Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04771
Acrónimo :
04771
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
--

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
54.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sistemas de Informação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


--

Objetivos Gerais / Objectives


O principal objectivo é dotar os alunos de conhecimentos sólidos sobre matérias nucleares na área das bases de dados ditas convencionais (sistemas de bases de dados suportados por modelos relacionais), nomeadamente: desenho de esquemas relacionais e interrogações suportadas pela linguagem S.Q.L

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


"Desenvolver mecanismos de Abstracção; Desenvolver estruturação de informação; Aprofundar capacidade de formular interrogações relacionais."

Conteúdos Programáticos / Syllabus


"I - Introdução aos Sistemas de Gestão de Bases de Dados. Desenho de esquemas relacionais II Modelo relacional; II.2.1 Relações e chaves primárias II.2.2 Chaves estrangeiras e regras de integridade II.2.3 Optimizações e índices II.3 Transposição de um modelo Orientado a Objectos para um modelo relacional; III Linguagem S.Q.L III.1 Querys Simples; III.2 Funções de Agregação; III.3 SubQuerys; III.4 Triggers e Stored Procedures; IV Acesso a Bases de Dados através de JAVA"

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os mecanismos de abstracção são exaustivamente exercitados com a própria modelação de dados. Utiliza-se o o modelo relacional como forma de estruturação de informação e a linguagem SQL, suportada pela teoria dos conjuntos, permite o treino em interrogação avançadas estruturadas.

Avaliação / Assessment


"A nota é calculada por uma sucessão de 3 projetos práticos individuais de modo a avaliar a progressão do aluno ao longo do curso. A nota final resulta da média das notas quantitativas de cada trabalho."

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


"Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA1: Ilustrativas, para exemplificação dos conceitos teóricos em contextos reais e com a intervenção de professores. MEA2: Argumentativas, com apresentação e discussão dos trabalhos. MEA3. Participativas e Ativas, com realização prática de tarefas e trabalho de projeto. MEA4. Experimentais, com desenvolvimento e exploração de soluções de software. MEA5. Autoestudo, com trabalho autónomo por parte do aluno."

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


"A transmissão de matéria através da discussão de exercícios com os alunos durante a aula, permite que o docente confronte os alunos com cenários alternativos de estruturação. Este tipo de abordagem potencia o treino de mecanismos de abstracção. O recurso a aulas de laboratório permite um treino exaustivo na utilização das ferramentas computacionais."

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


"Gouveia, Feliz Fundamentos de Base de Dados"" FCA Editora de Informática, 2014 Damas, L. SQL - Structured Query Language "" FCA Editora de Informática, 2005; http://plsql-tutorial.com/"

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Date, C.J. "An introduction to Database Systems" Addison-Wesley Publishing Company, sexta edição, 1995 (I.2, I.3, I.4, II)

Data da última atualização / Last Update Date


2024-12-04