Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Arquitectura
Departamento / Department
Departamento de Arquitectura e Urbanismo
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nível mínimo de estudos: Frequência do 1º, 2º, 3º ciclos em arquitetura, urbanismo, estudos urbanos, sociologia, geografia ciclo de estudos de uma licenciatura em arquitetura, sociologia, estudos urbanos ou áreas afins. Estudantes de diferentes áreas de estudo são bem-vindos esperando o seu interesse e empenho na discussão entre arquitetura, sociologia, estudos urbanos e habitacionais, e outras áreas afins. São esperadas competências de comunicação digital, orientação para o trabalho em equipa e participação ativa. Os estudantes devem trazer um computador portátil e uma câmara digital/smartphone para o curso.
Objetivos Gerais / Objectives
1. Conceber soluções para problemas concretos resultantes da crise habitacional em contexto metropolitano que ilustrem os efeitos de arrastamento - soluções concetualmente, contextualmente e metodologicamente fundamentadas. 2. Compreensão global: adquirir um conhecimento profundo das dinâmicas políticas, sociais e urbanas contemporâneas relacionadas com a problemática da habitação. 3. Conhecimento do desenvolvimento imobiliário: explorar o funcionamento do desenvolvimento imobiliário, incluindo os seus intervenientes, motivações e os critérios utilizados para avaliar e rentabilizar a habitação, desde considerações de localização até à assinatura arquitetónica. 4. Metodologias interdisciplinares: aplicar metodologias interdisciplinares para analisar estudos de caso. Isto inclui técnicas como mapeamento e levantamentos fotográficos para documentar o uso e a apropriação do espaço, capturar narrativas de experiências domésticas e criar mapas mentais para compreender os lugares.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O plano de estudos apoia eficazmente os objectivos da unidade através da sua conceção estruturada: O curso fornece módulos teóricos em sessões virtuais e físicas, oferecendo conhecimentos sobre questões de habitação e processos imobiliários. Isto garante que os alunos compreendem o seu impacto social e adquirem uma compreensão contextual da dinâmica do sector imobiliário. As componentes práticas, como apresentações e visitas ao local, permitem efetuar uma análise crítica dos modelos de habitação no âmbito de estudos de casos reais. Isto permite-lhes explorar os factores que contribuem para o sucesso da inovação na habitação. Ao integrar metodologias como o mapeamento, as narrativas e a análise crítica da utilização do espaço e das experiências domésticas, o curso prepara os alunos para investigarem as tendências de habitação emergentes. O trabalho de grupo colaborativo promove abordagens interdisciplinares e incentiva o envolvimento ativo , em conformidade com os objectivos do curso.
Avaliação / Assessment
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O curso utiliza vários métodos de ensino, incluindo palestras, debates, aprendizagem experimental através de visitas ao local e trabalho de grupo. Os estudantes participam na resolução de problemas, analisando modelos de habitação e factores que influenciam a inovação. A integração de abordagens interdisciplinares enriquece a compreensão das tendências emergentes no sector da habitação. Dando ênfase à participação ativa e ao pensamento crítico, o curso aplica conhecimentos teóricos a cenários do mundo real, reflectindo o seu foco na resolução de problemas. O curso incentiva o envolvimento ativo, a participação e a interação dos alunos ao longo do processo de aprendizagem.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino utilizadas no curso estão alinhadas com os resultados de aprendizagem pretendidos, assegurando a compreensão holística dos alunos e a aplicação prática do conteúdo do curso. Através de uma abordagem multifacetada que inclui aulas teóricas, debates, visitas a locais (envolvendo casos de estudo reais) e trabalhos de grupo, os alunos participam ativamente na resolução de problemas e na análise de modelos de habitação e factores de inovação. A componente teórica fornece a base fundamental para a compreensão do estado atual da arte relacionada com o tema do curso. Os alunos são expostos a situações reais que servem dois objectivos cruciais: em primeiro lugar, permitir-lhes implementar procedimentos metodológicos e ferramentas analíticas; em segundo lugar, inspirar mais investigação e exploração crítica das questões da habitação contemporânea. A componente experimental do curso oferece aos alunos uma oportunidade prática de aplicar os conhecimentos teóricos a cenários do mundo real, navegando pelas complexidades dos desafios da habitação contemporânea através do envolvimento com um estudo de caso real. Esta abordagem não só aprofunda a sua compreensão, como também oferece vários benefícios, incluindo a aplicação prática, a análise crítica e o desenvolvimento de competências de resolução de problemas. Além disso, o contacto com o município e as partes interessadas enriquece a experiência de aprendizagem, proporcionando aos alunos uma visão dos desafios práticos e das considerações envolvidas no desenvolvimento da habitação e na implementação de políticas. A interação com estes intervenientes-chave no terreno oferece aos estudantes uma compreensão das complexidades da governação urbana e da importância do envolvimento das partes interessadas na definição de políticas e projectos de habitação. A integração de abordagens interdisciplinares melhora ainda mais a compreensão dos alunos sobre as tendências emergentes no domínio da habitação, abordando diretamente os resultados da aprendizagem. Ao enfatizar a participação ativa e o pensamento crítico, o curso capacita os alunos a aplicar eficazmente os conhecimentos teóricos a cenários do mundo real, promovendo uma mentalidade de resolução de problemas essencial para enfrentar os desafios contemporâneos da habitação.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Wetzstein, S. 2017. ‘The global urban housing affordability crisis’. Urban studies 54 (14): 3159–77. https://doi.org/10.1177/0042098017711649.
Pozzi, G. (2020). If buildings Could talk: Makeshift urbanity on the outskirts of Lisbon. In Politics of Recuperation (pp. 75-99). Routledge.
Torreão Poente da Praça do Comércio, Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa; pp. 150-163
Pereira, S.M., (2018), Lisboa, Cidade Lazer-Investimento. Reconfigurações do Habitar, in Monteiro, J. S. E Nascimento, M. (coord.), Catálogo Exposição Futuros de Lisboa – Futures of Lisbon Museu de Lisboa
Antunes, G., & Seixas, J. (2020). Housing market access in the Lisbon metropolitan area: between the financial and the pandemic crises. Critical Housing Analysis, 7(2), 58-72.
Aalbers, M. B. (2020). Peripheries and precarity: Portugal, Lisbon and Europe. In Financialisation in the European Periphery (pp. 273-277). Routledge.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Marques, T., Saraiva, M., Matos, F., Maia, C., Ribeiro, D., Ferreira, M. and Van Heerden, S., (2022), Property investment and housing affordability in Lisbon and Porto, EUR 30993 EN, Publications Office of the European Union, Luxembourg, 2022
Lopes, S. S., & Marat-Mendes, T. (2023). Access to social housing in Lisbon Metropolitan Area: Recent housing programmes within the scope of housing policies and basic laws.
Gurran, N., Maalsen, S., & Shrestha, P. (2022). Is ‘informal’housing an affordability solution for expensive cities? Evidence from Sydney, Australia. International Journal of Housing Policy, 22(1), 10-33
Data da última atualização / Last Update Date
2024-11-05