Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Sistemas de Informação
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
--
Objetivos Gerais / Objectives
O principal objectivo é dotar os alunos de conhecimentos sólidos sobre matérias nucleares na área das bases de dados ditas convencionais (sistemas de bases de dados suportados por modelos relacionais), nomeadamente: desenho de esquemas relacionais e interrogações suportadas pela linguagem S.Q.L
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
"Desenvolver mecanismos de Abstracção; Desenvolver estruturação de informação; Aprofundar capacidade de formular interrogações relacionais."
Conteúdos Programáticos / Syllabus
"I - Introdução aos Sistemas de Gestão de Bases de Dados. Desenho de esquemas relacionais II Modelo relacional; II.2.1 Relações e chaves primárias II.2.2 Chaves estrangeiras e regras de integridade II.2.3 Optimizações e índices II.3 Transposição de um modelo Orientado a Objectos para um modelo relacional; III Linguagem S.Q.L III.1 Querys Simples; III.2 Funções de Agregação; III.3 SubQuerys; III.4 Triggers e Stored Procedures; IV Acesso a Bases de Dados através de JAVA"
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os mecanismos de abstracção são exaustivamente exercitados com a própria modelação de dados. Utiliza-se o o modelo relacional como forma de estruturação de informação e a linguagem SQL, suportada pela teoria dos conjuntos, permite o treino em interrogação avançadas estruturadas.
Avaliação / Assessment
"A nota é calculada por uma sucessão de 3 projetos práticos individuais de modo a avaliar a progressão do aluno ao longo do curso. A nota final resulta da média das notas quantitativas de cada trabalho."
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
"Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA1: Ilustrativas, para exemplificação dos conceitos teóricos em contextos reais e com a intervenção de professores. MEA2: Argumentativas, com apresentação e discussão dos trabalhos. MEA3. Participativas e Ativas, com realização prática de tarefas e trabalho de projeto. MEA4. Experimentais, com desenvolvimento e exploração de soluções de software. MEA5. Autoestudo, com trabalho autónomo por parte do aluno."
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
"A transmissão de matéria através da discussão de exercícios com os alunos durante a aula, permite que o docente confronte os alunos com cenários alternativos de estruturação. Este tipo de abordagem potencia o treino de mecanismos de abstracção. O recurso a aulas de laboratório permite um treino exaustivo na utilização das ferramentas computacionais."
Observações / Observations
--
Bibliografia Principal / Main Bibliography
"Gouveia, Feliz Fundamentos de Base de Dados"" FCA Editora de Informática, 2014 Damas, L. SQL - Structured Query Language "" FCA Editora de Informática, 2005; http://plsql-tutorial.com/"
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Date, C.J. "An introduction to Database Systems" Addison-Wesley Publishing Company, sexta edição, 1995 (I.2, I.3, I.4, II)
Data da última atualização / Last Update Date
2024-12-04