negócios e aplicação de metodologias de planeamento empresarial. Apresentação do Plano de Negócios: Apresentação e defesa dos planos de negócios desenvolvidos, com feedback para melhoria.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Em primeiro lugar, o programa abrange o objetivo de compreender os princípios e parâmetros básicos do planeamento empresarial no domínio dos cuidados de saúde. Inclui tópicos como a definição de negócio, marketing de empresas digitais e gestão, fornecendo aos estudantes os conhecimentos e competências necessários para desenvolver planos de negócio eficazes. Em segundo lugar, o programa de estudos aborda o objetivo de definir e identificar a inovação no contexto dos cuidados de saúde. Além disso, o programa incorpora o objetivo de adotar as melhores práticas para promover o empreendedorismo. Inclui módulos sobre inovação social, empresas sociais e pitching, que expõem os estudantes a modelos de empreendedorismo bem sucedidos e os dotam das competências necessárias para desenvolverem os seus projectos empresariais. O programa de estudos também promove a colaboração com outras disciplinas através de estudos de casos, exercícios e projetos de equipas interdisciplinares.
Avaliação / Assessment
A avaliação dos alunos inclui a avaliação de um plano de negócios baseado em grupo, que serve como uma medida abrangente da sua compreensão e aplicação dos conceitos do curso. Os métodos de avaliação utilizados são um relatório e um trabalho de laboratório. O relatório serve como uma avaliação formativa e sumativa, permitindo que os/as alunos/as demonstrem os seus conhecimentos, análise e capacidades de pensamento crítico na apresentação do seu plano de negócios. O trabalho de laboratório oferece uma oportunidade de avaliação formativa, permitindo que os alunos apliquem a sua aprendizagem num ambiente prático e recebam feedback com o objetivo de melhoria. A UC segue o modelo de avaliação ao longo do semestre por projeto pelo seu carácter eminentemente prático, não contemplando exame final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A metodologia de ensino para a unidade curricular ""Competências de Gestão e Empreendedorismo"" foi concebida para criar uma experiência de aprendizagem envolvente e interativa que se alinhe com os resultados de aprendizagem definidos e as competências gerais. Serão utilizadas as seguintes metodologias e estratégias: Aulas teóricas: Introdução aos conceitos-chave, princípios e parâmetros do planeamento empresarial na área da saúde, teoria e prática da inovação, e configuração empresarial e marketing e gestão de empresas digitais. Estas aulas teóricas fornecerão uma base teórica sólida aos alunos. Estudos de casos: Análise de casos reais e exercícios para expor os/as alunos/as a diferentes iniciativas empresariais, tanto boas como más práticas. Os/As estudantes avaliarão e compararão estas iniciativas, permitindo-lhes desenvolver o pensamento crítico e as capacidades de tomada de decisões. Aprendizagem colaborativa: Os alunos participarão em trabalhos de grupo e projectos baseados em equipas para promover a colaboração e a interação interdisciplinar. Esta abordagem fomentará o trabalho em equipa, a comunicação e a capacidade de trabalhar eficazmente em grupos diversos. Trabalhos de laboratório: Exercícios práticos e laboratórios centrados no planeamento empresarial, incluindo a utilização7 de ferramentas e técnicas de planeamento empresarial. Os alunos terão experiência prática na aplicação dos seus conhecimentos para desenvolver planos de negócios e participar em atividades de apresentação de propostas. Apresentações: Os/As estudantes preparam apresentações modernas sobre planeamento empresarial, integrando ferramentas e tecnologias multimédia para comunicar eficazmente as suas ideias. Isto irá melhorar as suas competências de apresentação e a sua capacidade de transmitir conceitos complexos de uma forma clara e concisa. A utilização das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) será integrada no curso, incluindo a utilização das TIC em materiais didácticos, tais como notas, apresentações de diapositivos, podcasts, recursos multimédia, exercícios interativos e livros relevantes. As TIC serão também utilizadas no ensino laboratorial para facilitar a análise de dados, a investigação e a gestão de projetos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Compreensão dos Princípios de Planeamento Empresarial em Saúde: Através de aulas teóricas, estudos de caso e trabalhos laboratoriais, os alunos adquirem conhecimentos fundamentais e práticas para o planeamento empresarial no sector da saúde. Definição e Identificação de Inovação: Aulas teóricas e debates interactivos permitem aos alunos entender e definir inovação no contexto dos cuidados de saúde, analisando exemplos reais e participando em exercícios de grupo. Pesquisa para Oportunidades de Desenvolvimento Profissional: Trabalhos de laboratório e estudos de caso envolvem pesquisa para explorar oportunidades de desenvolvimento para profissionais de saúde. Os alunos aprendem metodologias de pesquisa, coleta e análise de dados, gerando novas ideias. Utilização de Ferramentas de Planeamento Empresarial: Exercícios práticos e trabalhos laboratoriais proporcionam experiência com ferramentas e técnicas de planeamento empresarial. Os alunos aplicam essas ferramentas para desenvolver planos de negócios de forma eficaz. Importância dos Laboratórios de Empreendedorismo: Visitas a empresas e palestras de oradores convidados mostram o papel dos laboratórios de empreendedorismo no sector da saúde, destacando suas aplicações práticas e relevância para novos empreendimentos. Melhores Práticas para Empreendedorismo: O curso inclui estudos de casos e exercícios sobre melhores práticas para promover o empreendedorismo, permitindo aos alunos analisar iniciativas empresariais bem-sucedidas e fatores de sucesso. Colaboração Interdisciplinar: Projetos de grupo e atividades interdisciplinares promovem a colaboração entre estudantes de diversas áreas, desenvolvendo competências para trabalhar eficazmente com profissionais de diferentes origens. Avaliação e Comparação de Iniciativas Empresariais: Estudos de caso e visitas a empresas permitem avaliar e comparar boas e más práticas no sector da saúde, aprimorando o pensamento crítico e as habilidades de avaliação dos alunos. Preparação de Apresentações Modernas: Os alunos desenvolvem habilidades de apresentação preparando e realizando apresentações modernas sobre planeamento empresarial, utilizando recursos multimédia e exercícios interativos para comunicar eficazmente suas ideias.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Karagiannis, H.G. – Bakouros, I.L. (2010) "Innovation and Entrepreneurship: Theory - Practice" Sophia Publications. David Dawkins and Mark Freel (2007) "Entrepreneurship" Kritiki Publications. Piperopoulos, G.P. (2008) "Entrepreneurship, Innovation & Business Clusters", 2nd Edition, Thessaloniki: Sakkoulas Publications. Chatzikonstantinou, G., Goniadis, I. (2009) "Entrepreneurship and Innovation", Gutenberg Publications. Supplementary electronic notes are also distributed for free on elearning.auth.gr.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-10-10